Aprenda as dicas dos baristas sobre como conservar café para que não perca as suas propriedades que o tornam uma bebida tão desejada.
Se é um amante de café e só se satisfaz com o melhor café, certamente já se perguntou sobre qual a melhor maneira de armazenar café, de modo a garantir que ele conserva todo o seu sabor e aroma.
Para esclarecer este ponto, informamo-nos junto dos profissionais mais experientes nesta matéria, capazes de esclarecer todas as suas dúvidas e garantir que os seus grãos de café se mantêm frescos por mais tempo.
Não acredita? Então, continue a ler e tome nota das dicas que lhe trazemos.
Como conservar café em casa sem perder o aroma
O que é o café especial?
Designa-se como café especial o grão que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala da metodologia Cupping. Os cuppings são testes de qualidade realizados no Lab do Café Cultura, seguindo o padrão internacional da Specialty Coffee Association (SCA).
Para pertencer a esta categoria, na embalagem, deve conter a informação: 100% Arábica. Além disso, a torra do café deve ser média.
Quanto mais escuro e mais torrado for, menos imperfeições terá. Este aspeto será notório no sabor do café.
Leia também
- 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
- Aprenda a escolher os melhores grãos de café. Tome nota!
- 4 receitas de pudim de café que são autênticas delícias
3 dicas para guardar o café corretamente
Dica 1: como deve fazê-lo?
A melhor maneira de conservar o café é colocá-lo num recipiente hermético, que fique muito bem vedado, de modo a não permitir a entrada nem de ar, nem de humidade.
Este é, sem dúvida, um dos aspetos mais relevantes para conseguir armazenar o café de forma adequado e conseguir um café saboroso e com qualidade durante mais tempo.
Dica 2: onde deve fazê-lo?
Nunca deve colocar o café no frigorífico ou no congelador, pois nesses ambientes frios, o café vai perder qualidade, porque vai “transpirar” fruto desse ar húmido. Portanto, deve sempre manter o café num local seco e escuro.
Dica 3: quanto café deve guardar?
Para garantir que a qualidade do café está assegurada, deve apenas comprar a quantidade de café necessária para uma semana e ir repondo os níveis de café semanalmente, de maneira a ter sempre café fresco.
O ideal é comprar sempre pouca quantidade de café e, idealmente, moer o grão um pouco antes de passar o café. Assim, consegue um café pleno de sabor, idêntico ao que tomaria numa qualquer cafetaria.
E será que devo reaquecer um café que já foi feito?
Esta não é uma boa prática, pois o café perde muito rapidamente a sua qualidade e sabor. Claro que numa emergência pode sempre colocar o café já feito no fogão no microondas e voltar a aquecê-lo.
Contudo, o ideal é nunca fazer café a mais e preparar apenas aquilo de que vai precisar, nem que seja apenas uma chávena para si.
Para evitar as sobras, neste caso, pode usar 10 mg de café para 150ml de água. Quem prefere um café mais intenso, pode sempre incluir mais café na preparação.
Assim, vai ter sempre um café fresco à disposição, sem desperdício, ou seja, sem sobras que, reaquecidas, não têm de todo o mesmo sabor, nem qualidade.
Agora que já sabe como deve armazenar e conservar o seu café, já não há razão para cometer erros e comprometer a qualidade dos seus grãos.
O café é um produto sensível e que, por isso, exige alguns cuidados essenciais, de modo a prevenir que ele fique mofado e o seu sabor e aroma fiquem comprometidos.
Portanto, siga as nossas dicas, ou seja, selecione bem o recipiente onde vai guardar o café, o local onde o vai colocar e também modere na quantidade comprada, já que muito café não preserva as suas qualidades e propriedades durante muito tempo.
NCultura
Se leu “Como conservar café em casa sem perder o aroma” e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Gostei das dicas sobre café, obrigado
Muita gente, inclusive profissionais já colocam em prática o congelamento do café para consumo mais tardio. E é comprovado que se feito da maneira correta não se perde características sensoriais.