Saiba quais são as melhores praias para cães em Portugal. Conheça 6 opções de excelência para poder levar o seu melhor amigo.
O nosso país é pequeno em comparação com o território de outras nações europeias relevantes. Contudo, apesar das suas dimensões reduzidas, há diversas praias fantásticas. Ao longo dos 850 quilómetros de costa atlântica, presentes no país, existem praias fantásticas. No entanto, nem todas elas são boas opções para levar os amigos de quatro patas.
Quem tem um patudo como animal de estimação sabe que é uma felicidade para ambos poder passear pelos areais. No presente artigo, damos-lhe a conhecer seis praias “pet friendly”, praias adequadas para cães que asseguram todos os cuidados que se devem ter. Estas praias têm zonas específicas, adaptadas pelos municípios, de forma a que os patudos gozem ao máximo.
Nestas praias, encontram áreas devidamente assinaladas à entrada que colocam à disposição equipamentos específicos para animais. Nestas praias “pet friendly”, pode encontrar dispensadores de sacos, pode encontrar caixotes do lixo para dejetos, existindo até bebedouros para os animais. Portanto, será um dia perfeito!
As 6 melhores praias para cães em Portugal
- Praia dos pescadores, Oeiras
- Praia do Portinho da Areia Norte, Peniche
- Praia do Coral, Viana do Castelo
- Praia Suave Mar, Esposende
- Praia da Ramalha Sul, Esposende
- Praia das Amoreiras, Torres Vedras
1 – Praia dos pescadores, Oeiras
A Praia dos Pescadores encontra-se junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos. Esta é uma das praias “pet friendly” portuguesas, desde junho de 2020. Aqui, poderá fazer-se acompanhar do seu melhor amigo, o patudo.
A Praia dos Pescadores tem uma área limitada para as pessoas que se façam acompanhar por animais de estimação. Esta praia é sujeita a uma limpeza regular e encontra-se equipada com um bebedouro e um dispensador de sacos para dejetos caninos.
No entanto, para levar o amigo de quatro patas a banhos é indispensável que as condições de higiene e de convivência estipuladas pelo Município de Oeiras sejam garantidas.
O seu pet deve usar coleira ou peitoral e açaime ou trela.
O animal poderá passear pelo areal, mas depois é obrigatório o dono recolher os dejetos. O dono deve ter em sua posse o Documento de identificação do Animal de Companhia (DIAC), Passaporte do Animal de Companhia (PAC) ou Boletim Sanitário de Cães e Gatos.
2 – Praia do Portinho da Areia Norte, Peniche
A praia do Portinho da Areia Norte encontra-se em Peniche, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro. Esta foi a primeira praia de Portugal a permitir a permanência e a circulação de cães. No entanto, deve ter-se em consideração que é obrigatória a utilização de trela.
Também deve usar açaime, nomeadamente se o cão for potencialmente perigoso. Nesta praia, poderá encontrar dispensadores de sacos para os dejetos do animal e também caixotes do lixo.
3 – Praia do Coral, Viana do Castelo
Poderá encontrar outra praia para passear com o seu animal de estimação mais a norte, mais precisamente em Viana do Castelo. Na Praia do Coral, poderá passear o seu patudo sem receio de penalizações. Só terá de cumprir as regras que a autarquia estipulou.
Os animais devem estar sempre acompanhados dos donos (preferencialmente, com trela) e têm de usar coleira ou peitoral. Os cães de raças consideradas perigosas têm a obrigação de usar açaime.
Na Praia do Coral, poderá encontrar caixotes de lixo e sacos para os dejetos dos animais. Eles estão espalhados ao longo do areal para que os dejetos possam ser recolhidos pelos donos.
4 – Praia Suave Mar, Esposende
A Praia Suave Mar é uma das duas praias do concelho de Esposende onde poderá ir com o seu patudo. O espaço “pet friendly” para onde pode levar o seu patudo a banhos encontra-se entre a Praia Suave Mar Norte e a Praia de Cepães.
Este espaço está devidamente equipado para assegurar a melhor experiência com o seu animal de estimação. Existem depósitos para recolha de dejetos e pontos de água.
Os cães só podem aceder a esta praia, se estiverem identificados e licenciados na Junta de Freguesia da sua área de residência. Além disso, o patudo deve usar coleira, peitoral ou açaime e trela.
5 – Praia da Ramalha Sul, Esposende
A outra praia para cães do concelho de Esposende é a Praia da Ramalha Sul, que se situa na vila de Apúlia. Assim, poderá levar o seu patudo a esta praia, mais especificamente na parte sul da Praia da Ramalha. Ela encontra-se devidamente equipada com sinaléticas com divulgação das normas de uso e de circulação.
Na parte sul da Praia da Ramalha, poderá encontrar dispositivos para dejetos caninos e bebedouros. Só necessita de cumprir as regras estipuladas (semelhantes às existentes na Praia Suave Mar) para aproveitar da melhor forma um dia de praia com o seu animal de estimação.
6 – Praia das Amoreiras, Torres Vedras
Esta praia está localizada em Santa Cruz. A Praia das Amoreiras tem todas as condições para que o seu patudo se sinta bem-vindo. A Câmara Municipal de Torres Vedras disponibiliza tudo o que os cães precisam para um dia de praia perfeito.
Há bebedouros nesta praia. Há também dispensadores de sacos para que os donos possam assegurar parte da limpeza da praia. No entanto, há outro destaque, existem abrigos para os animais que se encontram decorados como as típicas barracas de praia desta zona.
Leia também:
- As melhores praias de Sesimbra a uma hora de Lisboa
- As 5 melhores praias fluviais do Alqueva
- As melhores praias fluviais do Norte: 11 praias fantásticas!
NCultura
Se leu “As 6 melhores praias para cães em Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…