Condé Nast Traveler é uma referência internacional na área do turismo criou uma lista com as 10 vilas e cidades mais bonitas de Portugal!
A Condé Nast Traveler é uma revista de viagens de luxo que se centra em conteúdos do interesse do viajante sofisticado e independente. Ao longo do tempo foram vários os artigos de sucesso. Assim, a reputação da revista e do site surgiu com naturalidade.
Condé Nast Traveler tornou-se numa referência na área do turismo. Recentemente, Condé Nast Traveler centrou-se no nosso país e criou um artigo interessante que visou dar a conhecer as vilas e cidades mais belas de Portugal. Foram consideradas as vilas e cidades de norte a sul do país.
As 10 vilas e cidades mais bonitas de Portugal
10 – Talasnal, Lousã
No centro de Portugal há 27 aldeias de xisto que se encontram muito bem conservadas. Talasnal encontra-se na Serra da Lousã, existindo trilhas de caminhadas que permitem conhecer um cenário deslumbrante. A beleza desta aldeia é absolutamente deslumbrante.
A culinária e o artesanato são atributos não só do Talasnal, mas de toda a região. O restaurante Ti Lena é uma referência local, muito popular. O cabrito, assado com castanhas das montanhas locais, é uma tentação local. O talasnico é uma doce tentação, um pastel feito com mel local, castanhas e amêndoas.
09 – Alte, Loulé
As casas caiadas de branco fazem parte dos encantos de Alte. No calor do verão nada sabe melhor do que dar um mergulho na Fonte Grande, uma das nascentes naturais da vila.
As piscinas fluviais de Alte são uma atração local imperdível. Realizar um piquenique nas margens relvadas revela-se uma experiência maravilhosa.
08 – Sortelha, Sabugal
Sortelha encontra-se num afloramento de granito. As vistas de Sortelha são fascinantes.
A paisagem a partir da torre de menagem do castelo local (do século XIII) revela-se uma experiência inesquecível. A Cabeça da Velha é uma das atrações locais, uma das formações graníticas bizarras que cercam a aldeia.
07 – Monsanto, Idanha-a-Nova
D. Afonso Henriques conquistou Monsanto quando esta estava ocupada pelos Mouros. O primeiro rei português, ofereceu Monsanto aos Cavaleiros Templários.
Foram estes que reconstruíram o antigo castelo romano, encontra-se agora em ruínas. Monsanto é tão autêntica e especial que foi eleita ‘a vila mais portuguesa de Portugal’ em 1938.
06 – Amarante
Amarante encontra-se no norte de Portugal. As fileiras de mansões do século XVII são parte dos encantos de Amarante.
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso é uma das inúmeras atrações que se podem encontrar em Amarante. A igreja de São Gonçalo, do século XVI, também costuma ser do agrado de todos os que visitam Amarante.
05 – Belmonte
A casa de Pedro Álvares Cabral encontra-se em Belmonte, uma aldeia deslumbrante que é também conhecida por ter fortes ligações judaicas. A herança e cultura judaica de Belmonte está bem presente.
O Museu Judaico de Belmonte é uma das atrações desta fantástica aldeia. Contudo, quem visita Belmonte sente necessidade de visitar o castelo do século XIII. A Igreja de São Tiago encanta com a sua simplicidade românica.
04 – Cacela Velha, Vila Real de Santo António
Cacela Velha é uma pequena aldeia que se encontra numa bela colina, mais precisamente no extremo leste do belo Parque Natural da Ria Formosa. Cacela Velha é protegida pelas ruínas de uma fortaleza do século XVIII.
As casas caiadas de branco de Cacela Velha são encantadoras, apresentando-se guarnecidas de azul com o objetivo de afastar o diabo. No topo das casas estão as chaminés tão características do Algarve. São sinais da longa ocupação mourisca em Cacela Velha. Após o terremoto devastador de Portugal de 1755, foi necessário fazer a reconstrução da igreja da vila (do século XVI).
03 – Marvão
Marvão é para muitos a aldeia alentejana mais bela. Esta encantadora aldeia situa-se a 862 metros. Esta aldeia encontra-se numa majestosa escarpa virada para Espanha.
As muralhas e contrafortes de Marvão são indistinguíveis do granito da montanha em está situada. As casas caiadas de branco podem ser minúsculas, mas o seu encanto é memorável. As ruas calcetadas de Marvão permitem um passeio agradável pela aldeia. Há também igrejas do século XV em Marvão.
02 – Lindoso, Ponte da Barca
Lindoso é uma aldeia situada no belo e famoso Parque Nacional Peneda-Gerês. A coleção de mais de 50 espigueiros é uma das atrações locais.
Os espigueiros encontram-se erguidos sobre colunas, são feitos de granito e têm cruzes no topo, por isso, parecem túmulos em miniatura. O castelo medieval é uma das atrações locais, tendo participado nas guerras da Restauração portuguesa, fruto da proximidade pela fronteira espanhola.
01 – Carvalhal, Grândola
Carvalhal encontra-se perto da bela Comporta. A pequena aldeia de Carvalhal está situada entre os pinhais, arrozais e dunas de uma maravilhosa praia de areia branca.
Há quem recomende que se alugue um cavalo e se galope ao pôr do sol neste cenário perfeito. É seguramente uma experiência imperdível.
Concorda com esta seleção? Que outras vilas ou cidades colocaria nesta lista?
Leia também:
- As 12 grutas mais bonitas de Portugal
- Portugal tem uma das piscinas oceânicas mais incríveis do mundo
- Portugal tem uma das 7 praias únicas que vale a pena conhecer
NCultura
Se leu “As 10 vilas e cidades mais bonitas de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…