Métodos essenciais e eficazes em como conservar queijo por mais tempo, garantindo a sua qualidade e excelência. O queijo é um alimento bastante apreciado pelos portugueses. Embora não seja adorado por todos, há quem não aprecie, o queijo é um alimento especial. Quem gosta tende a querer conhecer as diferentes variedades. Além disso, um bom apreciador, compra em quantidade para que possa saborear o queijo por vários dias.
O queijo vai perdendo propriedades à medida que os dias passam. Tem uma validade curta, ficando intragável num espaço reduzido de dias. No entanto, se houver alguns cuidados essenciais, é possível prolongar esse tempo útil do alimento. Se souber armazenar corretamente o queijo, ele irá apresentar maior durabilidade.
Reunimos um conjunto de truques simples e eficazes que impedem que o queijo se estrague rapidamente, apresentando-se em perfeitas condições por mais dias.
Como conservar queijo por mais tempo mantendo a sua qualidade
Há inúmeras formas de ceder à tentação. Pode ser no pão, em bolos ou bolachas, seja na companhia de algo doce, como geleia, marmelada ou mel. Contudo, comprar um queijo à espera que dure muitos dias pode revelar-se bastante frustrante, confirmando-se uma desilusão ao constatar a deterioração deste alimento.
A maioria dos queijos apresenta na embalagem uma data de validade que deve ser tida como referência. Acontece com este alimento como com outros produtos, portugueses e do estrangeiro.
Após comprar um queijo, o queijo não passa de totalmente comestível para totalmente estragado. Apesar dessa data de validade, não existe um dia específico em que o queijo se estraga. Este alimento está vivo e encontra-se em constante evolução. Mesmo quando é colocado no frigorífico, ele muda à medida que permanece no frio.
Ao comprar o queijo, pode colocá-lo no congelador. Isso irá evitar que ele se estrague. Se comprar um queijo inteiro, pode colocar logo metade a congelar. No entanto, para garantir que ele mantém as suas propriedades e caraterísticas (nomeadamente sabor, aroma e textura) convém realizar alguns passos.
Antes de levar o queijo ao congelador, primeiro, corte-o em pedaços mais pequenos. Em seguida, envolva bem o queijo em película aderente. Desta forma, está a garantir que o gelo não entre em contacto direto com o queijo. Posteriormente, pode descongelar o queijo. Dependendo do queijo, pode usar o produto para gratinar ou derreter.
Os melhores queijos para congelar são os queijos mais duros. Os queijos mais amanteigados têm mais água e não ficam tão bem quando são congelados. Tenha em conta que o limite máximo para conservar queijo (independentemente da variedade) no congelador é de 6 meses.
As melhores opções de queijo para congelar são: camembert, roquefort, mozarela, parmesão, brie, gorgonzola, cheddar e gruyere. No entanto, para a congelação ser bem feita, há que ter alguns cuidados.
Métodos para congelar queijo corretamente
Se quiser congelar queijo em pedaços, primeiro, deve cortar o queijo em porções menores, colocando em sacos distintos, assim apenas descongela o que precisa.
Se optar por congelar queijo em fatias, deve colocar uma folha de papel vegetal entre cada camada de queijo, para evitar que as fatias se agarrem.
Se desejar congelar queijo ralado, primeiro, rale os queijos. Em seguida, separe o queijo por sacos de congelação. Se for um queijo macio e difícil de ralar, deve colocar o queijo no congelador por 30 minutos, antes de proceder ao ralar do queijo.
Saiba como os congelar. Os queijos devem ser guardados em sacos de congelação hermeticamente fechados. Nesse momento, certifique-se de remover todo o ar dos sacos. Posteriormente, deve etiquetar a data em que o queijo foi colocado no congelador, para não ficar esquecido e para o seu consumo não ser depois dos 6 meses.
No momento de descongelar, tenha em conta que os queijos mais firmes podem ser descongelados à temperatura ambiente, enquanto os queijos mais macios devem ser descongelados no frigorífico.
Se quiser congelar vários tipos de queijo, não deve misturar. É importante congelar os diferentes tipos de queijo separadamente, porque os queijos têm caraterísticas distintas.
Armazenamento de queijos duros
Variedades de queijos:
- Parmigiano-Reggiano,
- Pecorino Romano,
- queijo cheddar,
- Grana Padano
- qualquer queijo envelhecido por um ano ou mais.
Os queijos duros apresentam menor humidade e, por isso, são os menos perecíveis. Estes queijos têm menor teor de água e maior teor de sal. A perda de humidade, quando exposto ao ar, é o maior problema de queijos duros. Por isso, embrulhe o queijo em película aderente ou papel vegetal para obter melhores resultados.
Tempo máximo de armazenamento no frigorífico dos queijos duros é sensivelmente: de 4 a 6 meses.
Armazenamento de queijos Semi-Duros ou Semi-Macios
Variedades de queijos:
- Porto Salut,
- Gruyère,
- Condado,
- Muenster,
- A maioria dos goudas.
É mais difícil de definir o tempo que este tipo de queijos pode permanecer no frigorífico. Por isso, antes de os voltar a guardar, é especialmente importante provar. Depois, envolva o queijo em película aderente e/ ou papel vegetal. Em seguida, coloque o queijo embalado no interior de um saco de congelação com zip e remova o ar.
O tempo máximo de armazenamento no frigorífico é sensivelmente: 2 a 3 semanas após a data de vencimento.
Aprenda a conservar outros alimentos:
- Aprenda a conservar vinho tinto ou branco depois de aberto
- Aprenda a conservar bananas para que durem muito mais tempo
- Como conservar café corretamente em casa. Tome nota!
Armazenamento de queijos macios
Variedades de queijos:
- Ricota,
- Burrata,
- Mozarela,
- Gorgonzola,
- Chevre,
- Brie,
- queijo Cottage.
Este tipo de queijo apresenta um teor de água mais elevado. Trata-se de um produto altamente perecível. Assim sendo, é importante seguir a data de validade para queijos frescos como ricota e queijo cottage.
Se constatar a presença de mofo no queijo macio, deite fora. Estes queijos podem ser armazenados de forma semelhante aos queijos semi-macios. Por isso, primeiro, embrulhe estes queijos em papel respirável e depois coloque-os em sacos de congelação.
Tempo máximo de armazenamento no frigorífico: 1 ou 2 semanas