Uma paisagem arrebatadora proporcionada por umas cascatas de perder o fôlego. Saiba o que o trilho de Fisgas do Ermelo lhe reserva!
Se é fã de Natureza, trilhos e, sobretudo, cascatas, então as Fisgas de Ermelo em Mondim de Basto são o destino certo para si. A paisagem é belíssima e, pelo caminho, até há lagoas onde pode banhar-se e fazer uma paragem. O trajeto é exigente, mas não demora muito tempo a chegar ao destino. Saiba mais.
As vertiginosas Fisgas do Ermelo e o seu fantástico trilho
Para começar a sua aventura, deve deslocar-se até à serra do Alvão. As Fisgas do Ermelo ficam a uns impressionantes 200 metros de altitude, não muito longe de outras cascatas icónicas, as Cascatas do rio Olo.
A partir das Fisgas do Ermelo consegue contemplar uma paisagem única, tendo uma vista privilegiada sobre o Monte Farinha.
Siga o trilho
Como já dissemos, para chegar a elas, há que percorrer um trajeto circular que, embora curto (12,5 km), é difícil. O percurso está sinalizado, por isso é só preciso ter força de vontade, calçado confortável e muita água na mochila.
O ponto de partida é na aldeia de Ermelo (coordenadas GPS N41º21’37” W07º53’21”), perto da Igreja Paroquial. No início, o desafio é atravessar a aldeia, de modo que possa admirar as casas tradicionais em xisto e ardósia. Depois, dirija-se até à Ribeira de Fervença, atravesse e vá pela estrada florestal, devidamente indicada.
Miradouro Alto da Cabeça Grande
Agora, vai começar a custar! É que a partir deste ponto tem de subir até ao Miradouro Alto da Cabeça Grande, um desnível de 400 metros em 3 km. A nossa sugestão é que evite as horas de maior calor. Vá-se hidratando e, claro, pare para descansar, sempre que sentir necessidade.
Até porque antes de chegar àquele miradouro, há outros de que pode usufruir, como é o caso do Miradouro da Lomba do Bulhão, de onde já vê os desfiladeiros e as ambicionadas cascatas das Fisgas do Ermelo. Não se esqueça de estar sempre com chapéu e de ir repondo o protetor solar.
O Miradouro do Alto da Cabeça Grande é absolutamente deslumbrante. Admire as cascatas e as lagoas e aproveite para banhar-se nas Piocas de Cima, enquanto não alcança as Fisgas do Ermelo.
Cancela do Miradouro
Mas não se distraia, porque ainda não atingiu a meta e, por muito que tudo já pareça magnífico, ainda há mais coisas para ver. Siga a área florestal que se estende em paralelo com o rio Olo.
Contorne a margem esquerda do rio, visite a aldeia de Varzigueto e páre para comer alguma coisa, se a barriga já der horas! Atravesse, agora, o rio, rumo à Cancela do Miradouro, de onde pode admirar o Monte Farinha.
Fisgas do Ermelo
Já está cansado? Nós compreendemos. Mas a boa notícia é que a parte mais difícil do trilho já passou. Portanto, agora é só descer até ao Miradouro das Fisgas do Ermelo e admirar as suas majestosas cascatas.
Depois, se já estiver muito cansado, pode finalizar o trajeto retornando à Aldeia de Ermelo. Caso contrário, pode ainda deslocar-se até às Piocas (não de Cima, mas de Baixo), umas piscinas naturais absolutamente incríveis. Neste caso, deve depois descer até ao rio e atravessar a ponte da Abelheira.
Informações úteis
Como o trilho é exigente, convém fazê-lo em dias ou horas menos quentes não só para que o passeio seja mais agradável, como mais seguro, prevenindo problemas como insolações ou desidratações.
Além disso, deve ir equipado para uma caminhada, com direito a mergulhos pelo caminho, devendo por isso levar consigo:
– Calçado e roupa para caminhada;
– Água, fruta, sandes e bolachas;
– Sacos para o lixo;
– Mochila leve e espaçosa;
– Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
– Fato de banho;
– Telemóvel ou máquina fotográfica para registar a paisagem arrebatadora que vai encontrar.
Leia também:
- Praia do Ribeiro do Cavalo: como chegar a este paraíso secreto
- Buracas do Casmilo: o segredo escondido da Serra do Sicó
- Os melhores trilhos e percursos do Parque Nacional da Peneda-Gerês
NCultura
Se gostou do nosso artigo, deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…