Fique a conhecer as melhores cidades e vilas de Portugal que a revista The Travel considerou como o “paraíso na terra!
O nosso país tem diversas cidades encantadoras. Os portugueses já o sabiam. No entanto, diversos estrangeiros parecem saber o mesmo, uma vez que eles se encontram a visitar o país de norte a sul, ilhas incluídas.
Diversas cidades portuguesas já receberam vários prémios de entidades ligadas ao turismo, desde revistas a sites internacionais. Portugal tem algumas das mais belas cidades costeiras do planeta. Muitas delas estão no topo da lista de visitas obrigatórias.
Recentemente, foi a reputada revista The Travel a identificar cidades e vilas portuguesas de sonho. Fique a conhecer algumas identificadas como imperdíveis.
As 12 melhores cidades e vilas de Portugal
12 – Lisboa
A cidade de Lisboa tem algo que visualmente se revela extremamente agradável. Cada edifício presente nela foi construído com as estruturas circundantes em mente, mesmo os mais antigos.
As construções históricas da cidade de Lisboa estão perfeitamente integradas com o lado moderno da capital portuguesa. Desta forma, por toda a cidade, foi criada uma mistura diversificada de passado e presente. Parece que os dois lados da história andam simplesmente juntos.
O histórico Castelo de São Jorge é um edifício imponente que fica no topo de uma colina. Este Castelo tem vista para um paraíso em que se destacam os tons pastel. No cenário, há edifícios decorados com mosaicos coloridos com centenas de anos.
Nas ruas de paralelepípedos da cidade de Lisboa, há uma grande variedade de lojas, restaurantes e clubes. O conjunto proporciona o ambiente perfeito. Passear pelas ruas e escolher um local onde se pode ouvir o som do Fado é algo obrigatório, para portugueses ou estrangeiros.
Em Lisboa, a gastronomia também revela imensa qualidade. Não faltam opções para saborear os deliciosos frutos do mar. Pode ainda visitar-se o Museu Nacional de Arte Antiga durante o dia para aprender um pouco sobre a cultura local. Na noite, pode dançar numa das célebres casas noturnas de Lisboa.
11 – Sintra
Sintra é o destino perfeito para agradar as famílias. Ela tem tudo o que se necessita para uma estadia memorável. Os visitantes da cidade de Lisboa ficarão encantados com uma vila com castelos que parecem ter saído de um autêntico conto de fadas.
O grande destaque de Sintra é o colorido Palácio da Pena, construído no século XIX. Este castelo conjuga vários tipos de estilos arquitetónicos. Além da beleza da construção invulgar, há o cenário que circunda o Palácio da Pena, onde o protagonismo vai para o verde vibrante do parque florestal.
Há dias em que as nuvens decidem descer e o palácio se encontra sobre elas. Essa visão inesquecível fará as pessoas questionarem-se se a imagem é real ou se estão presas numa espécie de sonho.
Toda a região é protegida. Os visitantes facilmente irão encontrar locais serenos para contemplarem a magnífica arquitetura dispersa por Sintra. Há ainda a destacar os Jardins exóticos.
A vila de Sintra é bastante eclética. Revela-se um reflexo perfeito de como o país foi influenciado por diversas culturas. Essas influências permitiram a criação de um lugar único.
10 – Lagos
Esta cidade encontra-se presente no belo oeste do Algarve, que apresenta uma costa deslumbrante na qual se destacam as impressionantes falésias de arenito. Há extensas camadas de areias douradas e extensas áreas verdes.
A cidade de Lagos é movimentada e divertida. Esta cidade apresenta uma grande variedade de bares, restaurantes, entre outras atrações turísticas. Lagos é considerada uma base perfeita para explorar a região oeste do Algarve. A partir de Lagos pode realizar fantásticos passeios de um dia e conhecer cidades emblemáticas do sul do país, como Portimão, Silves e Sagres.
As praias são incríveis. Um ponto turístico de excelência. Entre as mais populares da cidade estão a Praia do Pinhão e a Praia Dona Ana. Esta última é mesmo considerada uma das melhores praias de Portugal.
O sul de Lagos apresenta ainda como atração imperdível o promontório da Ponte de Piedade, que é incrível. Os fotógrafos e os que amam a Natureza intocada acharão o local fascinante.
9 – Nazaré
Os que se sentem atraídos pelo oceano, verão a Nazaré como o local perfeito para visitar. As praias imaculadas da Nazaré tornaram-se num destino turístico popular. O famoso canhão da Nazaré está na origem das ondas de grandes proporções. As ondas gigantes tornaram a Nazaré conhecida e muito procurada pelos surfistas que querem surfar a onda de recordes que a Nazaré assegura.
Há na Nazaré a possibilidade de se estender na toalha para um banho de sol. As praias da Nazaré são de qualidade. O entretenimento é gratuito mesmo para aqueles que não são surfistas, mas gostam de assistir a um bom espetáculo.
Além de se ver a vida agitada dos surfistas, os madrugadores podem até assistir ao regresso dos barcos coloridos que chegam aos portos com as suas capturas frescas. Os vendedores vendem peixe seco à beira-mar, uma variação da carne seca que é um petisco local.
8 – Tavira
Apesar das consequências negativas que muitas cidades algarvias sofreram com as massas de turismo, a cidade de Tavira conseguiu manter o seu chame, o que é sublime. Tavira mantém a sua personalidade portuguesa florescente. Esta cidade encontra-se presente na parte leste do Algarve, que é mais tranquila.
Tavira chegou a ser uma cidade comercial e porto importante no século XIV. Os vestígios históricos são vistos nas suas pitorescas ruas de paralelepípedos. Há pequenas praças que apresentam ecos de histórias passadas na cidade.
As praias de Tavira encontram-se na costa protegida do Parque Natural da Ria Formosa. Tavira tem algumas praias de areias finas existindo raízes piscatórias. Nos restaurantes, os frutos do mar são bem tratados, podendo saborear-se o melhor da cozinha regional do Algarve.
7 – Guimarães
Guimarães é uma cidade com muita história. Pela cidade, encontrará diversas atrações que confirmam esse passado glorioso. Cada recanto de Guimarães parece que tem algo espetacular que vale a pena ver.
Sabia que Guimarães foi a primeira capital de Portugal? Muitos desconhecem, nomeadamente os portugueses. No entanto, as pessoas da cidade sabem disso e expressam esse conhecimento sempre que podem e falam disso com orgulho.
A UNESCO classificou o centro da cidade de Guimarães como Património Mundial. Trata-se de um reconhecimento importante, que valoriza o conjunto de construções dos tempos medievais que apresentam uma preservação impressionante.
O ex-libris local é o Castelo de Guimarães. Esta imponente construção encontra-se presente no topo da colina. O castelo de Guimarães apresenta vistas sobre toda a cidade. O Palácio de Bragança é uma atração imperdível desta cidade que encanta todos os que visitam Guimarães. Este monumento de Guimarães proporcionará apenas uma breve amostra da arquitetura francesa.
No interior da estrutura do castelo de Guimarães, encontram-se diversos artefatos históricos, nomeadamente armas e móveis antigos. Quem visita a cidade de Guimarães sente-se como se tivesse feito uma viagem no tempo. As ruas são estreitas e há ruelas que parecem escondidas. No entanto, a beleza é incrível.
6 – Braga
Braga é a cidade portuguesa mais antiga. Conta com mais de 2000 anos de história.
A cidade de Braga é perfeita para alguém que seja adepto de construções religiosas. Braga é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Esta cidade está profundamente ligada à religião. Braga é a cidade dos Arcebispos e é frequentemente considerada o centro religioso de Portugal.
A cidade deixou que a religião moldasse a cultura de Braga. Ao passear pela cidade poderá encontrar várias igrejas. Estas construções religiosas exibem a rica história espiritual da cidade.
Além dos templos, o centro da cidade colorido apresenta diversas praças. Há muito para conhecer em Braga, nomeadamente lojas e restaurantes familiares. Uma das atrações que se encontra na cidade é o histórico Palácio dos Biscainhos e os seus elaborados jardins.
Fazer uma viagem no elevador do Bom Jesus é outra experiência imperdível. Além de permitir que se chegue ao topo do Bom Jesus, fintando os 500 degraus, há a oportunidade de andar num monumento ímpar.
O elevador do Bom Jesus não só foi o primeiro do género a ser criado na Península Ibérica, como também foi o único elevador no planeta que ainda se encontra a funcionar com recurso a um sistema de contrapeso de água.
5 – Porto
O Porto é mais uma cidade fascinante. A riqueza da história desta cidade faz com que esta mereça um lugar na lista do património da UNESCO. Os admiradores de vinho têm no vinho do Porto uma das muitas razões para visitar a cidade.
O Porto é mundialmente famoso por causa dos seus vinhos, nomeadamente pelo vinho do Porto. Durante a época da colheita das uvas, as pessoas podem até mesmo pisar o fruto que dá origem ao delicioso néctar.
As colinas da cidade do Porto apresentam-se magnificamente verdes. Elas estendem-se ao longo do rio Douro. A região do Douro apresenta uma beleza singular. As vinhas e as árvores são um elemento que torna a paisagem ainda mais bela. Muitos dos visitantes da cidade optam por passear de barco pelo rio Douro. No entanto, há quem opte por passear pelas ruelas de bicicleta.
A arquitetura local revela parte da sua história. Há várias igrejas encantadoras. A Estação de São Bento é outra atração imperdível. Tornou-se num símbolo da cidade Invicta! Esta é seguramente a estação de comboios mais bonita do país. A Estação de São Bento apresenta uma beleza incomum, nomeadamente pelo seu conjunto de azulejos.
Os mais novos ficam fascinados com a Livraria Lello pela ligação que esta famosa livraria tem com o mundo de Hogwarts de Harry Potter, criado por J.K. Rowling. Uma visita ao Mercado do Bolhão permite conhecer algumas das iguarias portuguesas. A famosa francesinha é uma das tentações gastronómicas mais populares da cidade do Porto.
4 – Faro
Faro é um ponto de referência por causa do seu aeroporto. No entanto, tem muitas outras atrações. Algumas das atrações mais populares de Faro podem ser conhecidas numa visita ao centro histórico, que é coroado pelas muralhas antigas.
Por lá, também se encontra o Paço Episcopal, uma construção singular, um exemplar da arquitetura gótica do século XVI. Também existem praças charmosas fora do centro histórico. Elas encontram-se salpicadas de lojas exclusivas e comida local.
A cidade de Faro é a mais relaxada, se evitar as áreas turísticas mais movimentadas do sul do país. Os amantes da Natureza podem explorar os diversos ecossistemas existentes nas proximidades.
No Parque Natural da Ria Formosa, poderá encontrar uma área protegida apaixonante. Trata-se de um espaço que se apresenta como um labirinto de flora verde e água azul-cobalto. Este espaço também atrai animais selvagens singulares, destacando-se os flamingos e o camaleão mediterrânico como alguns dos exemplares mais belos.
3 – Funchal
O Funchal tinha de estar presente nesta lista. Trata-se de uma cidade repleta de história. O centro desta cidade da ilha da Madeira é profundamente marcado por uma vegetação deslumbrante. Além disso, há na cidade prédios centenários bem preservados. A Catedral do Funchal é uma das muitas atrações que poderá encontrar nesta deslumbrante cidade.
No centro da cidade, encontrará um amplo espectro de cores vivas. A maioria das estruturas é adornada com telhados vermelhos que unem tudo. A Rua da Santa Maria é uma referência local. Nesta cidade, a imaginação tomou conta do espaço. Por aqui, encontram-se centenas de peças de arte ao ar livre pintadas nas portas dos prédios.
No Funchal, também poderá encontrar vários produtos frescos e exóticos. Estes produtos enchem as cestas dos compradores que ouvem atentamente os vendedores no Mercado dos Lavradores.
Pela cidade do Funchal, também poderá encontrar várias adegas que servem o vinho da Madeira que é bastante popular.
Leia também:
- 12 fascinantes curiosidades sobre Trás-os-Montes
- Pauliteiros de Miranda: um fenómeno de popularidade!
- A aldeia mais invulgar de Portugal, segundo a BBC
2 – Coimbra
Esta bela cidade está presente no centro de Portugal. A cidade dos estudantes encontra-se a cerca de 200 km de Lisboa. Coimbra é uma cidade universitária histórica. A sua origem remonta à Idade Média. A Universidade de Coimbra é uma das universidades mais antigas da Europa. Esta universidade é classificada pela UNESCO como Património Mundial.
A cidade de Coimbra apresenta ainda muitas estruturas arqueológicas que datam da época romana. Coimbra na época era conhecida como Aeminium. O aqueduto e o criptopórtico são duas atrações com muita história. Ambas se encontram bem preservadas.
1 – Évora
Portugal tem muitas cidades históricas deslumbrantes. Évora é uma das que vale a pena explorar. Esta cidade medieval foi construída sobre as ruínas de uma antiga fortaleza. Évora é uma cidade conhecida por apresentar muitos edifícios de diferentes estilos, nomeadamente góticos, renascentistas e barrocos.
Atualmente, Évora é apenas uma cidade pequena com cerca de 50.000 habitantes. No entanto, foi a capital histórica do Alentejo. O centro histórico de Évora encontra-se bem preservado.
Évora tem um cerco histórico parcialmente cercado por muralhas medievais, o que lhe dá um charme especial. O templo romano é uma das diversas construções medievais que deslumbra o visitante.