Início Cultura «Brejeiro» 10 palavras interessantes da língua portuguesa

«Brejeiro» 10 palavras interessantes da língua portuguesa

São apenas 10, mas no maior dicionário de português há mais de 306.949 palavras!... «Brejeiro» 10 palavras interessantes da língua portuguesa.

Brejeiro
«Brejeiro» 10 palavras interessantes da língua portuguesa

São apenas 10, mas no maior dicionário de português há mais de 306.949 palavras!… «Brejeiro» 10 palavras interessantes da língua portuguesa.

Aprender 10 palavras por dia pode parecer pouco, mas faz grande diferença no espaço de pouco tempo. Neste artigo, apresentamos 10 palavras, descontando aquelas que possam eventualmente conhecer, existem outras palavras que também deve conhecer, analisar a aprofundar. Assim, será uma forma de enriquecer os seus conhecimentos.

Poderá não aprender todas as palavras portuguesas (no maior dicionário de português, que é a 10ª edição do Dicionário de Moraes de 1948, estão 306.949 palavras!), mas seguramente que terá construído uma melhor versão de si, mais conhecedora. Prepare-se para este desafio!

«Brejeiro» 10 palavras interessantes da língua portuguesa

Estilete

Termo que vem de “estilo”+”-ete”, do latim stilu-, «ponteiro afiado para escrever em tabuinhas enceradas». Estilete é nome masculino que significa instrumento com lâmina fina e pontiaguda.

Na medicina, estilete é um instrumento cirúrgico para sondar feridas. Na botânica, estilete significa parte do carpelo, em regra filiforme, que liga o ovário ao estigma, nas angiospérmicas em que este não é séssil.


Leia também: «Óregãos» é erro de português?


Infinito

Termo que vem do latim infinītu-, com o mesmo significado. Infinito é adjetivo que significa que não tem fim ou limites; que é ilimitado. Este adjetivo também significa imenso, indefinido. Este adjetivo significa ainda incomensurável; inumerável.

Infinito é algo que é suscetível de aumentar incessantemente. Infinito é algo que é maior que toda a grandeza dada. Infinito é também nome masculino que significa o que não tem limites. Infinito significa também o tempo ou o espaço tomados em absoluto.

No sentido figurado, infinito significa Deus, o Absoluto, o Eterno. Na gramática, significa infinitivo.

Epiderme

Termo que vem do grego epidermís, «película que cobre a pele», pelo latim tardio epiderme-, com o mesmo significado. Epiderme é nome feminino que, na anatomia, significa parte externa da pele dos vertebrados, constituída por tecido epitelial, estratificado, que assenta sobre a derme. Epiderme também significa revestimento epitelial, simples, do corpo dos invertebrados.

Na anatomia, significa ainda parte externa, superficial, de alguns órgãos ou organismos. Já na botânica, epiderme é assentada celular que reveste a periferia de alguns órgãos vegetais, como o caule, as folhas, etc., das plantas vasculares.

Afoito

Termo que vem do latim fautu-, «favorecido». Afoito é adjetivo que significa corajoso; destemido. Afoito significa ainda atrevido.

Bargante

Termo que vem do castelhano bergante, com o mesmo significado, do italiano brigante, «bandido». Bargante é nome de 2 géneros que significa pessoa que age de uma forma desprezível; biltre.

Bargante significa também pessoa sem vergonha, de maus costumes; devasso, libertino.

Vexatório

Termo que vem do latim vexante,  com o mesmo significado. Particípio presente de vexāre, «vexar; inquietar». Vexatório é adjetivo que vem de “vexar”+-”tório”, vexante.

Vexatório é adjetivo de 2 géneros que significa que causa vergonha ou humilhação. Vexatório significa que oprime ou maltrata; afrontoso.

Brejeiro

Termo que vem de “brejo”+”-eiro”. Brejeiro é adjetivo que significa           próprio de garoto; gaiato. Brejeiro significa malicioso.

Este adjetivo significa ocioso; vadio; tunante. Brejeiro significa também ordinário, velhaco. Brejeiro é termo relativo a brejo.

Brejeiro é também nome masculino que significa indivíduo desonesto; patife. Também significa pessoa maliciosa. Outro significado para brejeiro é brincalhão.

Estigma

Termo que vem do grego stígma, stigmatós, «marca de ferro em brasa», pelo latim stigma, -ătis, «estigma; ferrete». Estigma é nome masculino que significa marca deixada por uma ferida; cicatriz, Estigma significa também marca infamante feita com ferro em brasa, aplicada antigamente a escravos e criminosos; ferrete. Estigma significa ainda mancha ou sinal cutâneo.

Na medicina, estigma significa ainda sinal persistente e característico de uma dada doença. No sentido figurado, estigma significa sinal vergonhoso, desonra, labéu. Também significa, no sentido figurado, perceção negativa associada a certo comportamento, característica, grupo.


Leia também: Língua Portuguesa: diz-se Obrigado ou Obrigada


Na botânica, estigma é parte do carpelo das angiospérmicas onde cai e germina o grânulo de pólen.

Na zoologia, estigma significa abertura no tegumento dos artrópodes que respiram por traqueias e que põe estas em comunicação com o exterior.

Já na religião, estigma (sendo mais comum ser usado no plural, estigmas) significa feridas criadas nas mãos, no peito e nos pés de alguns santos católicos, tidas como simbólicas da participação das suas almas na paixão de Cristo, pela similitude com as cinco chagas de Jesus crucificado.

Carpelo

Termo que vem do grego karpós, «fruto», pelo latim carpellu-, diminutivo de carpu-, «fruto». Carpelo é nome masculino que, na botânica, significa folha floral, fértil, produtora dos óvulos. Carpelo também significa invólucro da espiga do milho; folhelho.

Fruitivo

Termo que vem de “fruir”+”-tivo”. Fruitivo é adjetivo que significa que frui; que goza. Fruitivo é algo digno de se fruir. Fruitivo é delicioso; agradável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.