A arte a seus pés nas mais bonitas calçadas de Lisboa. Todos os passos são uma inspiração. As calçadas portuguesas são alvo dos maiores elogios internacionais. Os estrangeiros que passeiam diariamente pelas cidades portuguesas ficam rendidos aos encantos das pérolas de pedra que cintilam tanto que atraem a atenção de quem por lá passa.
Os caminhos tornam-se mais deslumbrantes com estes elementos decorativos impressionantes. A cidade de Lisboa é uma das cidades portuguesas que tem mais exemplares destes tapetes de pedra com história e arte.
No presente artigo do NCultura, reunimos algumas das calçadas mais fascinantes da capital. Caminhe com arte sob os seus pés. Todos os passos são uma inspiração.
Calçada portuguesa: 10 das mais bonitas calçadas de Lisboa
1 – Rossio
A tradicional calçada portuguesa nasceu na Praça Dom Pedro IV (mais conhecida por Rossio). O popular padrão de desenho “Mar Largo” foi colocado em 1849 e é atualmente também uma das imagens de marca do Rio de Janeiro.
2 – Avenida da Liberdade
Muitos dos mais encantadores exemplares de calçada portuguesa encontram-se na Avenida da Liberdade. Neste espaço, poderá encontrar desenhos abstratos e florais. Os exemplares vão desde a Praça dos Restauradores até à Praça Marquês de Pombal. Um dos destaques da Praça dos Restauradores está no desenho de padrão, uma obra da autoria do pintor João Abel Manta.
3 – Praça Luís de Camões
Este praça tem muitos encantos, sendo um dos locais que atrai diversas pessoas na capital.
Entre as atrações da Praça Luís de Camões vai para as sereias e naus que estão presentes em redor do pedestal do monumento que presta homenagem a um dos nomes mais emblemáticos da literatura portuguesa, Luís Vaz de Camões, autor da icónica obra “Os Lusíadas”, a grande obra poética do escritor.
4 – Padrão dos Descobrimentos
O mosaico encontra-se presente junto ao Padrão dos Descobrimentos. Neste espaço, é possível ver um mapa do mundo que ilustra as rotas realizadas pelos navegadores portugueses. Está presente dentro de uma rosa-dos-ventos e encontra-se circundado de calçada com o desenho “Mar Largo”, uma obra semelhante à que se encontra no Rossio.
5 – Parque das Nações
A calçada portuguesa que se encontra junto ao Oceanário é outra das mais populares de Lisboa. Desta forma, a tradicional calçada portuguesa até se encontra na parte mais moderna da cidade. No entanto, por aqui, foi criado algo verdadeiramente especial. Houve uma maior inovação nos desenhos. Os oceanos serviram de inspiração destas calçadas portuguesas, existindo exemplares extraordinários junto ao Oceanário. Entre os destaques ilustrados estão monstros marinhos, mas há outros motivos marítimos a preencher a ala central da Alameda dos Oceanos.
6 – Praça do Município
O pavimento desta bela praça está datado do ano de 1997. O desenho da calçada portuguesa é da autoria do famoso pintor Eduardo Nery. O artista optou por apresentar um desenho geométrico que deslumbra quem passa neste local.
O desenho foi pensado e criado para que fosse percebido como um “tapete”. Para criar esse efeito, foi feito num padrão com triângulos e retângulos.
7 – Praça do Império
A grande praça que se encontra em frente a um dos monumentos mais emblemáticos da cidade foi projetada em 1940. O Mosteiro dos Jerónimos só por si chama muita gente ao local.
No entanto, o facto da praça ser pavimentada em calçada portuguesa ajuda a ser um dos locais mais procurados da capital. Os motivos decorativos escolhidos para esta calçada portuguesa são curiosos. Neste tapete de pedra, podemos encontrar signos do Zodíaco e a esfera armilar.
8 – Praça Marquês de Pombal
Nesta praça, é possível encontrar um monumento dedicado a uma das personalidades mais importantes da história da cidade de Lisboa, Marquês de Pombal.
Este monumento está presente no centro de uma rotunda, existindo calçada portuguesa a rodear o monumento que homenageia a pessoa que deu nome à Praça. A calçada é decorada com dois corvos pousados numa caravela, as armas de Lisboa.
Conheça mais sobre Lisboa e os seus encantos:
- Teatro Romano de Lisboa: 2000 anos de História esperam por si
- Rua da Bica: provavelmente, a rua mais bonita de Lisboa
- Roteiro para visitar o Parque Eduardo VII em Lisboa
9 – Largo do Chiado
Há uma calçada interessante junto ao café mais popular da capital, “A Brasileira”. Neste exemplar de calçada portuguesa, há um padrão abstrato, sendo ainda visível a data da década de 1950.
No entanto, o exemplar mais intrigante encontra-se um pouco mais abaixo, após se passar a esplanada da pastelaria Benard. Nesse espaço, é possível encontrar um código QR em calçada portuguesa.
Este tapete de pedra tem cerca de 1m². Ora, através desta imagem, é possível receber no seu smartphone diversas informações turísticas relevantes sobre o bairro.
10 – Amália
Esta imagem é bastante popular. Está situada em plena em Alfama, mais precisamente na Rua de São Tomé, junto à Calçada do Menino Deus. Esta calçada portuguesa presta uma justa homenagem à diva do Fado, Amália Rodrigues.
Nesta obra, o rosto da fadista centra as atenções, desce um muro até ao chão. Este trabalho foi inaugurado em 2015, tendo sido realizado por Vhils, um artista urbano português que já tem fama internacional.