Fuja da agitação da cidade! Descubra Candal, a mágica aldeia de xisto na Serra da Lousã, perfeita para uma escapadinha!
A vida nas cidades é muito agitada. Há constantes solicitações que tornam comum o cansaço. Por isso, há a necessidade de procurar momentos mais calmos. As aldeias portuguesas são destinos muito procurados para escapadinhas reparadoras.
Nestas aldeias, não há trânsito, nem stress, apenas uma beleza natural incomum, atrações que contam parte da história do nosso país, além de um sossego encantador.
Procura fugir da agitação da cidade? Em Candal, encontrará a tranquilidade e a beleza da Serra da Lousã, um destino perfeito para uma escapadinha!
Candal, a mágica aldeia de xisto na Serra da Lousã
Localização
A Aldeia do Xisto do Candal está situada no imenso verde da Serra da Lousã. Portanto, está inserida num cenário particularmente deslumbrante. Por isso, muitos dos que querem fugir ao stress e à agitação das cidades escolhem este destino para passar uns dias mais tranquilos.
Candal tem ainda a grande vantagem da boa acessibilidade privilegiada que a Estrada Nacional lhe proporciona. Esta aldeia é também reconhecida como um destino fantástico para uma escapadinha verdadeiramente reparadora.
Candal
Esta aldeia integra a Rede das Aldeias do Xisto, sendo uma das 27 aldeias que se situam no centro de Portugal. A Aldeia do Candal está encaixada na belíssima Serra da Lousã, apresentando-se numa colina voltada a Sul.
Esta é uma aldeia bastante popular. Candal é frequentemente descrita como a mais desenvolvida das aldeias serranas. Por isso, não surpreende que seja uma das aldeias serranas mais visitadas.
Características
A aldeia Candal proporciona momentos de tranquilidade que permitem um descanso bem reparador. Dada a popularidade da aldeia, é comum os habitantes receberem os visitantes de todo o país.
A Ribeira do Candal é um elemento que torna a pequena aldeia ainda mais encantadora. Nesta aldeia, não faltam testemunhos do imaginário rural e serrano. Candal tem vários elementos de interesse.
As habitações
As casas em xisto são uma atração imperdível. As construções mais significativas são estas habitações e os edifícios que permitiam albergar o gado doméstico. Os edifícios nesta aldeia apresentam contornos pouco uniformes.
A sua disposição contribui para uma paisagem distinta, com as construções justapostas ou mesmo sobrepostas. Candal apresenta-se como uma aldeia bastante pitoresca.
O miradouro
A experiência de subir ao miradouro revela-se especial. Uma vez que as vistas deste local sobre o vale são impressionantes. Além de proporcionar um encanto profundo, deixa-nos sentir pequenos perante a imensa Natureza.
Neste local, podemos tirar fotografias extraordinárias. No entanto, também pode ser um local perfeito para se ler, para meditar, para refletir sobre a vida…
Uma atividade
Os amantes das atividades físicas vão adorar subir ao Trevim em BTT, uma vez que os 1200 metros de altitude do Alto de Trevim representam um bom desafio. Este local tem ainda a vantagem de apresentar uma beleza incomum.
No topo, contempla-se um dos cenários mais encantadores do nosso país. Trata-se de um “quadro natural” que poderia estar presente num museu. Há um percurso em BTT que conta com mais de 20 km.
O percurso inicia junto ao Parque Carlos Reis, sendo feito de curvas e contracurvas apaixonantes. A subida do percurso é suave e a paisagem é encantadora, destacando-se a
presença da exuberante vegetação, além de diversas ribeiras. As imponentes torres eólicas são outra atração que os aventureiros poderão encontrar já perto do topo do percurso.
Baloiço do Trevim
Os aventureiros podem descansar neste local. O Baloiço do Trevim é uma das atrações mais popular deste local. Este baloiço encontra-se a 1200 metros de altitude, por isso mexe com as emoções, tendo como cenário uma paisagem local arrebatadora.
O património de Candal que merece destaque
Antiga Escola Primária
Esta escola foi construída na década de 1920. A sua construção surgiu graças às remessas de divisas enviadas pelos candelenses que tinham decidido emigrar para os EUA.
Chafariz do Candal
Este chafariz encontra-se implantado na berma da EN236. O Chafariz do Candal está datado de 1941. No chafariz, encontra-se um poema que o enobrece:
O Chafariz do Candal
Tem duas pedras de assento
Uma é para namorar
Outra para passar o tempo
Alminha
Esta alminha é a única construção religiosa que irá encontrar na aldeia. Não existe mais nenhuma. A alminha encontra-se presente no largo da aldeia. Esta alminha foi mandada construir por uma família de candelenses. Ela serviu como forma de pagamento de uma promessa realizada.
Moinhos
Em Candal, poderá encontrar cinco moinhos hidráulicos. Estes moinhos foram construídos na década de 1920. Estes moinhos foram construídos ao longo da margem direita da Ribeira de Candal.
Estes moinhos aproveitavam a força da água para acionar o mecanismo, que conseguia assim moer os grãos de cereal que eram produzidos nas pequenas leiras da aldeia.
Lagar de azeite
Em Candal, também poderá encontrar um lagar de azeite (1919). Também foi construído por aqui de forma a aproveitar as águas da Ribeira do Candal. Recentemente, este lagar de azeite foi alvo de intervenção de recuperação. No entanto, o seu mecanismo mantém-se operacional.
Lavadouro público
Trata-se de um elemento que serve de testemunho de outros tempos, de outras formas de vida.
A Rota da Levada
Percorrer a Rota da Levada revela-se outra experiência imperdível. Esta rota tem início no Castelo da Lousã (se optar pelo sentido contrário, o começo é realizado na Aldeia do Xisto da Cerdeira).
Neste Caminho do Xisto da Lousã, o percurso passa pela Ribeira de S. João e, obrigatoriamente, pela aldeia do Candal. Neste local, os aventureiros poderão descansar e recuperar energias. Há uma fonte nesta aldeia que foi construída em 1941. Provar a sua água fresca permite matar a sede e refrescar a alma.
O percurso pedestre da Rota da Levada apresenta a Natureza no seu melhor. A caminhada faz-se bem e em boa companhia. O percurso é acompanhado por carvalhos, sobreiros e pinheiro-bravo.
Neste percurso, também verá linhas de águas. Ao longo do percurso da Rota da Levada, existe ainda a possibilidade de observar alguns animais a até veados, corços e javalis.
Mergulhar na praia fluvial
A praia fluvial na Ribeira de S. João é um dos vários tesouros que a Serra da Lousã esconde. Esta praia encontra-se presente num local encantador, com uma paisagem belíssima.
As Ermidas da Nossa Senhora da Piedade e o Castelo da Lousã reivindicam protagonismo. A praia fluvial na Ribeira de S. João revela-se um refúgio natural perfeito, um local fantástico para uma pessoa se refrescar.
A loja das Aldeias do Xisto
Nesta aldeia, pode visitar a Loja do Candal. Esta é uma versão das Lojas das Aldeias do Xisto, que se tratam de espaços que visam celebrar o saber-fazer artesanal e a identidade cultural destes locais singulares.
A Loja do Candal é um espaço que merece uma visita, porque proporciona uma experiência genuína, sendo uma loja gerida por artesãos da aldeia. Nesta loja, poderá provar petiscos regionais. Há produtos regionais locais que pode comprar e levar para casa. A esplanada da loja é um espaço que costuma proporcionar bons momentos.
A loja pode proporcionar bons momentos. Pode dançar e cantar como as gentes da serra. Existem diversas atividades originais que podem ser realizas à custa desta loja singular. Por exemplo, há passeios com histórias ou os contos da aldeia.
Nesta loja, também pode realizar workshops de construção de miniaturas de casas de xisto. Na Loja do Xisto do Candal, também poderá aprender a confecionar pão…
Festividades
Em março, realiza-se a Festa da Primavera. Em julho é realizado o encontro dos povos serranos (Santo António da Neve). No último sábado de agosto, realiza-se a Festa de Nossa Senhora das Preces – Festa da aldeia.
Ainda em agosto, realizam-se as Noites na Eira (cinema). Já em setembro, é feita a Festa da Música. Em dezembro, há o evento Natal no Candal, onde a aldeia se transforma e entrega-se à magia própria da quadra.
Leia também:
- As 12 apaixonantes aldeias de xisto da Serra da Lousã
- Casal de São Simão, a aldeia só com uma rua na Serra da Lousã
- 6 imperdíveis aldeias de xisto no Centro de Portugal
Como chegar:
De Norte e Sul
Na A1, deve sair em Coimbra. Em seguida, tome a N17 (Estrada da Beira) e depois saia na N342, no sentido da Lousã. Posteriormente, chegando à Lousã, deve seguir o percurso pela N236 no sentido de Castanheira de Pera até ao momento de chegar ao Candal.
Quer saber onde pode comer em Candal ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Sabores da Aldeia
Morada: Candal, Lousã, Portugal, 3200-067
Contactos: 239 991 393 [email protected]
Preço médio: 20 euros
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Candal ou nas proximidades?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa da Bicicleta Amarela
Morada: Candal, Lousã, Lousã, Portugal, 3200-067 Lousã
Este espaço consegue aliar tradição ao conforto moderno. A Casa Cimeira apresenta uma vista soberba sobre a aldeia. Trata-se de um espaço que o leva a sentir-se em casal.