Aprenda a economizar tempo ao dessalgar bacalhau rapidamente. Métodos práticos garantem que tenha pratos saborosos sem a espera prolongada. O processo de dessalgar o bacalhau é uma etapa fundamental para tornar o produto comestível e saudável. Convém dominar técnicas que permitem um dessalgar eficiente do bacalhau. Não se pretende que ele fique salgado, mas também não se pretende que fique insípido. Aprenda o passo a passo para dessalgar o bacalhau de forma a poder preparar para a sua família um autêntico petisco.
Como dessalgar bacalhau rapidamente sem complicações
Apesar de não se encontrar bacalhau nas águas de Portugal, o bacalhau é um produto bastante apreciado pelos portugueses. Este ingrediente versátil é o nosso “fiel” amigo. O nosso povo dedicou-lhe 1001 receitas, algo que revela como este alimento é amado pelos portugueses.
O bacalhau encontra-se nas águas gélidas dos países nórdicos. Não se encontra nas nossas águas, mas nada melhor do que tê-lo num prato nacional… Este produto faz parte de algumas das receitas tradicionais portuguesas. Ele é tão especial que tem direito a protagonismo em quadras especiais, nomeadamente na Páscoa e no Natal.

Embora se possa comprar já o bacalhau, pronto a cozinhar, normalmente, o processo de dessalga do bacalhau seco salgado (inteiro ou em partes) é uma etapa essencial. Há alguns passos para dessalgar o bacalhau de forma rápida que todos deveriam conhecer.
Benefícios
Este alimento faz parte dos hábitos de consumo dos portugueses. O consumo do bacalhau é uma decisão compreensível. Trata-se de um alimento bastante saboroso. Além de ser bastante versátil e delicioso, é saudável.
O bacalhau origina diversos benefícios para a nossa saúde. Contém um teor de gordura relativamente baixo e apresenta uma boa quantidade de proteína (cerca de 23g para cada 100g de bacalhau).
No entanto, este alimento apresenta uma quantidade de sal bastante elevada. Para se tornar num alimento saudável, tem de passar por um processo de dessalgue adequado.

Breve lista de benefícios do bacalhau
O bacalhau é um grande aliado gerando os seguintes benefícios:
- Ele contém uma boa concentração de vitaminas (A, D e E);
- Apresenta uma boa concentração de ómega-3 e minerais, cálcio e fósforo;
- Previne doenças cardiovasculares;
- O bacalhau contém selénio e triptofano na sua composição;
- Ajuda no controlo do colesterol;
- Previne doenças autoimunes;
- Permite retardar o envelhecimento precoce;
- Contribui para o desenvolvimento e crescimento;
- Permite melhorar a imunidade;
- Ajuda no combate à ansiedade;
- Permite prevenir e combater a depressão.
Aprenda a dessalgar bacalhau rapidamente
Existem diversos passos a dar para dessalgar o bacalhau adequadamente:
– Em primeiro lugar, deve eliminar o excesso de sal. Passe o bacalhau por água corrente.
– Posteriormente, o bacalhau deve ser colocado numa bacia ainda macio e consistente.
– Em seguida, o bacalhau deve ficar imerso em água gelada.
– Depois, o processo de dessalgue deve ser feito no frigorífico.
Nota: Se o bacalhau ficar fora do frigorífico, irá exalar um cheiro forte. O bacalhau pode pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.
O tempo de dessalgue
O tempo do processo de dessalgue depende sempre do tamanho das postas:
- Deixe de molho entre 24 e 42 horas (o bacalhau deve ser colocado sempre com a pele virada para cima). Tenha em conta que o tempo ideal para trocar a água é a cada 6 horas.
- Se o bacalhau se apresentar em lascas grandes, deve ficar de molho durante 6 e 9 horas. Basta que se troque a água a cada 3 horas.
Importante: Tenha em conta que, quando o bacalhau se encontra em lascas, dessalga muito rápido. A rapidez dependerá do tamanho da lasca e da quantidade de água.
Uma dica a ter em conta para um dessalgue rápido: se o bacalhau foi dessalgado, no entanto, permanece algo salgado, deve proceder de forma a corrigir esse pormenor. Quando o bacalhau se encontra mais salgado do que o desejado, deve colocar o bacalhau de molho em leite fervente. Deixe no lume ao longo de 20 a 30 minutos.
Conheça mais truques e dicas sobre o bacalhau:
- Como cozer bacalhau na perfeição
- Guia para fazer deliciosas Pataniscas de Bacalhau
- Quanto tempo demora a cozer bacalhau?
As pessoas também perguntam
Como demolhar Paloco?
O paloco deve ser demolhado da seguinte forma: coloque-o num recipiente com água fria e, em seguida, leve-o ao frigorífico. Posteriormente, aguarde até ficar ao gosto pessoal do consumidor relativamente ao sal.
Normalmente, o processo de demolha leve cerca de 9 horas, mas dependerá do número de vezes que se muda a água e também se prefere o alimento com mais sal ou menos sal.
Qual a diferença entre o bacalhau e o Paloco?
A distinção entre o bacalhau legítimo e o paloco, um “primo” do Pacífico, é feita de diferentes formas, nomeadamente pelas barbatanas. No paloco, a barbatana da cauda tem uma auréola branca e as asas são mais claras. Além disso, trata-se de um exemplar muito mais pequeno. A confusão só ocorre nas migas embaladas.
Quais os petiscos mais populares de bacalhau?
Eis alguns dos pratos mais populares feitos com este ingrediente: Punheta de Bacalhau ou Espinheta, Iscas de bacalhau (pataniscas), Pastéis de Bacalhau, Bacalhau Cozido, Bacalhau Assado, Bacalhau à Brás, Bacalhau com natas, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Minhota, Bacalhau Espiritual, Bacalhau à Lagareiro, entre outros.
Paula Miranda, sou um apreciador de bacalhau (não tanto o escamudo ou paloco) e das várias “especialidades” que o bacalhau permite.
Nas suas referências, descreve “Iscas de bacalhau (pataniscas)”, isto é dois nomes para coisas iguais. Ora, permita-me corrigir, pois tal não é assim.
As “iscas de bacalhau” (em terras do sul também se chamam “iscas” aos bifes de fígado fritos) são constituidas por uma massa (farinha de trigo misturada com água e sal) que, colocada num recipiente com óleo fervente, origina uma “cama” onde se colocam 2 ou 3 tiras de bacalhau. Dobrando essa “cama de farinha” sobre o bacalhau, que fica no seu interior, deixa-se fritar até alourar e ganhar alguma consistência. Eis a “isca de bacalhau”.
As “pataniscas”, são produzidas com a mesma massa de farinha e são fritas do mesmo modo, mas… diferem no seguinte: na confecção da massa, junta-se salsa picada a gosto, mistura-se bem e leva-se ao óleo fervente (mais ou menos no tamanho da concha de uma colher de sopa) e, após fritura conveniente, já está!
As “iscas” podemj servir-se como “entretém”, antes da refeição, ou juntamente com uma boa arrozada húmida.
Espero ter contribuído positivamente sobre o assunto.
J. M. Lima
Mais um típico clickbate… O título da notícia é “Como dessalgar bacalhau rapidamente” depois de ler o artigo vejo o seguinte “Deixe de molho entre 24 e 42 horas”… É isto que chamam rapidamente?
Muito bem. Ia corrigir a autora do artigo (que por ter um curso de cozinha e gosto na arte é colunista), mas vi o seu comentário que aplaudo.
Sobre desalgar rapidamente , não foi apresentada nenhuma arte especial, ou surpreendente. Pois aqui vou deixar uma solução rápida para retirar o sal ao bacalhau
Se em postas, lavar o bacalgau com líquido da louça , deixando em água fria e no mesmo líquido 15 minutos após isso, voltar a lavar em várias águas até retirar completamente a espuma.
Quanto às pataniscas ( com salsa ) fritar em azeite, ficam mais saborosas.