Início Cultura Língua Portuguesa: as palavras relacionadas com a COVID-19

Língua Portuguesa: as palavras relacionadas com a COVID-19

Confira as palavras relacionadas com COVID-19. Conheça melhor palavras como: vírus, epidemia, pandemia, mitigação, entre outras.

COVID-19
Língua Portuguesa: as palavras relacionadas com a COVID-19

Confira as palavras relacionadas com COVID-19. Conheça melhor palavras como: vírus, epidemia, pandemia, mitigação, entre outras.

Estamos num momento delicado das nossas vidas. O coronavírus colocou o planeta “de pernas para o ar”. A necessidade que temos de salvar muitas pessoas que tanto estimamos obriga-nos a agir de uma forma nunca vista em Portugal. “Ficar em casa” é algo que devemos todos respeitar. É um dever de todos nós cumprir essa ordem de forma a não conceder ainda mais poder ao vírus que domina o nosso planeta.

A epidemia assustou. Mas a pandemia tem demonstrado a capacidade do novo coronavírus se propagar com rapidez. O impacto em pessoas com o sistema imunitário fragilizado (idosos, pessoas com doenças oncológicas, … entre muitas outras) é brutal. Este vírus pode ser letal! Por isso, foi imposta uma quarentena, de forma a mitigar os efeitos do vírus, diminuindo a sua capacidade de contagiar.

O isolamento profilático a que estamos sujeitos permite prevenir e leva a que se diminua a probabilidade do vírus chegar às pessoas que tanto amamos e queremos proteger. Sabemos que os próximos tempos não serão fáceis, haverá uma forte recessão,… Mas, por agora, fique com palavras de português relacionadas com a pandemia de COVID-19.


Leia também: 7 palavras de língua portuguesa que mudaram de significado


As palavras relacionadas com a COVID-19

Epidemia

Do grego epidemía, com o mesmo significado. Palavra da medicina que é referente à ocorrência súbita de uma doença, especificamente infeciosa, que se dissemina rapidamente na população. Surgimento de diversos surtos da mesma doença em diferentes locais ou comunidades de uma ou mais regiões. Aumento súbito do número de casos de qualquer doença ou de qualquer fenómeno anómalo e negativo.

Epidemia é um termo que pode ser usado no sentido figurado, significando neste caso fenómeno generalizado, moda. Também, na mesma linha, adoção por um grande número de pessoas de um hábito ou de uma coisa censurável.

Mitigação

Termo do latim mitigatiōne, com o mesmo significado. Ato ou efeito de mitigar, de atenuar ou tornar mais brando. Mitigação é ainda a limitação da severidade ou dos efeitos nefastos de algo. Alívio; consolo. Na medicina, a fase de mitigação é referente ao estágio secundário na resposta a um surto epidémico, em que há cadeias de transmissão local e de transmissão comunitária identificadas.

Pandemia

Termo que vem do grego pãn, “todo” +dẽmos, “povo”+ ia. Esta palavra é um nome feminino que significa doença contagiosa que se dissemina a nível mundial; doença que ataca simultaneamente um elevado número de pessoas, dispersas por diversos países, em diferentes pontos do planeta.

Profilática

Do grego prophylaktikós, com o mesmo significado. Profilático é um adjetivo relativo à profilaxia. Medida profilática é uma medida preventiva: um isolamento profilático significa estar numa situação de afastamento do contacto com outros por parte de pessoa que, ainda que não se encontre doente, é considerada potencial portadora de doença contagiosa.

Quarentena

Do francês quarantaine, com o mesmo significado. Período de isolamento imposto a pessoas portadoras de doenças contagiosas. Período de quarenta dias.

Vírus

Termo que vem do latim virus, “veneno”. Este conceito proveniente da medicina e da biologia é uma denominação extensiva a diferentes agentes infeciosos submicroscópios causadores de diversas doenças em plantas, animais e seres humanos. Estes vírus são geralmente compostos por uma molécula de ácido nucleico revestida por um invólucro proteico e caracterizam-se pela ausência de metabolismo independente, sendo capazes de se replicarem apenas no interior de células vivas hospedeiras.

Um vírus pode ser uma substância venenosa, inoculada por alguns animais. No sentido figurado, também pode ser um termo para se referir à origem de um contágio moral. Na informática, a mesma palavra identifica um programa que é capaz de se copiar a si próprio e que interfere com o funcionamento normal de um computador. Exemplos de vírus são o do papiloma humano (vírus frequente que infeta a pele e algumas mucosas, podendo dar origem a lesões benignas. como as verrugas, ou malignas, e que se transmite por via sexual, na maioria dos casos) ou vírus sincicial respiratório (vírus frequente que constitui a principal causa da infeção do aparelho respiratório nos primeiros anos de vida).


Leia também: 10 palavras da Língua Portuguesa com diferentes significados


Recessão

Do latim recessiōne, com o mesmo significado, de recedĕre, afastar-se. Recessão significa recuo, retrocesso. Na economia, recessão é um termo que significa uma descida do nível da atividade económica ou diminuição do seu crescimento. É ainda uma fase descendente do ciclo económico, caracterizado pela contração da produção e da procura e pela descida dos preços.

Na astronomia, recessão significa um afastamento progressivo das nebulosas extragaláticas, origem da hipótese do Universo em expansão.

Esperança

Do latim sperantĭa (particípio presente neutro plural substantivado de sperāre, “esperar”). Confiança em conseguir aquilo que se deseja. Sentimento de crença no desenlace favorável de certa situação; otimismo.

No sentido figurado, pode ser usado para se referir a pessoa, entidade ou coisa em quem se deposita a expectativa de soluções ou de efeitos positivos. Ainda no sentido figurado pode ser usado no sentido de ilusão.

IMPORTANTE: “Andrà Tutto Bene” ou seja “Vamos todos ficar bem”!

Devemos aproveitar bem o tempo que temos neste contexto difícil. Estando com os nossos filhos, vítimas colaterais deste drama mundial, devemos dar-lhes toda a atenção e carinho que tanto merecem. Se fizermos com eles atividades, como pintar um arco-íris, percebemos que há esperança!…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.