Uma viagem pelos sons e significados que conectam biliões de pessoas! Conheça as 17 línguas mais faladas em todo o mundo! Existem milhares e milhares de línguas em todo o mundo, algumas das quais até em risco de extinção, devido ao diminuto número de falantes ainda vivos.
Mas, dos mais de 7 mil idiomas falados em todo o globo, existe um pequeno número de línguas que é falado por uma enorme quantidade de pessoas e é este pequeno grupo que vamos aqui apresentar. Deixamos-lhe a lista das 17 línguas mais faladas no planeta, segundo a Statistics and Data.
As 17 línguas mais faladas em todo o mundo
Os dados são relativos ao ano de 2023, mas ainda se mantêm atuais. Estes são idiomas mais falados em todo o mundo e há uma questão que certamente já fez: estará a língua portuguesa na lista? Pois há que continuar a ler para o descobrir…
17 – Turco
Língua oficial da Turquia, o idioma turco é falado por cerca de 70 milhões de pessoas só na Turquia, mas em menor quantidade também existem populações no Chipre, Bulgária, Grécia, Roménia e Macedónia a usar esta língua. Isto, porque estes países chegaram a pertencer ao império otomano.
- Falantes nativos: 82,2 milhões
- Total de falantes: 88,1 milhões
16 – Telugu
Telugu, telugo ou télugo é uma língua dravídica (ou dravidiana), uma família linguística que inclui aproximadamente 73 línguas faladas no sul da Índia. A sua situação é ativa com um total de cerca de 95.000.000 falantes, sendo que 82.966.790 usam este idioma como língua mãe e 13.015.000 como segunda língua. Telugu possui ainda 4 diletos e a sua escrita deriva do Brami.
- Falantes nativos: 82,7 milhões
- Total de falantes: 95,7 milhões
15 – Marata
O marata ou marati é uma língua falada na Índia, mais concretamente em Maharashtra, na costa central do ocidente indiano. Este idioma é falado por cerca de 90 milhões de pessoas, sendo uma língua indo-europeia com um alfabeto devanagari, que faz parte da família Brahmica de escritas da Índia.
- Falantes nativos: 83 milhões
- Total de falantes: 99,1 milhões
14 – Naijá (Nigerian Pidgin)
O idioma oficial na Nigéria é o inglês, mas o Naijá é uma língua híbrida, surgida da mistura dos nativos locais com o inglês e que serve de língua franca na Nigéria. Com léxico gramatical inglês, este idioma abrange outras línguas indígenas como o Igbo ou o Ioruba. Este idioma é ainda usado comercialmente por cerca de 30.000.000 de pessoas como língua materna e por cerca de 65.000.000 pessoas como segundo idioma.
- Falantes nativos: 70 milhões
- Total de falantes: 120,7 milhões
13 – Japonês
A língua japonesa é um idioma do leste asiático de origens japónicas, falado por cerca de 125 milhões de pessoas, principalmente no Japão, onde é a língua oficial.
A escrita japonesa atual faz uso de três estilos de escrita diferentes: o Kanji que são ideogramas de origem chinesa mais o uso de dois silabários, conhecidos como Katakana e Hiragana.
Existe uma vasta variedade de dialetos no Japão, devido ao terreno montanhoso da ilha, assim como ao longo isolamento interno e externo deste país asiático.
- Falantes nativos: 125,3 milhões
- Total de falantes: 125,4 milhões
12 – Alemão
O alemão, além da língua oficial da Alemanha, tem falantes em países como Suíça, Áustria, Hungria, República Checa, entre outros. A língua alemã é ainda conhecida por ter palavras extremamente longas. A composição ou união de palavras para formar uma nova palavra é uma das particularidades mais relevantes deste idioma.
Curiosamente, o alemão é uma língua de muitos dialetos, tendo grandes variações na língua, mesmo dentro da Alemanha. O alemão é um idioma com origem indo-europeia, com algumas semelhanças com o inglês. Contudo, é uma língua considerada difícil de aprender.
- Falantes nativos: 75 milhões
- Total de falantes: 134,6 milhões
11 – Indonésio
O indonésio ou bahasa Indonesia é o idioma oficial da República da Indonésia, sendo o idioma ligado à língua da família Austronésia, pertencente ao subgrupo das línguas malaio-polinésias, tendo sido adaptada e padronizada com base no modelo malaio.
Usam o alfabeto latino, o mesmo que em Portugal, e algumas palavras indonésias têm origem no português, como Natal, tinta, jendela (janela), boneka (boneca), garpu (garfo), só para indicar alguns exemplos.
- Falantes nativos: 43 milhões
- Total de falantes: 199 milhões
10 – Urdu
O urdu é o idioma oficial do Paquistão, uma língua indo-europeia da família indo-ariana que se formou sob influência persa, turca e árabe no sul da Ásia e que é ainda utilizada na Índia, por exemplo.
Este idioma ainda se carateriza por usar o sistema Nastalique ou nastaliq que é o sistema de escrita mais importante da tradição gráfica persa em que se escreve ou se lê da direita para a esquerda.
- Falantes nativos: 70 milhões
- Total de falantes: 231,3 milhões
9 – Português
O português é das dez línguas mais faladas no mundo. É uma língua indo-europeia românica, originária do galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Entre os séculos XV e XVI, com a expansão da era dos Descobrimentos, os portugueses levaram a língua portuguesa para muitas regiões da África, Ásia e América.
De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe e Brasil, sendo este último o país onde há mais falantes da língua portuguesa, devido à sua enorme população e tamanho quase continental.
- Falantes nativos: 232 milhões
- Total de falantes: 257,7 milhões
8 – Russo
Língua falada como idioma materno na Rússia, mas também na Bielorrússia, Cazaquistão, Azerbaijão, Quirguistão, Moldávia e em outros países que formavam e faziam parte da extinta União Soviética. Este idioma é formado pelo alfabeto cirílico, que possui 33 letras.
- Falantes nativos: 154 milhões
- Total de falantes: 258,2 milhões
7 – Bengali
Bengali é a língua oficial do Bangladesh, considerada também o idioma oficial dos estados indianos de Tripura, Assão e Bengala Ocidental. O idioma tem origem indo-europeia e é formado pelo alfabeto bengali, semelhante ao devanagari. Por ser falada em áreas densamente povoadas e populosas, esta língua é o 7º idioma mais falado em todo o mundo, atualmente.
- Falantes nativos: 233 milhões
- Total de falantes: 272,2 milhões
6 – Árabe padrão
O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas.
Em muitos países árabes modernos, como o Egito, o Líbano e Marrocos, existem vários dialetos, mas todos utilizam o Modern Standard Arabic (Árabe padrão Moderno) nos meios de comunicação em geral. Esta língua é também considerada das mais difíceis de se aprender, muito por causa da sua caligrafia de elevado grau artístico.
- Falantes nativos: 245 milhões
- Total de falantes: 274 milhões
5 – Francês
O francês é uma língua românica que derivou do latim e dos dialetos galo-românicos. Além de França, este idioma é a língua oficial de 30 países. Esta comunidade, designada como países francófonos, tem muitas outras nações em que o francês é língua secundária, como a Argélia, a Tunísia e Marrocos, apenas para dar alguns exemplos.
Uma curiosidade da língua francesa são os seus números, já que usam a numeração vigesimal e não decimal, como estamos habituados. A numeração vigesimal relaciona-se com a contagem dos números pelos dedos, sistema usado nos tempos da Gália. A base vinte é usada para a contagem e nomeação dos numerais neste idioma.
Para exemplificar, o número 80 diz-se quatre-vingts, literalmente quatro-vintes. Outro exemplo é o número 90 (quatre-vingt-dix) quatro-vintes e dez.
- Falantes nativos: 79,9 milhões
- Total de falantes: 274,1 milhões
4 – Espanhol
Espanhol ou castelhano é uma língua indo-europeia românica, do grupo ibero-românico, com origem no norte da Península Ibérica. Atualmente, é uma língua disseminada por todo o globo e, em número de falantes nativos, este idioma é a segunda língua mais falada no mundo.
Os 22 países que têm o espanhol como língua oficial estão maioritariamente na América do Sul. Por exemplo, a Guiné Equatorial, desde 1844, é o único país africano em que o espanhol é língua nativa.
- Falantes nativos: 474 milhões
- Total de falantes: 548,3 milhões
3 – Hindi
O hindi é uma língua indo-ariana, descendente direta do sânscrito védico, hoje falada por 70% dos indianos, principalmente na região norte da Índia, sendo a língua mais comum de Nova Delhi, a capital do país.
Juntamente com o inglês, estes são os dois idiomas oficiais do país. Sendo que se estima que ainda haja cerca de 453 línguas vivas no país.
Semelhante a outros idiomas já antes mencionados neste artigo, a escrita do hindi deriva também do alfabeto devanagari (que é escrito e lido da esquerda para a direita).
- Falantes nativos: 343 milhões
- Total de falantes: 602,2 milhões
2 – Mandarim
O Mandarim é uma das variações da língua chinesa falada na maior parte do norte e do sudoeste da China. Este idioma é a língua mais falada no mundo, quando avaliamos apenas os falantes nativos, porque se o critério for o total de falantes, então é ultrapassada pelo inglês.
O mandarim é uma língua bastante complexa, pois possui cerca de 80 mil carateres (conhecidos como hanzis). No entanto, “apenas” 7 mil carateres são mais frequentemente utilizados. Como curiosidade, a palavra mandarim surgiu no século XVII, após os contactos comerciais entre Portugal e China.
Os mandarins eram funcionários do governo chinês e estavam encarregues de estabelecer comércio com os portugueses. A língua que eles falavam passou a ser chamada de “mandarim” pelos portugueses. Este nome, com o tempo, espalhou-se pelo mundo.
- Falantes nativos: 929 milhões
- Total de falantes: 1.100 mil milhões
1 – Inglês
O inglês é uma língua indo-europeia germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxónicos de Inglaterra, com um alfabeto composto por 26 letras e por 44 sons. Nos séculos XVIII e XIX, o poder e a influência do Império Britânico que tinha colónias em todos os continentes, fizeram com que o número de falantes aumentasse.
Atualmente, existem 35 países que têm o idioma inglês como a língua oficial, entre os quais os Estados Unidos da América que continuam a disseminar a língua através da sua cultura, do cinema, da música, da diplomacia ou da sua poderosa economia, entre muitos outros campos.
Por ser uma língua bastante utilizada para o trabalho, para a tecnologia ou para o turismo, entre outros, o inglês é também o idioma mais aprendido como segunda língua.
- Falantes nativos: 372 milhões
- Total de falantes: 1.400 mil milhões