Café pode ajudar a reduzir o risco de cancro mas não só, ele tem inúmeros benefícios para a saúde. Saiba mais sobre o café e o que ele pode fazer por si.
O café é uma bebida consumida um pouco por todo o mundo. Há diversos tipos de café e diversas formas de o fazer, mas certo é que este é um produto que faz parte da dieta diária da grande maioria de nós.
Se for consumido de forma regular e moderada, o café pode assumir várias vantagens para o funcionamento do nosso organismo. Entre esses benefícios está o facto de prevenir o cancro. Perceba como já a seguir.
Café pode ajudar a reduzir o risco de cancro. Saiba mais.
De acordo com vários estudos científicos, o café é uma bebida com várias propriedades benéficas para o organismo que ajudam, nomeadamente, a controlar doenças neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson.
Além disso, acredita-se que esta bebida possa ajudar a evitar o AVC, as doenças cardíacas e a depressão. Há ainda outras vantagens associadas ao consumo regular e moderado de café, tais como:
Emagrecer
O café possui poucas calorias, pelo que é uma excelente bebida para quem quer ter uma vida saudável e uma dieta equilibrada, pobre em açúcar.
Além disso, o café pode ajudar a eliminar a gordura corporal pois contém ácidos gordos, pelo que é uma bebida a consumir, mesmo por quem quer emagrecer. Isto, claro, se não for acrescentado açúcar à bebida.
Leia também
- 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
- Aprenda a escolher os melhores grãos de café. Tome nota!
- 4 receitas de pudim de café que são autênticas delícias
Ter antioxidantes
O café é rico em antioxidantes, o que significa que esta bebida ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a retardar o envelhecimento.
Melhorar o humor
O café ajuda ainda a aliviar o stress, pois é bastante rico em cafeína, substância que atua no humor.
Evitar a obstipação
O café possui cafeína, substância que facilita os movimentos intestinais e regula o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre.
Organização Mundial da Saúde
As análises levadas a cabo pela Organização Mundial da Saúde indicam que 3 chávenas de café por dia ajudam mesmo a diminuir a absorção de substâncias causadoras de cancros, sobretudo de cancros como os da mama, da pele, da próstata e do cólon.
No que respeita à prevenção do cancro de mama, o efeito do café dirige-se essencialmente aos estrogénios, as principais hormonas sexuais femininas.
Algumas substâncias presentes nestas hormonas são consideradas cancerígenas. Acontece que certos componentes do café são capazes de alterar esse metabolismo, fazendo com que a mulher tenha uma melhor configuração dos estrogénios.
Outubro Rosa
Nunca é demais sensibilizar para a importância de prevenir e de diagnosticar o cancro da mama.
Por isso, pelo menos uma vez por ano, tem lugar uma das campanhas mais importante no que concerne à prevenção do cancro da mama. Falamos do outubro rosa.
Criado em 1997 nos Estados Unidos da América, este movimento foi alastrando pelo mundo com o propósito de alertar para a importância de realizar exames de rastreio e de rotina, como a mamografia e o autoexame da mama, de modo a aumentar os casos de cura e a reduzir a mortalidade associada a esta doença.
Convém recordar que o cancro da mama é o cancro mais prevalente nas mulheres de todo mundo. Porém, se a doença for diagnosticada precocemente, a taxa de sucesso associada aos seus tratamentos ronda os 95%!
Números a considerar na hora de marcar os exames de controlo e de ir ao médico, certo?
Em suma, e apesar do mais importante ser estar atenta ao seu corpo, ir ao médico sempre que necessário e fazer todos os exames recomendados de modo a controlar o seu estado de saúde.
É sempre bom saber que o consumo regular e moderado de café pode, de alguma maneira, contribuir para prevenir esta doença.
Assim, pode e deve continuar a incluir esta bebida na sua dieta diária, pois são vários os benefícios que ela pode trazer ao seu organismo.