No nosso país, há aldeias e vilas que são destinos imperdíveis. São as encantadoras aldeias presépio em Portugal, pitorescas e fascinantes.
Há em Portugal destinos rurais de excelência. Há aldeias portuguesas que são verdadeiros tesouros. Apresentam um conjunto de atrações imperdíveis. Em aldeias e vilas de Portugal, há um património vasto e diversificado que devemos estimar mais.
Muitos destes destinos rurais são, frequentemente, repositórios de preciosidades. Há diversas estórias e muitas memórias que são fundamentais e que dizem muito sobre o nosso país e que devem valorizadas para que a história não se esqueça.
A cultura popular e as tradições presentes nestas aldeias e vilas são um património que merece ser preservado. Estas aldeias e vilas são encantadoras por si só. No entanto, têm ainda a vantagem de fazerem parte de cenários deslumbrantes. A beleza natural que circunda as aldeias torna estes destinos rurais lindíssimos e memoráveis. A sua imagem é tão mágica que temos a sensação que estamos perante um presépio de Natal!
Estes locais perfeitos para uma escapadinha de sonho podem ser visitados ao longo do ano todo, proporcionando sempre uma experiência distinta, com paisagens únicas que permitem que se tirem fotografias que irão parecer autênticos postais ilustrados.
No nosso país, há aldeias e vilas que são destinos imperdíveis, tão fascinantes e pitorescos que fazem lembrar o postal de um presépio de Natal.
As encantadoras aldeias presépio em Portugal
1 – Cabeça
Esta aldeia tem um nome peculiar. Cabeça é o nome de uma aldeia de pequenas dimensões que gera em nós grandes emoções. Esta aldeia está localizada no concelho de Seia.
Esta aldeia de Montanha é conhecida por ser a Aldeia de Natal mais ecológica do país. Além de estar enquadrada num cenário digno de um presépio, em Cabeça realiza-se uma festa singular no nosso país.
A povoação local tem uma particular devoção pelo Natal. Os habitantes da aldeia decoram o espaço com enfeites especiais. Os habitantes de Cabeça apenas recorrem a enfeites produzidos a partir de materiais naturais. Portanto, os elementos decorativos são feitos pelos próprios habitantes.
O resultado é magnífico. A aldeia apresenta-se particularmente encantadora nesta época do ano. Além dos habitantes criarem uma aldeia de Natal sustentável e ecológica, Cabeça é também a primeira aldeia led do país, tendo investido em medidas que asseguram maior eficiência energética ao nível da iluminação pública. Esta medida revela uma grande preocupação dos moradores em assumirem uma maior responsabilidade ambiental.
2 – Foz d’ Égua
Esta aldeia presente na freguesia de Piódão é conhecida como a aldeia Hobbit. Foz d’ Égua encontra-se presente num cenário deslumbrante. As casas da aldeia Foz d’ Égua são todas feitas de xisto e de lousa.
Estas casas são parte de uma imagem verdadeiramente memorável. Todos os que por lá passam sentem que estão num local mágico.
Estas casas são escuras. No entanto, apresentam uma beleza incomum que se integra perfeitamente na Natureza que envolve Foz d’ Égua, uma vez que a vegetação densa da serra que contribui para tornar a aldeia particularmente pitoresca.
Há ainda a destacar as pontes de xisto. Tratam-se de elementos que tornam o local ainda mais fascinante. As vistas sobre a belíssima Serra do Açor são únicas e inesquecíveis.
3 – Belver
A aldeia Belver está presente do município do Gavião, que integra o distrito de Portalegre. Esta aldeia é uma pérola cintilante presente na bela região do Alentejo. Nesta terra encantada e encantadora, a aldeia de Belver destaca-se pela presença do seu ex-líbris, o seu imponente castelo.
Esta aldeia apresenta-nos um conjunto de atrações (Igreja Matriz de Belver, a Capela de São Brás, Ermida de Nossa Senhora do Pilar, Anta do Penedo, Praia Fluvial do Alamal) que faz com que Belver se torne num destino formidável para uma escapadinha.
A presença da ribeira no cenário permite dar um toque distinto à paisagem. A beleza de Belver é verdadeiramente deslumbrante. Ela reúne uma série de elementos que faz com que se pareça com um presépio em tamanho real.
4 – Piódão
A Aldeia Histórica de Piódão foi uma vencedora das 7 Maravilhas de Portugal, um prémio justo, pois trata-se mesmo de uma aldeia maravilhosa. Esta aldeia presente no concelho de Arganil é conhecida como a Aldeia Presépio, algo que por si só justifica a presença nesta lista.
Esta aldeia encantadora é bastante famosa. Piódão é conhecida como uma das aldeias mais bonitas de Portugal. As semelhanças com um presépio são claras e ajudam a contribuir para o sucesso e popularidade desta aldeia.
As casas presentes em Piódão estão distribuídas pela vila de uma forma particular. As casas de Piódão apresentam as portas e portadas típicas, com as pinturas tradicionais, de azul.
Os telhados destas casas, em ardósia, revelam-se outro elemento que facilmente se destaca. A iluminação desta aldeia torna o cenário ainda mais encantadora durante a noite. Esta aldeia reúne um conjunto de caraterísticas que a tornam num destino único, imperdível.
Se visitarmos Piódão à noite, podemos contemplar um contraste dos tons escuros sobressaindo a iluminação da aldeia. A beleza deste cenário é absolutamente arrebatadora e inesquecível.
5 – Monsaraz
Monsaraz é uma vila alentejana medieval. Esta vila tem uma longa história. Monsaraz é uma das mais antigas povoações do nosso país. A maioria das construções desta vila são feitas de xisto e de cal.
O Castelo de Monsaraz é o ex-libris local. Este castelo quinhentista foi erguido por indicação de D. Dinis. Posteriormente, o castelo passou a praça de touros e, atualmente, serve como palco de eventos, nomeadamente do festival da aldeia, concertos, entre outros…
O castelo pode servir como miradouro sobre a maravilhosa barragem do Alqueva. Ele é protagonista de um cenário encantador. Monsaraz é uma vila de outra era, que proporciona uma experiência semelhante a viajar no tempo.
Esta vila reúne um conjunto de atrações que a torna num destino formidável. Monsaraz é uma vila encantadora e pitoresca que seduz todos os que a visitam.
Leia também:
- 4 aldeias escondidas e apaixonantes perto de Lisboa
- As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo
- 12 incríveis aldeias abandonadas em Portugal
6 – Benfeita
Benfeita é uma das “aldeias brancas” que integram a Rede das Aldeias do Xisto. Esta aldeia revela-se um destino fantástico para uma escapadinha. Benfeita encontra-se no concelho de Arganil e é conhecida por ser é a única aldeia no Mundo que exalta a paz com uma torre, um sino e um relógio.
Esta aldeia está enquadrada num local particularmente encantador. Ela está situada entre Côja e a Paisagem Protegida da Serra do Açor, estando ainda próxima da Fraga da Pena e da Mata da Margaraça, que é conhecida por ser uma das florestas caducifólias mais importantes de Portugal.
Por isso, esta aldeia tem caraterísticas particulares. Benfeita é uma aldeia que parece um verdadeiro presépio. Esta aldeia está apetrechada com tudo aquilo a que tem direito. Entre as atrações locais estão: a Igreja, os lagos com pontes, o poço e, claro, as casas de alvenaria. Estas são apenas algumas das atrações que poderá encontrar em Benfeita.
7 – Marialva
Marialva é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Esta aldeia apresenta uma beleza incomum. Marialva está presente na Beira Alta. Esta aldeia integra o concelho de Mêda, na Guarda. Marialva desenvolve-se a partir do penedo granítico até à planície. O cenário onde Marialva está inserida é verdadeiramente encantador.
A aldeia Marialva tem ainda como atração uma antiga estrada romana que se encontra preservada. Há ainda a curiosidade de Marialva ter uma história que se liga à história da família dos Távora.
O castelo local é o ex-libris de Marialva. Ele foi mandado reconstruir por D. Sancho I no ano de 1200. As ruas de Marialva estão ladeadas por edifícios que permanecem resistentes aos efeitos da passagem do tempo. Há ainda construções religiosas que são atrações imperdíveis, como a Igreja de Santiago ou a Igreja de São Pedro.
Outro dos destaques de Marialva vai para a Cisterna Quinhentista. Este elemento foi muito importante, pois permitia abastecer a aldeia com água. Marialva encontra-se presente num espaço territorial particularmente encantador, por isso é a última aldeia presépio da nossa lista.