Quem prova um café de excelência sente dificuldade em aceitar algo que desça desse patamar… Aprenda a fazer café de excelência no coador ou cafeteira.
O café é uma bebida fantástica que faz parte do quotidiano de milhões de pessoas no mundo inteiro. Pode ser consumido de diversas formas, havendo diferentes modos de provar um café excelente.
Não gostaria de beber uma chávena de café perfeita no conforto do seu lar? É possível fazer um café formidável, sem ser necessário ser um barista profissional com especialização em cafés.
Temos algumas sugestões que farão com que sinta uma grande diferença no seu café. Saiba como fazer um café maravilhoso, sem complicações, seja no coador ou na cafeteira.
Faça café de excelência no coador ou cafeteira. Conheça a receita!
Sugestões
Primeiro, é importante saber escolher o café.
Saber escolher um bom café, independentemente do valor da marca, é saber escolher a embalagem.
Deve dar preferência às embalagens a vácuo, no momento de escolher o café. As embalagens a vácuo garantem uma maior probabilidade de preservar os aromas e sabores.
Outra sugestão importante: no momento de armazenar, não deve retirar o pó de café da sua embalagem original. Deve fazer algumas dobras na própria embalagem, após o uso desta. Pode e deve também usar algum tipo de prendedor que permita evitar que a embalagem abra.
Deve igualmente ter um recipiente com tampa (uma lata, por exemplo) que permita guardar a embalagem.
Leia também
- Saiba como usar o café para tornar a pele mais bela
- 8 truques infalíveis para fazer um café perfeito
- Faça o melhor pudim de café do mundo. Tome nota!
A melhor forma de fazer café de excelência no coador de pano ou papel
Ingredientes e materiais de que necessita:
– 1 coador de café
-1 bule ou garrafa térmica
-1 filtro de pano ou papel
-1 garrafa térmica
– 1 c. de sopa
– Pó de café
– Açúcar a gosto
Modo de Preparação
Existem diferentes receitas que podem originar um bom café, mas existem muitos erros que são cometidos que podem fazer com que a qualidade do café seja inferior ao seu potencial.
Existem diferentes marcas de café e em cada embalagem existem recomendações que ajudam a que se alcance o máximo potencial desse café em particular.
Uma marca pode especificar valores de referência para um café normal, recomendando para cada litro de água, 80 gramas de café ou 5 colheres de sopa cheias.
Contudo, esta recomendação pode ser ajustada para que a receita fique mais de acordo com seu gosto, pois cada pessoa tem o seu gosto, podendo preferir um café mais forte ou menos forte. Se achou que o café ficou muito intenso, reduza uma colher de café ou pode aumentar uma colher de café, se achou que o café não ficou forte o suficiente.
– Coloque no bule 1 litro de água e aqueça em lume forte.
– Entretanto, coloque o filtro no coador e posicione o filtro sobre a boca da garrafa térmica.
– Junte o açúcar, após confirmar a formação de pequenas bolhas nas laterais do bule. Com uma colher dilua o açúcar completamente.
– Desligue o fogo. Não deve deixar a água ferver!
– Coloque o pó de café no filtro do coador rapidamente e, depois, junte a água quente.
– Retire o coador, após boa parte da água cair na garrafa.
– Tape e está pronto! Acabou de preparar um ótimo café!
– Sirva e desfrute!
Ao fazer um café de excelência no coador tenha em atenção à quantidade de açúcar, esta dosagem depende do gosto de cada um
Tenha como referência:
Café normal: 5 c. de sopa de café para 1 litro de água, 3 c. de sopa de açúcar.
Café doce: 5 c. de sopa de café para 1 litro de água, 5 c. de sopa de açúcar.
Café amargo ou puro: 5 c. de sopa de café para 1 litro de água, sem adicionar açúcar.
Café na máquina de café
Para quem quer fazer um café rápido, prático e delicioso, pode optar por usar cafeteiras. São uma boa alternativa e o resultado pode ser excelente.
Basta adicionar a água, o café e apertar um botão. Deve ainda seguir as mesmas recomendações presentes na embalagem.
Para medir o volume de água, use o próprio recipiente de vidro da cafeteira, vertendo a água no compartimento destinado a ela.
Coloque um filtro de papel na cesta e junte, então, o pó de café. Feche a tampa e, depois, basta apertar o botão de ligar. Agora, aguarde.
Quantidade máxima recomendada pela OMS
A Organização Mundial de Saúde (conhecida pela sigla OMS), que hoje é bastante reconhecida pela grande maioria das pessoas, recomenda como quantidade máxima de cafeína diária apenas 400mg.
Assim, a quantidade máxima de cafeína que deve ser ingerida por dia é de 400mg, o que equivale a dizer que se deve beber no máximo 2 a 3 chávenas de café por dia. Além desta referência base, é importante somarmos a este valor a quantidade de cafeína que está presente noutros produtos, muitos deles consumidos regularmente.
A cafeína também está presente noutros produtos, tais como: bebidas energéticas, refrigerantes, chocolates, determinados medicamentos, suplementos alimentares. Logo, se consome um ou mais destes produtos, deve reduzir o consumo de cafés por dia.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.