Fique a conhecer Cevide, uma localidade histórica que tem a curiosidade de ser o ponto mais a norte do país. Não há nada mais a norte!
Portugal é uma nação especial, pois conjuga uma Natureza de uma beleza colossal a uma história a todos os títulos notáveis.
Além de sermos um dos povos mais fascinantes, com momentos históricos muito mais ricos que outras nações mais famosas, somos um dos países mais antigos da Europa, existindo uma vasta série de curiosidades que merece ser mais conhecida pelos portugueses. Por exemplo, qual o ponto mais a norte da nossa nação?
Cevide, a aldeia onde começa Portugal!
Localização
Cevide é a localidade mais setentrional do país. O termo setentrional vem do latim septentrionāle. Setentrional é um adjetivo de 2 géneros que significa de setentrião. Setentrional significa que vem do lado norte, situado no Norte ou que é natural do Norte.
Ora, Cevide é o ponto mais a Norte de Portugal. Encontra-se no distrito de Viana do Castelo e sub-região do Minho-Lima, mais precisamente na freguesia de Cristoval, no concelho de Melgaço.
Situada entre as margens do rio Minho e do rio Trancoso (ou Barxas), Cevide é a aldeia que acolhe o marco da fronteira nº 1 com Espanha. Faz fronteira com Espanha, nomeadamente com os municípios de Crecente, na província de Pontevedra, e de Padrenda, na província de Ourense.
Características
No concelho de Melgaço, está situada a aldeia de Cevide, que devia ter um lugar especial para os portugueses. Esta aldeia, que tem o Rio Trancoso junto a si, encontra-se habitada por menos de meia dúzia de pessoas.
Esta é uma aldeia peculiar e singular. Ela tem a Galiza como vizinha. Não sendo procurada para turismo, tem bom potencial para ser trabalhada nesse sentido. Apesar de ser uma localidade que não integra os roteiros turísticos, ela tem um significado especial, pois representa o início de Portugal.
Além dessa curiosidade, revela-se um lugar de repouso espetacular!…
Vídeo de: Porto Canal Altominho
Pontos de interesse
Beleza natural em Cevide
A caminhada por Cevide é feita num contexto encantador. Há beleza que torna o tempo investido num investimento com retorno. Fazer um mergulho numa praia oferecida pelas vontades da Natureza revela-se uma experiência maravilhosa.
A capela de Cevide
As edificações em Cevide são escassas, pois a aldeia encontra-se preenchida por uma imensidão de árvores e por alguns terrenos que se encontram cultivados.
A capela de Cevide é dedicada a Santo António. Apesar do ano indicado no exterior da Capela indicar 1937, a origem desta capela remonta ao século XVIII (no mínimo). O ano de 1937 corresponde ao momento em que a Capela foi reconstruída.
A capela revela simplicidade. No seu interior, destaca-se o altar em madeira, surgindo este pintado de tons claros e com alguns belos ornamentos dourados.
Marco de Fronteira nº 1
Deve-se estacionar na zona indicada para o efeito. Posteriormente, siga a placa com a indicação. Será guiado por uma “caneja”, um caminho estreito que no passado foi usado para se chegar ao Porto de Bregote, onde era possível fazer a travessia do rio Minho, entre os dois lados da fronteira.
Esta travessia não só foi usada pela população em geral, como chegou a ser uma das rotas locais de contrabando. Ao chegar a Cevide, há uma placa que indica que estamos perto do lugar mais a norte de Portugal. Um marco de fronteira é um marco físico robusto que permite que seja identificado o limite de uma linha de fronteira terrestre que pode ainda indicar a mudança na direção dessa linha limítrofe.
Normalmente, estes marcos são feitos de pedra ou betão, sendo estrategicamente colocados em pontos notórios ou especialmente visíveis no terreno. É frequente ver nesse tipo de marcos informação inscrita que permite a identificação dos territórios de cada lado, surgindo frequentemente uma data de colocação.
O marco nº 1 de Portugal representa o primeiro espaço onde está o território no qual é ouvida a língua de Camões. A pedra presente no local possui um cariz histórico relevante.
Onde ficar
Parque de Campismo e Caravanismo Termas de Melgaço (Camping Melgaço)
Morada: Peso- Paderne, 4960 – 207 Melgaço
Contactos: [email protected] / +351 251 418 218
Hotel Rural Reguengo de Melgaço
Morada: Peso – Paderne- 4960 – 267 Melgaço
Contactos: [email protected] / +351 938 044 051
Onde comer
Restaurante MiraCastro
Morada: Vila – União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro. 4960-061 Melgaço
Contactos: [email protected]/ +351 251 460 020
O Restaurante Casa Real
Morada: Rua 1º de Maio- União das Freguesias de Vila e Roussas, 4960 – 518 Melgaço
Contactos: [email protected] / +351 251 402 435
Localização
Localização GPS: 42.15273, -8.19735.
Leia também:
- Descubra 10 das aldeias mais bonitas de Portugal
- Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
- Serra da Estrela: a incrível Casa da Fraga
NCultura
Gostou do nosso artigo? Então deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…