Visite a aldeia de xisto Casal de São Simão e prepare-se para uma experiência verdadeiramente memorável. Trata-se de um destino perfeito para uma escapadinha.
Há aldeias em Portugal que se revelam atrações imperdíveis. No nosso país, muitas pessoas fazem-se à estrada para conhecer aldeias que se encontram em locais particularmente encantadores, num cenário onde a Natureza se apresenta no seu máximo esplendor.
Existem aldeias com caraterísticas especiais, que se distinguem de todas as outras por uma especificidade que as torna numa experiência única, imperdível. Há uma aldeia perdida na Serra da Lousã que tem o mérito de maravilhar todos os que a visitam.
Parta à aventura! Prepare-se para uma experiência verdadeiramente memorável quando visitar a aldeia de xisto Casal de São Simão.
Casal de São Simão, a aldeia só com uma rua na Serra da Lousã
A localização
A aldeia de xisto Casal de São Simão encontra-se presente na ponta sudoeste da serra da Lousã. Trata-se de um destino incomum, uma aldeia de uma só rua presente no concelho de Figueiró dos Vinhos. Esta aldeia está perfeitamente encaixada entre imponentes fragas.
Além do cenário encantador, há a destacar a banda sonora. Esta aldeia encontra-se embalada pelo murmúrio contínuo da água, por isso reúne as condições perfeitas para quem quer descansar e fugir da agitação das cidades.
A experiência
A aldeia Casal de São Simão é apreciada logo à distância, quando é avistada como um ponto minúsculo dominado pelo verde da vegetação da serra e pelo tom cinzento das rochas. Posteriormente, a experiência torna-se mais encantadora à medida que a aproximação surge.
Na região onde esta aldeia se encontra, existem duas ribeiras. São elas: a Ribeira de Alge e a Ribeira do Fato. Embora a vida na serra tenha mudado muito, a ligação com a água permanece. Existem vestígios de moinhos e mós que comprovam a utilidade que a ribeira sempre teve para as práticas rurais da comunidade.
Casal de São Simão
A aldeia é maravilhosa, quando é observada in loco, quando cada pormenor é contemplado. O conjunto urbano desta aldeia é maravilhoso.
Cada elemento presente na aldeia foi construído com amor. Trata-se de algo que se constata com facilidade. Esta povoação foi criada com perseverança, tendo necessariamente existido um forte sentido de comunidade.
A aldeia
Casal de São Simão integra a Rede das Aldeias do Xisto. Esta é uma aldeia dominada por casas de quartzito. Estas habitações são impressionantes e coesas, simultaneamente. São singularmente personalizadas, apresentando pequenos retoques de bom gosto.
Numa casa, surge um varandim de madeira; noutro local, está presente uma carroça decorativa. Há ainda outros elementos decorativos como as cortinas e as floreiras. Casal de São Simão é uma pequena aldeia que se destaca por ter apenas uma rua! Portanto, facilmente se conhece a aldeia, sem grande cansaço.
O cansaço surge a explorar todas as riquezas presentes nas proximidades. A fonte e a capela são algumas das atrações locais. Contudo, a experiência fica verdadeiramente imperdível quando se realiza o percurso que nos leva diretamente até ao rio…
A ermida
Nesta aldeia, ergue-se o templo religioso mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos. Trata-se de um espaço dedicado ao santo local.
Curiosidade
Na viragem para o século XX, o município local encomendou uma pintura para o retábulo da Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos. Por isso, José Malhoa, pintor que deixou o seu nome na História da Arte portuguesa, calcorreou estes montes, à procura de uma paisagem que pudesse ser tomada pela envolvência bíblica do rio Jordão.
Segundo os historiadores de arte, a inspiração para a obra de Malhoa terá sido o monte de São Simão.
O projeto-piloto
Houve um grande incêndio florestal em 2017, que afetou de forma assustadora a Zona Centro. Nesse momento, foi levado a cabo um projeto-piloto que mostrou o espírito local. Os moradores de Casal de São Simão iniciaram um trabalho que visou impedir que a sua estimada aldeia viesse a ser engolida pelo fogo. Por isso, foram criados aceiros regulares para cortar caminho às chamas e também foram criadas charcas para fornecer água e para reduzir a temperatura.
Neste projeto, também se iniciou um processo lento de reconversão da floresta. Foi realizada a plantação de flora autóctone. Neste processo, foi realizada uma progressiva substituição das espécies lenhosas de mais fácil combustão.
Passadiço de São Simão
O passadiço de São Simão permite ligar a aldeia a duas atrações locais imperdíveis, a praia fluvial e o miradouro. Este passadiço permite acompanhar o trajeto do Caminho do Xisto do Casal de São Simão.
O percurso passa pelas Fragas de São Simão, pela praia fluvial e por povoações que também merecem ser conhecidas, tais como: a Ribeira, a Ponte do Brás Curado e a Saonda. Ao passar por elas, Ribeiras de Alge e do Fato, é possível observarem-se as antigas levadas que conduziam a água para as azenhas.
Fragas de São Simão
As Fragas de São Simão são uma atração local imperdível. As Fragas encontram-se muito perto das aldeias de Casal de São Simão e da Ponte de São Simão. Há ainda a possibilidade de usufruir de uma praia fluvial magnífica.
Estas fragas representam uma experiência memorável, onde não faltam atrativos no local. A paisagem local é fascinante e apresenta uma beleza natural deslumbrante.
Direções
Para chegar a este local, deve ir até Figueiró dos Vinhos e, depois, seguir rumo à Aldeia Ana de Aviz. Após 3 km, deve virar à esquerda pela EN 237 e, posteriormente, seguir as placas que anunciam as Fragas de São Simão.
Atividades
Neste local, podem praticar-se desportos radicais. Existem atividades que são do agrado dos mais aventureiros, como rappel, escalada ou slide nas fragas. Os trilhos pedestres permitem conhecer atrações patrimoniais que adorará descobrir.
Tudo isto são experiências que podem ser vividas num espaço profundamente marcado por uma paisagem verdejante encantadora, destacando-se a presença de loureiros e sobreiros, elementos que permitem perfumar o local com um aroma excecional.
O Miradouro das Fragas de São Simão
Visitar o miradouro é uma experiência imperdível. A paisagem local é deslumbrante, arrebatadora. Este momento faz-nos sentir pequenos perante o poder da Natureza que se apresenta verdadeiramente arrebatadora. As fotografias tiradas no local permitem eternizar a beleza do cenário, mas as emoções vividas in loco são insubstituíveis.
Leia também:
- As 12 apaixonantes aldeias de xisto da Serra da Lousã
- A Lousã é um paraíso natural com praias fluviais de sonho
- 10 das aldeias mais belas do centro de Portugal
Praia Fluvial
A praia fluvial, nas imediações das Fragas de São Simão, proporciona uma experiência extremamente agradável. Na verdade, não existe uma praia fluvial única. Trata-se mais de um conjunto de dezenas de pequenos espaços, que se encontram separados por grandes rochedos. Esta realidade fornece grande privacidade e confere às pessoas que visitam este local a sensação de que se está quase isolado neste recanto mágico.
Para viver esta experiência, é necessário primeiro percorrer um caminho generoso a pé para chegar até à praia fluvial. Uma vez no local pode intercalar entre atividades que são ótimas para apreciar a vida ou aproveitar as pedras locais para banhos de sol ou, ainda, realizar mergulhos refrescantes no rio. Pode também passear nas imediações e maravilhar-se com a flora envolvente.
Qualidades da praia
A praia fluvial local tem Bandeira Azul. Durante toda a época balnear, esta praia encontra-se vigiada. As infraestruturas disponíveis são de qualidade, além dos espaços verdes com sombras, onde há Parque de Merendas, Churrasqueira, Bar/Restaurante de apoio à praia.
Esta praia fluvial tem ainda WC com chuveiros, fonte de água potável e um Parque de estacionamento que se encontra num declive, a 300 metros da praia. Esta é uma Praia acessível para cadeiras de rodas. Há ainda Parque de estacionamento adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.
Onde comer?
Restaurante Varanda do Casal
Este estabelecimento está situado na aldeia de Casal de São Simão. Entre as suas especialidades, podemos encontrar pratos como: cogumelos selvagens, porco preto e tiborna de bacalhau.
Endereço: Rua Principal, 3260-030
Contactos: 912 944 001
Onde dormir?
A Casa Amarela
Comece a descer a única rua da aldeia de Casal de São Simão e, 50 metros depois, vire à direita. A Casa Amarela é a segunda à esquerda.
Contactos: (+351) 917 279 176
Casa A Lura
Esta casa tem uma vista panorâmica privilegiada para as Fragas de S. Simão. A casa A Lura está situada na rua principal, do lado esquerdo para quem desce, a caminho do percurso pedestre das Fragas de S. Simão.
Contactos: 963 027 822