Vêm aí dias de chuva e com ela vem o barulho das escovas que ninguém gosta. Mantenha o seu para-brisas limpo e livre de barulhos indesejados. Nos dias de chuva, torna-se ainda mais aborrecido ter de levantar cedo da cama para ir trabalhar. Uma das grandes frustrações que se pode ter é uma avaria no carro. Por vezes, não é necessário um problema que impeça a circulação, basta que o limpa-vidros avarie ou faça barulho.
O stress matinal já nos deixa desorientados. Quando se tem de lidar com um limpa-vidros barulhento nas viagens, pode estragar-se uma manhã. Contudo, não é necessário perder a cabeça. Reunimos um conjunto de truques que permitem reduzir o ruído do limpa-vidros no interior do carro. Desta forma, poderá viver dias de chuva mais calmos…
Aprenda a evitar o barulho das escovas no para-brisas do carro
Ter o limpa-vidros sem fazer barulho permite-lhe ter um dia mais tranquilo. Este ruído é dos mais incomodativos que se pode ter numa viagem que se pretende ser segura. É essencial evitar qualquer tipo de distração numa viagem.
Quando se vai ao volante do carro, pretende-se impedir que haja qualquer elemento que possa comprometer a sua segurança. No entanto, um barulho nas escovas do limpa para-brisas, quando constante, tende a ser bastante incomodativo e mais irritante do que se pensa.
Reunimos um conjunto de dicas que permitem controlar e impedir que o barulho do limpa-vidros surja. Pelo bem da sua saúde mental e do seu sistema nervoso, poupe os seus ouvidos a esse som…
Primeiro passo: faça a limpeza das escovas
Fazer a limpeza do para-brisas e das escovas regularmente é o primeiro passo. Deve fazer por remover a sujidade que se acumula nas extremidades. Use uma folha de papel de jornal ou uma toalha enriquecida com água morna e um pouco de sabão. Posteriormente, deve esfregar até a sujidade sair. Tenha o cuidado de levantar as escovas para não ficarem em contacto com o vidro.
No momento da limpeza, deve certificar-se que limpa a dobradiça e o braço articulado da escova, porque a sujidade pode acumular-se por lá. O problema é que se deixar os detritos nesses locais favorece o seu respetivo endurecimento e, dessa forma, irá contribuir para o indesejado barulho no limpa-vidros.
Deve usar uma toalha, quando a sujidade for extrema (também pode usar várias camadas de papel de jornal), repetindo as passagens para assegurar a limpeza rigorosa. Em determinados modelos, quando as escovas se encontram levantadas, não ficam seguras.
Neste caso, deve limpar uma de cada vez, uma na vertical, segurando-a bem, passando depois para a outra. Se o barulho das escovas do limpa-vidros ocorrer enquanto está a conduzir, prepare-se com antecedência: faça por viajar sempre com toalhitas de limpeza de vidros, preferencialmente com álcool. Desta forma, quando não tem produtos de limpeza consigo, em caso de emergência, opte por parar o veículo. Em seguida, pode limpar as escovas, pondo um fim ao barulho indesejado.
Segundo passo: faça a lavagem do para-brisas
No momento de limpar o para-brisas, deve escolher um produto sem amoníaco apropriado para o efeito. Deve fazer questão de cobrir o vidro do para-brisas com uma quantidade generosa do produto. Posteriormente, com um pano de microfibra, esfregue o produto fazendo movimentos na vertical.
Os especialistas recomendam que os produtos de limpeza dos vidros do carro não devem conter amoníaco, porque este tipo de produtos poderá danificar o vidro e degradar o plástico. Em alternativa, pode usar vinagre branco para limpar o para-brisas. Não pode é deixar que ele escorra para a fuselagem do carro.
Se o vidro do para-brisas se apresentar muito sujo, então deve usar bicarbonato de sódio. Use um pano humedecido para espalhar uma boa quantidade do produto e esfregue bem, com movimentos verticais.
Terceiro passo: troque as escovas, sempre que necessário
A substituição periódica das escovas revela-se outra solução para evitar o barulho do limpa-vidros. Esta substituição deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Preferencialmente, a troca deve ser feita, antes do inverno.
Se perceber que as escovas limpa para-brisas já se movem com dificuldade e fazem barulho, provavelmente é porque as suas escovas se encontram no final do seu ciclo de vida.
Tenha o cuidado de identificar se o ranger está a ser originado por algum defeito das escovas, se elas se encontrarem parcialmente deterioradas. Se for o caso, isso significa que é necessário fazer uma substituição.
Quarto passo: recarregue o compartimento do líquido de limpeza do para-brisas
As escovas podem começar a demonstrar sinais de bloqueio, de travagem ou ruídos irregulares. A falta de humidade no para-brisas tende a ser um problema mais comum, sendo essa uma razão mais do que suficiente para originar este barulho tão incomodativo.
Nestes casos, deve ter uma atenção redobrada às necessidades de reposição e/ou recarregamento do líquido de limpeza específico do para-brisas. O barulho irritante pode ser um problema que pode comprometer a visibilidade que se requer para uma condução segura.
Por isso, convém manter-se vigilante e utilizar um líquido específico para a limpeza do para-brisas para encher o depósito. Além disso, convém ter alguns cuidados especiais no momento de limpar as escovas e o próprio vidro para-brisas, porque o problema pode tornar-se maior sem essas boas práticas.
Aprenda a cuidar do seu carro como ninguém:
- Truques para acabar com a humidade no carro
- Aprenda a limpar o carro por dentro e por fora e deixe-o como novo
- Como desembaciar os vidros do carro rápida e eficazmente
Saiba quais são os cuidados especiais a ter
Em determinados casos, a limpeza do limpa-vidros pode ser mal feita. Quando tal acontece, a segurança na condução pode ficar comprometida. Eis alguns cuidados que deve ter para evitar que isso aconteça:
- Nunca coloque detergente no compartimento do líquido de limpeza do para-brisas, porque a espuma formada não irá ajudar a identificar a forma de evitar o barulho do limpa-vidros;
- Evite encerar o para-brisas, porque irá fazer com que a superfície fique mais escorregadia, o que tornará a sua visibilidade mais reduzida nos dias de chuva;
- Se vive em regiões onde neva, então os vidros tendem a ficar congelados. Nesses dias, nunca acione o limpa para-brisas. Além de ser um erro que pode partir algum componente dos braços, o forçar da assistência do motor que dá movimento irá, seguramente, desgastar as extremidades das escovas mais rapidamente, devido ao atrito com o gelo;
- Nos dias em que conduzir à chuva, deve tentar contornar as poças de água ou as zonas da estrada com terra, para impedir que a sujidade do chão salte para o vidro, porque, futuramente, pode originar o barulho das escovas.
Até se chegar ao “Primeiro passo…” é muita palha desnecessária. Confirmo que este primeiro passo funciona mesmo.