Pelo mundo existem espaços verdadeiramente magníficos que deslumbram quem as visita. Descubra quais são as catedrais mais belas do mundo.
O termo catedral remete para um edifício cristão que funcionava como sede da diocese. Atualmente, estas igrejas são, frequentemente, uma atração turística, já que tem predicados arquitetónicos e artísticos que não deixam ninguém indiferente, seja crente ou não.
A história por detrás destas construções também é outro ponto de interesse que não deixa ninguém indiferente e, por isso, decidimos reunir as catedrais mais fascinantes de todo o mundo.
As catedrais mais belas do mundo
1 – Catedral de Milão, Itália
Foi em 1386, por ordem do arcebispo Antonio da Saluzzo, que esta fantástica catedral começou a ser construída. Porém, só em 1965, ela foi dada como totalmente concluída. Esta é a sede da Arquidiocese de Milão e um excelente exemplar do melhor do gótico europeu.
2 – Catedral de São Basílio, Moscovo, Rússia
Esta catedral fica na emblemática Praça Vermelha de Moscovo. Atualmente, o seu uso não é normalmente religioso, mas sim museológico.
3 – Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral), Londres, Inglaterra
Depois de um grande incêndio que afetou a cidade de Londres, o arquiteto Sir Christopher Wren foi instruído a desenhar uma nova Catedral de São Paulo no mesmo local onde existia a construção primitiva, de gosto gótico. A partir deste edifício, é possível admirar paisagens magníficas da cidade.
4 – Catedral de Notre-Dame de Reims, França
Uma das catedrais mais famosas de todo o mundo data do século XIII e é um excelente exemplar do gosto gótico. Apesar de ser pertença do governo francês, a Igreja Católica continua a usar o espaço que, ao longo dos anos, tem sido alvo de vários restauros.
5 – Catedral Metropolitana da Cidade do México
A construção desta catedral remonta ao período da conquista dos astecas pelos espanhóis. O seu interior é preenchido por abóbadas elevadas, enquanto de fora merecem destaque as duas torres sineiras com 25 sinos.
Numa das torres, havia uma caixa que guardava uma série de talismãs religiosos que tinham como função proteger a igreja.
6 – Catedral de Sevilha, Espanha
Esta igreja está classificada como Património Mundial da UNESCO e é considerada a maior igreja gótica do mundo. Foi edificada no século XV e veio substituir uma antiga mesquita que era usada pelos cristãos espanhóis. O edifício está repleto de pedras ornamentais e tem quase 100 capelas no seu interior.
7 – Basílica-Catedral de Notre-Dame, Canadá
Depois da primeira catedral ter sido destruída por um incêndio, durante a Batalha de Quebec, na Guerra dos Sete Anos, esta nova catedral ergue-se na parte antiga de Quebec e serve de destino de peregrinação.
8 – Catedral de Winchester, Inglaterra
Esta é uma das maiores catedrais de Inglaterra e preserva elementos que datam do século XI. Aqui, encontram-se os túmulos da escritora Jane Austen e do Rei William II de Inglaterra.
9 – Catedral de Alexandre Nevsky, Bulgária
Esta é uma catedral ortodoxa oriental búlgara, a qual foi erguida entre 1882 e 1912. O seu interior maravilha, conservando as relíquias do guerreiro medieval de Kiev São Alexandre Nevsky, Príncipe de Novgorod, assim como uma coleção de ícones ortodoxos pertencentes à Galeria Nacional de Arte da Bulgária.
10 – Catedral de Santiago de Compostela, Espanha
Esta Catedral é indissociável dos famosos Caminhos de Santiago. Este edifício guarda as relíquias de Santo Teodoro e de Santo Atanásio, assim como os restos mortais de reis medievais.
11 – Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Brasília, Brasil
Esta catedral foi erguida entre 1958 e 1970 e é da autoria de Oscar Niemeyer. O espaço tem capacidade para acolher 4.000 fiéis. No interior, existem estátuas de anjos e um telhado em vidro que deixa observar o céu.
12 – Catedral de Notre-Dame de Paris, França
Outra catedral icónica que, recentemente, foi notícia devido a um incêndio que afetou o seu interior. Ainda assim, continua a guardar obras de arte e relíquias valiosas.
13 – Catedral de Colónia, Alemanha
Com um estilo gótico distinto, esta catedral gótica é a quinta igreja mais alta do mundo e considerada património da humanidade desde 1996. Neste espaço, pode ainda visitar-se o Santuário dos Três Reis.
14 – Basílica de São Pedro, Vaticano
Esta é, claramente, a catedral católica mais relevante e visitada de todo o mundo. No seu interior, há obras de Bernini e uma incrível cúpula adornada pelas mãos de Miguel Ângelo. A catedral fica na também famosa Praça de São Pedro, a qual foi projetada por Bernini.
15 – Catedral Nacional de Washington, Estados Unidos da América
A construção desta catedral data do século XX e é uma ótima representante do estilo neogótico. Aqui decorreram os funerais de quatro presidentes americanos e do falecido senador John McCain, entre outros ilustres.
16 – Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Brasil
Esta é uma catedral extraordinariamente imponente. A sua torre tem 100 metros e a sua cúpula 70 metros de altura e 78 de diâmetro. A sua superfície total ocupa uns impressionantes 12.000 metros quadrados.
17 – Catedral de São João, o Divino, Nova Iorque
Esta catedral encontra-se na zona Norte da Ilha de Manhattan, em Nova Iorque. É considerada a maior catedral anglicana de todo o mundo. Grande parte do edifício foi realizada entre 1892 e 1941. Porém, ainda é alvo de alguma sobras e acrescentos.
Tem 11.200 metros quadrados de superfície.
18 – Basílica de Nossa Senhora de Lichen, Polónia
Esta catedral só foi concluída em 2004, tendo sido consagrada pelo Papa João Paulo II. Além dos seus impressionantes 10.090 metros quadrados, a sua cúpula central também tem impacto com os seus 98 metros e com a sua torre que chega aos 141 metros.
19 – Catedral de Liverpool, Inglaterra
Outra catedral icónica com o seu tom vermelho e estilo neogótico. Austera e com dimensões que a tornam imponente, esta catedral saiu das mãos de Giles Gilbert Scott, que também foi autor da central elétrica Battersea e das míticas cabines de telefone vermelhas inglesas.
20 – Catedral da Santíssima Trindade, Fátima, Portugal
Este é um destino de peregrinação português, cuja catedral tem um enorme impacto em quem a visita. Com linhas modernas e uns incríveis 8.700 metros quadrados de superfície, este santuário acolhe milhares de fiéis, todos os anos.
De todas estas catedrais, quantas já conhecia? E quantas já visitou?
Muito diferentes, pois cada uma pertence a períodos de construção distintos, estes edifícios têm em comum o facto de maravilharem e deslumbrarem quem as visita e fica a conhecer o seu exterior e interior.
Crentes ou não crentes, estas construções são exemplares arquitetónicos e artísticos que não deixam ninguém indiferente.
Leia também:
- Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal?
- A mítica Capela do Senhor da Pedra
- 5 igrejas em Lisboa que tem mesmo de visitar
NCultura
Se leu e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…