Há diversos animais de estimação. No entanto, os cães são reconhecidos como os melhores amigos do Homem. Todas as crianças gostariam de ter um animal de estimação, estando o cão entre as suas preferências. Existem cães para todos os gostos, dos maiores aos menores. Contudo, há poucas raças portuguesas. Entre estas raças de cães nacionais, há uma que se destaca. O Cão da Serra da Estrela tem diversas caraterísticas que o tornam num animal de estimação único.
Cão Serra da Estrela, genuinamente português
Esta é uma raça de cães de porte grande. O Cão Serra da Estrela é natural da região que lhe deu o nome. Esta raça é considerada a mais antiga do país. Aliás, é a mais antiga da Península Ibérica.
O cão da Serra da Estrela é uma raça de cães que visa servir de guarda, seja de rebanhos, seja de casas e quintas. Por isso, este tipo de cão apresenta todas as qualidades necessárias às suas funções. O cão da Serra da Estrela é valente, leal e inteligente.
O Cão Serra da Estrela é uma raça reconhecidamente portuguesa. Esta raça foi desenvolvida na Serra da Estrela. Contudo, a verdadeira origem do Cão da Serra da Estrela perdeu-se no tempo. Alguns especialistas defendem que no tempo dos Visigodos vieram cães de grande porte da Ásia para a Europa. Estes cães serviram para proteger o gado nas zonas montanhosas.
Ora, estes cães de grande porte acompanhavam os pastores e os rebanhos. Sempre que eles se deslocavam para outro lado, à procura de melhores condições, eles acompanhavam e serviam para os defenderem dos lobos (além de animais selvagens e até de possíveis assaltantes).
Por isso, o Cão da Serra da Estrela desenvolveu uma personalidade própria para cumprir a sua função protetora, para assegurar uma melhor adaptação às condições meteorológicas e a todas as outras condições que se impunham. Deste modo, a Serra da Estrela tornou-se o espaço ideal para o acolhimento desta raça, devido às suas caraterísticas de isolamento e de má acessibilidade.
O cão da Serra da Estrela foi importante na proteção contra os lobos. A população de lobos está a diminuir profundamente na Serra da Estrela. Atualmente, apenas deverão existir entre 300 a 500 lobos nesta zona. No entanto, os pastores da Serra da Estrela continuam a apostar na criação desta raça. Trata-se de um animal que continua a ser útil para estas pessoas.
O cão da Serra da Estrela apresenta muitas capacidades e reconhecidas qualidades. Por isso, a sua fama tem vindo a estender-se para além de Portugal. Atualmente, há criadores e apreciadores desta raça única em vários países europeus, nomeadamente em França, na Suécia, na Noruega, na Finlândia, nos Países Baixos, no Reino Unido ou na República Checa.
Também foi feita a exportação de diversos exemplares para os EUA, devido ao grande interesse dos americanos por esta raça. Aliás, uma pequena associação de criadores de Serra da Estrela foi fundada há pouco tempo, nos EUA. Por todo este interesse, tornou-se comum os criadores portugueses colaborarem com produtores do estrangeiro, fornecendo a essas pessoas exemplares certificados para reprodução.
Ficha técnica do Cão da Serra da Estrela
Grupo: 2 – Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suíços
Secção do grupo: 2.2 – Cães de Montanha
Variedades: Pelo curto, Pelo comprido
Esperança média de vida: 12 anos
Peso aproximado: 30-50 Kg
Altura aproximada: 62-72 cm
Data de origem: Idade Média
País de origem: Portugal
Primeira utilidade: Guarda de rebanhos
Cores: Amarelo; Fulvo; Cinzento; Fulvo; Amarelo; Cinzento
Características físicas
Este cão genuinamente português está incluído na raça de cães grandes.
- O Cão Serra da Estrela tem um corpo compacto e robusto.
- A altura dos machos fica entre os 65 e os 73 cm.
- O peso dos machos anda à volta dos 50 quilos.
- A fêmea deste cão da Serra da Estrela tem uma altura entre os 62 e os 69 cm.
- O peso da fêmea desta raça é de cerca de 40 quilos.
Aspeto do cão da Serra da Estrela
- Este cão apresenta um aspeto harmonioso, move-se com graça e muita agilidade.
- O aspeto do cão da Serra da Estrela é rústico.
- O pelo deste cão é forte, abundante, mas suave ao toque.
- Este cão pode apresentar pelo curto ou comprido, pode ser liso ou levemente ondulado.
- A raça Serra da Estrela também possui uma camada de subpelo.
- A função do subpelo é proteger o cão do vento e do frio da montanha.
- Estes pelos são finos, abundantes e enrolados.
- Geralmente, estes pelos são mais claros do que os outros.
- Este tipo de cão auxilia-o a sobreviver aos rigorosos invernos da montanha.
- Normalmente, esta raça de cães apresenta pelo unicolor, como lobeiro ou tigrado, podendo ter ou não manchas brancas.
Aparência Física do Cão da Serra da Estrela
- Animal com cabeça forte, volumosa e comprida
- O cão apresenta orelhas finas, triangulares, caídas e de inserção média
- O animal tem pescoço curto, direito e robusto
- Esta raça apresenta membros musculados e uma boa ossatura
- O cão revela ter peito largo, profundo e bem arqueado
- O animal apresenta dorso bem musculado
- Esta raça apresenta cauda espessa, comprida e de inserção média
Características Psicológicas
Esta raça apresenta um caráter muito independente. O Cão Serra da Estrela ficava com as ovelhas, sempre que o pastor se afastava delas. Por isso, esta raça demonstra ser um ótimo cão de guarda.
Desenvolveu esta personalidade mais independente, sendo capaz de ficar sozinho por muito tempo. O cão pode ficar a guardar o rebanho ou a casa. Fá-lo eficazmente até que o pastor ou o dono regressem.
A inteligência é outra qualidade do cão Serra da Estrela. Este cão é muito inteligente e releva estar sempre muito atento. Além disso, trata-se de um cão robusto e tolerante. Este cão também é bastante corajoso. Trata-se de um cão imponente.
O cão da Serra da Estrela faz por ser muito competente. Quando algum estranho se aproxima deste cão, ele fica logo muito desconfiado, podendo até apresentar um ar ameaçador e até ladrar. A segurança e o bem-estar dos donos são a sua prioridade.
Este cão é ainda muito leal. O cão da Serra da Estrela é fiel e obediente, demonstrando-se um ser dócil para com os seus donos.
Saúde e cuidados
Espaço
Esta raça não é muito exigente. No entanto, há cuidados a prestar. O cão da Serra da Estrela é um animal de grande porte. Por conseguinte, ele necessita de ter bastante espaço para viver com conforto.
Pelo
Dadas as caraterísticas do pelo do Cão da Serra da Estrela, basta escová-lo uma vez por semana. No entanto, deve ser escovado diariamente na altura da sua mudança, época em que precisa de mais cuidados.
A dieta
A alimentação dos animais desta raça deve ser estudada, de forma a fazer face às suas necessidades nutricionais. O sobrepeso deve ser evitado. O cão da Serra da Estrela deve fazer refeições com alto valor energético nas primeiras semanas de vida.
Posteriormente, à medida que crescem, os Cães da Serra da Estrela devem adotar uma alimentação com menos proteínas. Por isso, na altura do crescimento, se for realizada uma alimentação demasiado energética, essa opção pode levar a um aumento desproporcionado da massa muscular, em relação ao crescimento dos ossos e articulações.
Desta forma, podem surgir no animal desalinhamentos ósseos e desgaste precoce das articulações. No entanto, pode-se aumentar o valor energético da alimentação quando já tiverem atingido o tamanho normal.
A vacinação
Outro cuidado importante para a saúde do seu Serra da Estrela é vacinar o animal.
As vacinas permitem proteger o animal de doenças graves. Aliás, até podem impedir que eles tenham doenças que se possam transmitir aos seus donos.
Assim, se quer proteger toda a família, tem de vacinar o seu cão. Desta forma, pode protegê-lo e a todos os elementos da família.
Como posso ter um dos vossos?