Conheça as 6 melhores plantas para a casa de banho e prepare-se para dar um toque de natureza e estilo ao seu espaço de bem-estar favorito.
Neste artigo, vamos abordar quais as 6 espécies de plantas ótimas para se ter na casa de banho, já que estas plantas, além de darem um aspeto mais natural e moderno à divisão, também conseguem melhorar o ambiente e o ar onde estão colocadas.
Como existem inúmeras plantas de interiores, há bastantes plantas que podem ser escolhidas e colocadas na sua casa de banho. Algumas destas plantas podem decorar esteticamente esta divisão da casa, assim como podem melhorar o ambiente e o humor.
Elas aumentam a criatividade e, ao mesmo tempo, reduzem o ‘stress’ diário, de uma forma natural. As espécies de plantas que vamos mencionar neste artigo conseguem também filtrar, remover e absorver as toxinas que podem estar a circular nesta divisão da nossa casa.
As casas de banho são lugares totalmente desvalorizados para se colocar plantas de interiores. Contudo, são variadíssimas as espécies de plantas que prosperam nos ambientes (quentes e húmidos) das casas de banho. Estes ambientes reproduzidos nas casas de banho são quase como que uma mini cópia de um ecossistema, ou melhor, de um ‘habitat’ nativo e tropical de muitas destas plantas.
Para os novatos que estão agora a entrar no universo das plantas de interiores, o ambiente de uma casa de banho pode ser bastante favorável e até ajudar a manter as suas primeiras plantas vivas durante um período prolongado.
Pode decorar a sua casa de banho com plantas, dando-lhe um aspeto mais moderno, natural ou dando até a sensação de que se encontra num ‘spa’. Contudo, é muito importante e significativo que verifique se a quantidade de luz natural é suficiente para uma planta sobreviver e prosperar. Se a resposta for positiva, não receie, nem hesite em colocar alguma das plantas que lhe vamos indicar mais abaixo na sua casa de banho.
Dicas importantes para cuidar das suas plantas de interior
Independentemente se vai colocar alguma destas plantas na sua casa de banho ou em qualquer outra divisão da sua casa, existem algumas sugestões de como tratar das plantas e mantê-las saudáveis e bonitas, especialmente se se trata de um novato nesta matéria.
Vale a pena realçar que as sugestões de rega aqui deixadas são apenas estimativas. Não existe nenhuma fórmula infalível para regar as plantas, até porque há fatores que não controlamos, como as estações do ano e a quantidade de água recebida pelas plantas que também difere neste sentido.
Duas dicas principais quando se trata de rega de plantas
- Menos é mais, isto é, mais vale regar com pouca água do que exagerar na abundância do líquido e alagar a planta. Lembre-se que é mais simples e prático adicionar um pouco mais de água do que retirar o excesso de água de um vaso onde está inserida a planta.
- Verifique e examine as suas plantas diariamente, observe e sinta o seu solo e começará atempadamente a compreender os sinais que a planta nos indica de quando necessita de ser regada.
As 6 melhores plantas para a casa de banho
Aloé Vera
A famosa aloé vera, que toda a gente conhece, é usada para diferentes fins e tem imensos benefícios.
O extrato do gel retirado do interior da Aloé vera, com as suas propriedades cicatrizantes, serve, por exemplo, para o tratamento de pequenas queimaduras e ajuda a aliviar o ardor na pele e a reduzir eczemas.
Esta planta também filtra naturalmente algumas toxinas como o formaldeído e o benzeno, purificando assim o local onde foi colocada.
Cuidados básicos a ter com a planta: esta planta prefere ficar em locais ensolarados ou lugares que recebam a luz solar de forma indireta. Relativamente à rega, esta planta é fácil de cuidar, pois não precisa de muita água, já que é uma planta considerada à prova de seca. Esta é uma espécie de planta suculenta, ou seja, armazena água em quantidades muito superiores às das plantas normais.
Bambu da sorte
O bambu da sorte é outra planta bastante popular, especialmente no continente asiático e particularmente na tradição chinesa. Ela é usada em interiores há milénios, sobretudo no Feng Shui (ciência ancestral chinesa para organizar e harmonizar a nossa casa e a nossa vida), que nos diz que esta planta é uma fonte de energia positiva e de boas vibrações.
Esta planta é uma das plantas mais indicadas para se ter na casa de banho, devido ao seu gosto por lugares com muita humidade.
Como curiosidade, e ainda que seja chamada de bambu, tecnicamente esta espécie de planta pertence à espécie Dracaena, da família das Liliáceas.
Cuidados básicos a ter com a planta: O bambu da sorte é uma das plantas ideais e mais acertadas para pessoas novatas nesta área ou para pessoas que têm uma vida mais ocupada, sem muito tempo livre para cuidar das plantas. Isto, devido à sua excelente resistência. Apenas necessita de ser regada uma única vez por semana.
Espada de São Jorge
Tecnicamente designada de sansevieria trifasciata, é popularmente referida como Espada de São Jorge, devido ao facto das suas folhas serem compridas, afiadas e pontiagudas que se assemelham a uma espada.
Relativamente às suas características e capacidades, esta bela planta originária do continente africano é uma excelente purificadora de ar, capaz de reter e absorver alguns agentes tóxicos que se deslocam no ar como o benzeno e o formaldeído, melhorando assim a qualidade do ar dentro do local onde foram colocadas.
Cuidados básicos a ter com a planta: A Espada de São Jorge é conhecida por ter a capacidade de passar longos períodos sem água. É a planta ideal para os mais esquecidos ou para os novatos nestas lides.
Gardénia
A Gardénia é uma espécie de planta bastante procurada, devido à sua fragrância, beleza e delicadeza.
É uma planta que se dá perfeitamente bem nos ambientes de exterior e de interior, mas igualmente nas casas de banho, já que esta planta aprecia ambientes mais húmidos e quentes.
As gardénias, com as suas flores bastante perfumadas, funcionam como um ambientador natural. Escusa de ter um ambientador artificial.
Cuidados básicos a ter com a planta: O único senão desta planta é que ela necessita de bastante luz solar, mas se a sua casa de banho tiver janelas ou postigos que possibilitem a entrada de luz, não há problema em colocá-la lá.
Ninho-de-passarinho
Originais do continente asiático, o Ninho-de-passarinho, também conhecido como asplénio, é uma das espécies indicadas para se ter na casa de banho, devido à sua capacidade de prosperar e crescer em ambientes com humidade.
Com as suas longas e onduladas folhas num verde brilhante, dão um ar mais natural e agradável à sua casa de banho e vão crescer de forma saudável, precisamente porque prospera com a humidade.
Cuidados básicos a ter com a planta: Esta espécie de planta necessita de luz solar indireta e que seja regada uma vez por semana.
Tillandsia
As Tillandsias são epífitas, ou seja, na Natureza crescem sobre outras plantas e geralmente em cima de árvores. Assim sendo, esta espécie em vez de receber água através das suas raízes, a Tillandsia usa as suas folhas para absorção de água e humidade, perfeitas para as casas de banho.
Esta planta é bastante resistente e tolera condições mais adversas. Contudo, prefere locais com luz solar de forma indireta e locais com elevados índices de humidade.
Cuidados básicos a ter com a planta: Esta planta necessita, como já mencionado, de luz solar indireta, mas consegue tolerar ou resistir a algumas horas de luz solar direta. Relativamente à rega, pode regá-la diariamente.