Tenha em atenção quando faz as suas limpezas diárias! Há coisas que se esquece de limpar e que lhe podem vir a dar problemas no futuro. A limpeza da casa é fundamental para que a habitação apresente um ambiente saudável e agradável. Por muito importante que seja ser-se muito cuidadoso no momento de realizar as limpezas, muitos itens são esquecidos no momento de realizar essas tarefas de limpeza.
Há diversas razões para essas coisas passarem despercebidas. Raramente nos lembramos de limpar estes objetos. Contudo, eles não devem ser ignorados. Para impedir que isso aconteça na sua casa, iremos partilhar consigo uma checklist de limpeza com coisas que são quase sempre negligenciadas no momento da limpeza doméstica.
7 coisas que se esquece de limpar e que podem causar problemas
Mesmo as pessoas que se definem como meticulosas e rigorosas deixam escapar alguns itens, estejam ou não escondidos. Nas limpezas de casa, há coisas habitualmente esquecidas, acumulando sujidades e germes pela ausência de higienização.
Por isso, para o bem da sua saúde e dos seus familiares, não ignore este artigo. Tenha em atenção esta lista que preparamos para si….
1 – Comandos da TV e telefone
Quantas vezes já fez uma limpeza geral à casa e percebeu que o comando da televisão ou o telefone ficou por limpar? É uma falha comum. Todos somos humanos. Por esquecimento, os comandos da TV e os telefones são dos itens que se tende a deixar por limpar. Contudo, se não os limparmos com a devida regularidade, eles revelam sujidades. Além do pó, acumulam bactérias e germes. Por isso, da próxima vez, não se esqueça!
2 – Por dentro dos caixotes do lixo
Todas as pessoas estão habituadas a retirar os sacos de plástico cheios de lixo. No entanto, poucos se lembram de realizar uma limpeza ao caixote, antes de colocar outro saco. Contudo, como se trata de uma coisa que facilmente acumula sujidades, germes e bactérias, é fundamental lavar e limpar com frequência para eliminar esses elementos perigosos para a nossa saúde.
O procedimento é muito simples. Só necessita de usar água quente e um desinfetante (use lixívia, por exemplo) para ter um caixote desinfetado.
3 – Máquinas de lavar roupa e louça
Estes eletrodomésticos são frequentemente esquecidos no momento de limpar a cozinha. Eles raramente recebem a mesma atenção que outros eletrodomésticos. Não têm uma limpeza com a mesma assiduidade. Por isso, tendem a acumular sujidades, germes e bactérias, tornando natural os odores.
- Para lavar a máquina de lavar roupa, somente tem de colocar na gaveta cerca de 1/4 de chávena de bicarbonato de sódio do detergente e adicionar 2 chávenas de vinagre no tambor. Finalmente, deve correr um programa de lavagem. Simples e eficaz, não é verdade?
- No caso da máquina de lavar louça, deve primeiro esfregar o interior com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Posteriormente, deve correr um programa de lavagem para permitir que a máquina fique limpa e brilhante.
4 – Por baixo dos móveis e eletrodomésticos da cozinha
O momento de arrastar móveis e eletrodomésticos faz parte das limpezas, mas a preguiça faz com que muitas pessoas só o façam ocasionalmente. Normalmente, adia-se para o momento de realizar uma limpeza mais profunda. Contudo, este momento deve ser feito uma vez por mês, no mínimo. Há móveis e eletrodomésticos da cozinha que acumulam sujidades com uma facilidade tremenda, tais como o frigorífico ou o fogão que são usados regularmente.
5 – O interior do sofá
Apesar de ser habitual limpar a superfície do sofá, apresentando-se imaculado, por fora. Normalmente, ele esconde muitas sujidades. Por exemplo, por baixo das almofadas raramente fica limpo, porque as pessoas tendem a esquecer essa parte.
No entanto, com o passar das semanas, acumulam-se migalhas e outras sujidades. Bolachas, batatas fritas, pão, pipocas são alguns dos alimentos que muitos levam para o sofá. As migalhas acumulam-se depois no interior do seu sofá. Se quer que o móvel fique impecável, não se pode esquecer de limpar o interior do sofá!
Aprenda a limpar a sua casa:
- Como limpar a casa de banho de forma rápida e eficaz
- 11 métodos para limpar e arrumar a casa rapidamente
- Truques para limpar o pó e deixar a casa impecável
6 – Suporte de escovas de dentes
O suporte das escovas de dentes é outro elemento que é frequentemente negligenciado no momento das limpezas. Normalmente, muitos são fechados dificultando o acesso à sujidade que se acumula no seu interior.
Contudo, deve fazer-se uma limpeza em profundidade nestes elementos e nas escovas de dentes. Faça-o semanalmente. É fundamental, porque a casa de banho é uma divisão que apresenta as condições perfeitas para a proliferação de bactérias.
Estes seres ficam acumulados no suporte e nas escovas. Por isso, é fundamental assegurar a sua limpeza. Para eliminar germes e bactérias, deve também usar água quente ou elixir bocal.
7 – Puxadores das portas e interruptores
Estamos constantemente a tocar nestes itens. No entanto, são das coisas em que raramente se faz a devida higienização. Por isso, nos puxadores das portas e nos interruptores, há muita sujidade, germes e bactérias.
Para não servir de táxi destes seres, faça uma limpeza rigorosa nestes elementos da casa. Se não, estará sempre a transportá-los de uma divisão para outra.