Já alguma vez foi ao Parque Natural do Alvão? Existe um trilho que vai proporcionar, a todos os amantes da Natureza, momentos inesquecíveis. Pelo PR3 há muito para ver, inclusive a cascata das Fisgas do Ermelo. Fique connosco e descubra mais sobre esta zona!
O percurso pode ser exigente, mas revela-se merecedor das energias investidas. Conhecer o Parque do Alvão, a sua Serra e as Fisgas de Ermelo implica realizar um percurso complicado, mas que se revela uma experiência inolvidável. Ao longo da aventura, são vários os pontos que lhe roubarão o fôlego. Fique a conhecer melhor o percurso via PR3.
Cascata das Fisgas do Ermelo e PN Alvão (mapa do trilho PR3)
As Fisgas do Ermelo
Esta é uma das maiores quedas de água na Europa, apresentando quase 200 metros de altura e 400 metros de comprimento. As cascatas dos Alpes e outras a norte, mais precisamente na Escandinávia, são as únicas que podem ser comparadas à cascata da Serra do Alvão.
As Fisgas de Ermelo revelam-se um ponto turístico de valor incalculável, atraindo anualmente dezenas de milhares de visitantes. A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo fazem despertar o desejo de regressar, pois visitar lagoas naturais, de águas puras e cristalinas, revela-se uma experiência incrível. Todos adoram as “piocas”, como costumam ser denominadas estas lagoas que convidam a banhos refrescantes.
O Parque Natural do Alvão
Presente na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, o Parque Natural do Alvão distribui-se entre os concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real. Este parque foi criado em 1983, tendo sido a cascata a razão principal que levou à sua criação. Junto ao Marão, a serra apresenta uma área de grande interesse paisagístico e geológico.
O acesso à Cascata de Fisgas do Ermelo pode ser realizado pelas estradas florestais que fazem a ligação de Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou, então, pode ser feito a partir de Mondim de Basto e de Vila Real, por via da estrada EN304, que se encontra junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo.
O percurso pedestre PR3 Fisgas de Ermelo
Este percurso foi inaugurado em 2016, proporcionando uma visão dos principais atributos naturais do Parque Natural do Alvão. O percurso PR3 é circular e estende-se ao longo de 12 quilómetros, com 650m de declive.
A exigência do percurso implica a necessidade de algumas paragens, momentos que permitem superar o desafio. As perspetivas distintas das quedas de água são parte da riqueza da experiência. A riqueza da fauna e da flora assegura-nos, a todo o instante, que todo o esforço feito se revela um investimento com retorno garantido. A travessia das aldeias de montanha é um bónus a que poucos conseguem resistir.
A conquista do Ermelo
Os três quilómetros que implicam subir 400 metros por um verdadeiro caminho de cabras representam o maior desafio da viagem, enquanto que a melhor vista sobre a queda de água pode ser encontrada no Alto da Cabeça Grande, já próxima dos saltos das Fisgas.
Posteriormente, chega-se a um grupo de piscinas naturais formadas pelo rio Olo, as Piocas de Cima que maravilham os que têm a sorte e o engenho de as experimentar.
PR 3 Fisgas do Ermelo
Confira o mesmo, aqui.
Pontos de interesse
O rio Olo
Este rio é um afluente do Tâmega, sendo povoado por trutas e lontras.
A vida animal
Na serra, como parte da riqueza da paisagem, há vida animal diversificada e abundante. Além de diversos répteis, é possível encontrar animais como: javalis, texugos, corças, lebres, coelhos e águia-real.
História
As marcas fósseis podem ser encontradas nas rochas, tendo sido deixadas por organismos marinhos já extintos. Nesta área protegida, estas marcas de tempos distantes revelam uma vida que antes só existia no mar. Há outros pedaços de história que poderão ser conhecidos.
Beleza natural
É possível encontrar uma flora e uma vegetação tão ricas e diversificadas como encantadoras. As lagoas e as quedas de água são apenas parte dos inúmeros encantos com que se poderá encontrar.
Valor
Este local revela-se valioso em diversos sentidos. Além da vocação turística, neste espaço, há valor científico, didático e patrimonial.
Respeite a Natureza, respeite o código de conduta:
– Seguir apenas o trilho sinalizado.
– Evitar fazer ruídos desnecessários.
– Observar a fauna sem perturbar.
– Não danificar a flora.
– Não deixar lixo ou outros vestígios da sua passagem.
– Não fazer lume.
– Não recolher amostras de plantas ou de rochas.
– Ser afável com as pessoas que encontre no local.
Leia também
- Novos e fantásticos passadiços de Castelo de Paiva, no Douro
- Os 14 melhores percursos pedestres de Portugal
- 12 das cascatas mais bonitas do mundo (uma é portuguesa)
NCultura
Se leu “Cascata das Fisgas do Ermelo e PN Alvão (mapa do trilho PR3)” e gostou deste artigo faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens e da gastronomia, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas:, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…