Devemos aprender uma palavra por dia, pois há mais de 306.949 palavras portuguesas… «Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor.
O maior dicionário de português contém 306.949 palavras! A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) representa a melhor fonte para avaliarmos a quantidade de palavras existente na língua portuguesa. Contudo, há outros dicionários de português que, sendo diferentes, são complementares, pois contêm palavras que não aparecem neste ou noutros.
Tal como este dicionário – 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) – tem muitas que não aparecem noutros dicionários da língua portuguesa. Logo, há mais de 306.949 palavras portuguesas pois, para lá do termos presentes noutros dicionários, há palavras novas que surgem e que só são integradas nos dicionários, posteriormente.
Existindo tantas palavras, delas apenas 1500 fazem parte do nosso vocabulário ativo (número em média, tendo em conta um nível médio de instrução), pelo menos é essa a tese dos especialistas. Mas, com trabalho diário, é possível alargar esse número. A aprendizagem de uma palavra por dia ajuda nesse efeito. Serão 30 num mês e 365 no espaço de um ano! Um número maravilhoso!
Leia também: 16 erros de português que arruínam a sua credibilidade
Neste artigo estão presentes 10 palavras e os seus significados. Contudo, não basta ler o significado dos conceitos para os integrar no vocabulário ativo. É necessário aplicar frequentemente as palavras aprendidas.
«Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor
Penúria
Termo que vem do latim penurĭa-, com o mesmo significado. Penúria é nome feminino que significa pobreza extrema; miséria; indigência. É escassez.
Sumptuosidade
Termo que vem do latim sumptuositāte-, com o mesmo significado. Sumptuosidade é nome feminino que significa qualidade do que é sumptuoso. É magnificência, luxo, grande aparato, pompa.
Apaziguar
Termo que vem de a-+paziguar. Apaziguar é verbo transitivo e pronominal que significa pôr(-se) em paz; aquietar(-se); pacificar(-se). É também pôr(-se) de acordo; conciliar(-se); harmonizar(-se).
Enxurrada
Termo que vem de “enxurro”+”-ada”. Enxurrada é nome feminino que significa torrente de água formada pela chuva. É ainda corrente de águas sujas ou de esgotos. No sentido figurado, pode significar também grande quantidade.
Imprudente
Termo que vem do latim imprudente-, com o mesmo significado. Imprudente é adjetivo de 2 géneros que significa alguém que revela falta de ponderação e de cuidado. Tem ainda como significado alguém que não considera as possíveis consequências desagradáveis dos seus atos antes de agir; uma pessoa que faz um ato irrefletido; um indivíduo que é precipitado; alguém leviano. É ainda nome de 2 géneros com o significado de pessoa que age antes de pensar nas possíveis consequências.
Improcedente
Termo que vem de “in-”+”procedente”. Improcedente é adjetivo de 2 géneros. Significa que não é procedente. É o que não se justifica. É ainda o que não se verifica. É incoerente; ilógico, inconsequente, injusto.
Sedição
Termo que vem do latim seditiōne-, com o mesmo significado. Sedição é nome feminino que significa levantamento popular; motim; rebelião.
Leia também: 17 palavras parecidas mas com significados distintos
Choné
Termo que é adjetivo de 2 géneros e significa no sentido coloquial “que perdeu o juízo”; Choné é alguém tolo.
Abundância
Termo que vem do latim abundantĭa-, com o mesmo significado. Abundância é nome feminino que significa quantidade maior do que a necessária; fartura; abastança. Significa também opulência; luxo. Significa grande quantidade. Em sentido figurado, significa excesso.
Inovador
Termo que vem do latim tardio innovatōre-, com o mesmo significado. Inovador é adjetivo, nome masculino. Significa que ou aquele que inova. É forma do verbo inovar. Termo que vem do latim innovāre, «renovar». É verbo transitivo que significa tornar novo. É introduzir inovações em (governo, artes, etc.). É ainda inventar; criar.
EU gosto muito, é divertido e educativo.
São palavras banais. Este artigo é dirigido a crianças?