Fique a conhecer uma das melhores atrações da Serra da Estrela, a Casa da Fraga. Muito poucos a conhecem ou sabem da sua história.
O nosso país tem vários destinos turísticos de excelência. Uns são procurados ao longo de todo o ano (como Porto, Lisboa, Braga), outros podem ser visitados em todas as estações, mas são mais procurados no verão, como a Madeira, os Açores ou o Algarve.
Há um destino que também se visita em qualquer mês. No entanto, fica particularmente encantador no inverno: trata-se da Serra da Estrela. Com neve, a paisagem fica memorável.
No entanto, existem diversas atrações que merecem a nossa atenção, como a Casa da Fraga. Fique a conhecer uma das melhores atrações da Serra da Estrela, embora seja muito desconhecida pela generalidade da população.
Casa da Fraga, um segredo escondido na Serra da Estrela
Localização
A Casa da Fraga é uma construção incrível. Ela foi construída num ermo da Serra da Estrela. A sua construção foi realizada no meio de nenhures. A casa da Fraga deu origem a uma aldeia que se tornou popular. Foi a primeira construção daquela que seria a aldeia de Penhas Douradas.
Parecenças com Casa da Pedra / Casa do Penedo
A Casa da Fraga tem parecenças com a Casa da Pedra, também bastante popular. A Casa da Pedra encontra-se em Fafe e também tem um aspeto sui generis. Esta casa, também conhecida como Casa do Penedo, é uma atração bastante popular. Ela encontra-se nas freguesias de Várzea Cova e Moreira do Rei.
A casa do Penedo é uma habitação inusitada. Foi construída entre quatro rochas de grandes proporções. Esta habitação “parece da Idade da Pedra”, mas está datada dos anos 70. Foi construída no século passado. O seu aspeto singular faz com que esta habitação faça furor nas redes sociais.
Morada: Rua Rally de Portugal, nº1610, 4820-820, Várzea Cova, Fafe
Contactos: [email protected] / +351 911 956 631
Mais informações, aqui.
Casas de pedra
No nosso país, encontram-se algumas casas de pedra que são construções fascinantes. No entanto, a Casa da Fraga destaca-se de todas as outras em Portugal, uma vez que é a que tem a neve como convidada frequente. Ora, quando fica coberta de neve, a sua beleza eleva-a a outro patamar.
Curiosidade: as Penhas Douradas
A Casa da Fraga tem a fama de ser a casa mais saudável do país. Trata-se de uma casa da qual cresceu uma terra. A ideia estranha-se, primeiro, mas, quando a compreensão surge, a fama justifica-se. Pode parecer estranho, mas não é, uma vez que é na Casa da Fraga que está a origem de uma aldeia.
As Penhas Douradas encontram-se no alto, nos 1500 metros. Muito provavelmente as Penhas Douradas nada seriam se não tivesse existido primeiro a Casa da Fraga. No mínimo, não seriam aquilo que são atualmente.
O momento
Foi com uma expedição que tudo começou. A expedição à Serra da Estrela foi organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa. O objetivo da expedição era nobre. Visava fundar sanatórios.
O propósito era criar locais que pudessem curar doenças do foro pulmonar, tal como acontecia noutros países, nomeadamente a Suíça. Na expedição, chegou-se à conclusão de que neste local havia as condições climatéricas indicadas. As condições perfeitas para um tratamento bem-sucedido às patologias encontravam-se na encosta norte da serra, antes de chegarmos ao seu topo.
O investigador
O médico Sousa Martins enviou Alfredo César Henriques para este local. Como tinha conhecimento dos estudos otimistas que vários cientistas davam aos ares “curativos” da Serra da Estrela, enviou este homem para o local.
Alfredo era um dos doentes de Sousa Martins. Alfredo César Henriques sofria de tísica pulmonar. Foi por causa dessa decisão que esta casa lindíssima foi construída.
A origem das Penhas Douradas
A casa encontrava-se camuflada na paisagem natural que a envolvia. Alfredo César Henriques permaneceu dois anos nesta casa. As melhorias no seu estado de saúde eram visíveis. Esse reconhecimento deu alento a muitas pessoas que também apresentavam problemas nos pulmões, por isso foram procurar casa por aquela zona.
Desta forma, foi por via de se ter espalhado a notícia da melhoria do estado de Alfredo César Henriques que se fez aquele pedacinho encantado que é atualmente conhecido como Penhas Douradas.
Penhas Douradas
Penhas Douradas é a designação atual da estância. No entanto, o nome correto é Poio Negro. Trata-se de um local situado a 1.475 metros de altitude. Atualmente, trata-se de um lugar privilegiado, escolhido por quem pretende gozar momentos de grande tranquilidade.
A Casa da Fraga foi construída sob um enorme fragão, no ano de 1882. Tudo começou quando o santareno Alfredo César Henriques construiu por aqui a sua casa.
Alfredo foi o primeiro tísico a ser tratado na Serra.
A indicação do médico Sousa Martins fez com que Alfredo vivesse por aqui dois anos. Este momento levou a que muitos outros escolhessem este local para viver. Penhas Douradas era um destino escolhido para curas em altitude, nomeadamente de doenças pulmonares. Seguiram-se a construção dos «chalés», que atualmente constituem a estância de férias.
Sucesso local
Nos tempos áureos da Primeira República, grandes nomes da política nacional foram atraídos às Penhas Douradas. Por exemplo, o Dr. Afonso Costa foi uma dessas pessoas. A sua família ainda mantém o «chalé».
O local das «Penhas» também foi muito falado nos últimos tempos da Monarquia. Quando aconteceu um eclipse do Sol, por aqui estiveram presentes elementos da família real, nomeadamente a Rainha D. Amélia, a mulher de D. Carlos e o Príncipe D. Luís Filipe, filho de ambos.
A Casa da Penha original
Emygdio Navarro foi o autor do livro “Quatro dias na Serra da Estrella”. Na obra, ele fala-nos de quão difícil foi reconhecer a Casa da Penha. Esta habitação encontrava-se tão disfarçada na pedra granítica que passava facilmente despercebida. Se uma pessoa ler parte do relato da altura, em 1884, quase nada é reconhecível atualmente.
Falava-se numa casa que foi destruída devido ao desgaste que o tempo naturalmente provoca, além disso, neste caso, houve outro elemento destrutivo. Curiosamente, houve um raio que caiu sobre a casa.
No livro “Quatro dias na Serra da Estrella”, a casa está descrita de forma relativamente pormenorizada. Nessa obra, aborda-se uma sala de entrada. Descreve-se uma cozinha equipada com chaminé, sendo ainda referida uma despensa, um quarto para dormir, além de um gabinete e de uma varanda. Existe uma fotografia que revela a casa antiga.
A Casa da Penha atual
Atualmente, da casa original, apenas sobram as paredes. As paredes continuam a deixar-se confundir com a própria pedra onde tudo foi montado. Elas são similares àquelas que se podem ver quer na aldeia de Monsanto, quer na vizinha Vir a Corça, ou até nos distantes lares de Castro Laboreiro.
Percebe-se que a casa abrigou alguém, mas dificilmente alguém diria que se tratava da casa famosa que ajudou Alfredo César Henriques a curar-se do seu grave problema de saúde.
Leia também:
- A N230 proporciona das melhores paisagens da Serra da Estrela
- 8 encantadoras aldeias para ver neve na Serra da Estrela
- A casa mais antiga de Lisboa resistiu ao terramoto de 1755
Locais de visita
A Casa da Penha, tal como as Penhas Douradas, apresentam grandes qualidades, atrações merecedoras da visita. A recomendação é que a visita seja feita a partir de novembro, uma vez que haverá uma maior probabilidade destes locais ficarem cobertos por um tapete branco.
A beleza destas atrações nos dias mais frios do ano revela-se imperdível. Uma visita a estes locais permite-nos constatar in loco, que o ar puro que existe por esta região, pelas altitudes do concelho de Manteiga, efetivamente cura.
Onde ficar
Casa das Penhas Douradas é um espaço particularmente encantador. Trata-se de um hotel criado para ficar perfeitamente integrado no espaço onde se encontra, em perfeita harmonia com a Natureza. É uma construção que não fere a bela paisagem serrana.
Este é um local que nos permite usufruir ao máximo das Penhas Douradas. Este hotel tem piscina interior aquecida o que se revela uma experiência maravilhosa no inverno. Esta piscina tem vista para o exterior, o que torna o momento memorável. Além disso, o restaurante local proporciona uma cozinha de qualidade, com boas experiências gastronómicas.
O hotel também proporciona sauna, uma extensiva coleção de livros e de DVDs e bom atendimento. A Casa das Penhas Douradas apresenta-nos ainda uma grande vantagem. No inverno, tem limpa-neves que trabalham diariamente. Isto não acontece no cume da Estrela. A Torre fecha frequentemente quando um nevão minimamente forte aparece.
Morada: Penhas Douradas, 6260-200, Manteigas, Portugal
Localização GPS: 40°24’29.937″ N 7°34’032″ W
Contactos: (+351) 275 981 045 / (+351) 963 384 026 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Importante
Deve evitar usar o GPS. Provavelmente não irá receber os itinerários mais adequados para chegar ao hotel. Prefira seguir as seguintes indicações:
As Penhas Douradas são uma pequena localidade que se situa “por cima” de Manteigas. Encontram-se a cerca de 12 km dessa Vila, na EN 232, que liga Manteigas a Gouveia.
A Casa das Penhas Douradas Design Hotel e Spa encontra-se presente na Serra da Estrela, nas Penhas Douradas, localizado mesmo junto à Capela de Nossa Senhora da Estrela. Há um heliporto a 50 metros do hotel.