Com dicas práticas e soluções de fácil implementação, restaure a tranquilidade nas suas viagens. Aprenda a eliminar os ruídos irritantes no seu carro.
Por vezes, o ruído ou som que ouvimos não quer dizer imediatamente que temos um problema grave no carro. No entanto, quando o ruído ou som persiste torna-se chato e, consequentemente, temos uma condução que nos distrai facilmente e que é bastante desagradável.
Muitas vezes, estes sons ou ruídos são irritantes e mesmo assim nem sabemos de onde ele vem. Existe uma grande variedade de elementos que podem estar a provocar esses barulhos incomodativos e, neste artigo, vamos tentar ajudá-lo a descobrir e a eliminar alguns desses sons chatos.
Existem múltiplos fatores que podem ser a origem destes sons irritantes e incomodativos, mas como é de esperar alguns destes sons podem ter solução. Já outros não e é recomendável ir verificar com o seu mecânico a origem desses sons e como eliminá-los.
Normalmente, existem dois cenários possíveis para estes ruídos chatos: os internos, como ruídos no habitáculo do carro, e os ruídos externos, como por exemplo ruídos vindos do motor. Se fizermos este despiste, torna-se então mais fácil de agir e verificar a origem do som. Saiba identificar como soam e o que significam os ruídos mais comuns nos carros, sons internos e externos. Basta acompanhar-nos na leitura deste artigo.
Como eliminar os ruídos irritantes no seu carro
Diferentes ruídos internos
Todos os ruídos que surgem no habitáculo do carro são os mais comuns e os que mais irritam e chateiam o condutor.
Portas
Examine as portas do seu veículo. Mesmo que estas possam estar a fechar de uma forma correta, se o barulho persistir, verifique se tem algum dano nas dobradiças das portas do seu carro. A solução óbvia, caso sejam as dobradiças, passa por trocar esta peça.
Fios ou cabos soltos
Se ouvir algum barulho vindo do tablier, o mais provável é ser algum fio ou cabo solto que bate nalguma superfície mais dura e produz um som chato e repetitivo. A solução mais célere é colocar fita-cola ou espuma de borracha de forma a prender novamente o cabo ou o fio e, assim, evitar o ruído.
Assentos maçadores
Os assentos maçadores são aqueles assentos que rangem, guincham e chiam, independentemente do peso da pessoa que se está a sentar. O motivo destes assentos maçadores chiarem passa muitas vezes por terem peças mais “perras”. A solução mais célere é passar um pouco de óleo.
Sistema de som diferente
Se identificar que nos painéis das portas surgem barulhos quando o áudio toca sons mais graves, pode ser sinal que tem os altifalantes mal fixados. Pode ser necessário substituir os forros das portas de espuma e fixá-los corretamente.
Pedais
Quando os pedais rangem, especialmente quando se desengata a embraiagem, significa que as juntas dos pedais estão secas. Frequentemente, essa é a causa. No entanto, se as lubrificar com um spray específico para o efeito, o problema será solucionado.
Caixa de velocidades
Se ouvir um som ou zumbido sempre que muda de velocidade, acontecendo constantemente, poderá significar que é necessário trocar o óleo da caixa de velocidades. O mesmo pode acontecer com os pedais. Tal é considerado um ruído parasita no motor.
Diferentes ruídos externos
Quando o silêncio a bordo do carro é perturbado por ruídos externos, o mais comum é estarem ligados a estas situações.
Ruídos na passagem de curvas
Há barulhos que se tornam mais percetíveis nas curvas. Quando tal acontece, pode ser referente a defeitos de rolamento da roda. Se o barulho surgir numa curva para a direita, o rolamento da roda esquerda está provavelmente afetado. O inverso também acontece. Para solucionar este problema, será necessário recorrer a um mecânico.
Vibração em contexto de alta velocidade
Se sente vibração no volante quando acelera, tal pode dever-se à entrada em funcionamento do ESP (que significa controlo de estabilidade de trajetória em português). É bastante comum eliminar ruídos parasitas deste género, bastando corrigir este componente.
Eixos das rodas
Sentem-se mais em curvas, especialmente nas que são mais pronunciadas. Quando tal acontece, pode dever-se a danos no eixo de transmissão das rodas. Por isso, terá de descolar-se a uma oficina para serem substituídos.
Travões “barulhentos”
Estes barulhos vindos dos travões são bastante comuns. Quando tal acontece, pode significar que as pastilhas do travão se encontram gastas e o suporte das pastilhas do travão se apresentam a “esfregar” o disco. Neste caso, as pastilhas de travão devem ser substituídas no imediato. Ocasionalmente, também poderá ser necessário substituir o disco de travão.
Escape
Ouvirá um som de chocalho, quando apresenta um tubo de escape solto. Devido ao som, aparenta ser um problema muito sério pelo ruído. No entanto, a solução é simples. Certifique-se de que todos os ganchos ou suportes de borracha se encontram no devido lugar.
Correias
É comum o alternador e a correia da bomba de água apresentarem um ruído estridente, quando se encontram sob tensão. Deve procurar o mecânico imediatamente, se o ruído apresentado vier da correia de transmissão, pois pode originar sérios danos ao motor.
Escovas limpa para-brisas incomodativas
Apesar de poder ser bastante incomodativo lidar com o constante ranger das escovas limpa para-brisas, trata-se de um problema simples de resolver. Substituir essas escovas por umas novas irá eliminar os ruídos.
Estes são ruídos comuns. Se surgir no seu carro um som estranho e mais constante, deve dirigir-se à oficina para o mecânico apresentar a melhor solução para o problema. Essa decisão é importante, porque o investimento no imediato poderá permitir uma poupança significativa ao impedir que haja gastos mais significativos a médio/curto prazo.