Descubra as estradas nacionais que escondem diversos perigos e evite desfechos trágicos. Conheça as 10 estradas mais perigosas em Portugal.
Portugal é um país belíssimo que deve ser visitado de lés a lés. Contudo, escolha bem as estradas para realizar as suas viagens de um destino para o outro. Pois, se umas estradas permitem contemplar um cenário paradisíaco, com paisagens absolutamente deslumbrantes, há estradas que escondem outra realidade.
A realidade indesejada de algumas estradas é que há diversos perigos que estão na origem de muitos acidentes. Existem diversos motivos para evitar determinadas estradas, como o mau estado do piso, o trânsito caótico, a má sinalização, ou a tendência para haver descuido dos condutores, entre outras razões que tornam o desastre iminente.
Para evitar surpresas desagradáveis, é importante conhecer as estradas nacionais que escondem diversos perigos de forma a poder evitar desfechos trágicos.
As 10 estradas mais perigosas em Portugal
Perigos
As estatísticas podem ajudar em muita coisa. Por exemplo, ajudam a alertar para o grave problema da sinistralidade que se vive em algumas estradas portuguesas.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (sigla ANSR) revela que tem havido uma melhoria nos números apresentados nos últimos anos, surgindo uma redução notória em número de vítimas mortais do trânsito e em número de feridos. As estatísticas permitem mostrar onde há maior probabilidade de acidentes, podendo identificar-se os principais “pontos negros” do trânsito nacional.
Assim pode planificar as suas viagens de forma a fazer as melhores escolhas para ter uma deslocação mais segura. Lembre-se sempre que uma vez ao volante deve adotar uma atitude prudente pois o perigo é constante!
1. Estrada Nacional 1
EN1 foi a principal via de ligação com o Norte do país antes da construção da A1 e da migração de parte substancial do tráfego para essa via.
Esta estrada passa por uma série de localidades (grandes e pequenas), mas o trânsito que foge às portagens parece esquecer-se disso. Alguns dos seus pontos são transformados em armadilhas devido ao muito tráfego, com excesso de veículos, havendo ainda peões a atravessar e má sinalização.
2. Estrada Nacional 125
A EN125 atravessa o litoral sul do Algarve, longitudinalmente, fazendo a ligação de Vila do Bispo a Vila Real de Santo António. Esta é uma via com uma taxa elevada de sinistralidade rodoviária, sendo esta agravada pela existência de vários pontos negros. Após a introdução de portagens na A22, a EN125 tornou-se uma alternativa gratuita a esta autoestrada. Ora,
com o aumento do tráfego surgiu o aumento na sinistralidade, sendo que a passagem por zonas residenciais torna esta estrada particularmente perigosa.
3. Estrada Nacional 2
A EN2 atravessa o país de Norte a Sul. A EN2 revela-se a estrada de maior extensão de Portugal. O início da EN2 ocorre em Chaves e o seu final só surge em Faro. Esta estrada surge em comparação com as famosas Ruta 40 (Argentina) ou à Route 66 (E.U.A.).
Certo é que a maior estrada em extensão do país passa por 11 distritos, 8 províncias, 4 serras, 11 rios e 32 concelhos. Ora, uma estrada assim tem necessariamente que apresentar troços muito distintos, que se encontram em diferentes estados de manutenção e revelam níveis de perigosidade diferentes.
4. Estrada Nacional 10
No seu troço original desta estrada havia a ligação de Cacilhas a Vila Franca de Xira. Contudo, após a conclusão da construção do 1º troço da A1, a EN10 foi reclassificada no ano de 1961, indo até Sacavém, fazendo um aproveitamento do troço velho da N1.
Esta estrada é muito concorrida pois permite ligar uma série de concelhos muito povoados da margem sul e norte à A1, A12, A2 e A9. A zona mais perigosa da EN10 ocorre na margem norte, entre Forte da Casa e Alhandra, ao quilómetro 128.
5. Estrada Nacional 118
A EN118 foi construída para ser a Marginal de toda a margem esquerda do Rio Tejo, num percurso que vai desde a fronteira até Lisboa.
A EN118 é uma das Estradas Nacionais mais simples por apresentar um traçado quase sempre retilíneo e plano, sendo mais fácil de conduzir. Contudo, o pequeno troço que fica na zona do Tramagal, em Abrantes, revela-se bastante sinuoso.
Esta estrada entra para a lista negra das mais mortais em Portugal tendo estado como cenário de 44 mortos entre 2010 e 2015.
6. Estrada Nacional 13
Até à entrada em funcionamento da A28, a EN13 era a via principal de comunicação entre o Minho e o Porto, e uma das principais ligações rodoviárias entre Portugal e Espanha. Após a entrada em funcionamento da A28, a EN13 foi progressivamente adaptada para trânsito local, fazendo atualmente parte da área urbana de muitas localidades no seu trajeto. É nestas zonas densamente povoadas que o percurso se torna mais perigoso.
Até passar a funcionar a A28, era a EN13 a principal via de ligação entre o Porto e o Minho, sendo ainda uma importante comunicação rodoviária com o nosso país vizinho.
Com a abertura da A28, essa estrada nacional passou a ser adaptada para o tráfego local, sendo parte de uma área urbana relevante. E é mesmo nas zonas mais povoadas que o perigo acontece.
7. Estrada Nacional 109
A Estrada da Costa da Prata teve o seu início no Porto, encontrando-se junto à saída da Ponte Luís I. Ela rodeava o belíssimo Cais de Gaia, permitindo rumar para Leiria.
O seu percurso passa por diversas praias da Costa da Prata, nomeadamente famosos destinos balneares como Valadares, Espinho, Esmoriz, Ovar, Mira, Figueira da Foz e Termas de Monte Real. A Estrada da Costa da Prata possui um piso em mau estado do piso.
O excesso de velocidade praticado em algumas das retas e as ultrapassagens feitas em espaços com pouca visibilidade revelam-se particularidades que a tornam perigosa, por isso, obrigam a que haja uma atenção redobrada.
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8. Estrada Nacional 18
A Estrada do Interior é uma das estradas nacionais mais perigosas de Portugal. Ela faz um percurso que vai de Ervidel à Guarda, atravessando o Rio Tejo na Ponte de Portas de Ródão.
O tráfego automóvel da EN18 disparou após o surgimento das portagens na autoestrada da Beira Interior (A23). Para fugirem à cobrança de portagens na A23, as pessoas recorreram à EN18, o que fez com que o trânsito não parasse de crescer. Ora, há mais pessoas (particulares e empresas) que optaram por esta via, tendo começado a experimentar as linhas estreitas desta estrada que tem outros perigos. Nomeadamente um piso consideravelmente irregular e ser um percurso densamente arborizado.
Tudo isto resulta numa combinação que facilita a ocorrência de acidentes de viação, que acontecem mais frequentemente no inverno.
9. Estrada Nacional 103
A EN103 tem o seu início em Neiva, perto de Viana do Castelo, espaço geográfico onde entronca com a EN13, ela prolonga-se pelo Este do Alto Minho e por toda a zona Norte de Trás-os-Montes.
A EN103 passa por localidades como Braga, Chaves e Vinhais, sendo que o percurso dela acaba em Bragança. A EN103 proporciona uma viagem dura e sinuosa devido à sua dimensão e localização, no entanto, é inegável que revela um encanto particular.
A inclusão da EN103 nesta lista deve-se ao gelo no inverno e ao número reduzido de locais de ultrapassagem, havendo poucas oportunidades para se realizarem ultrapassagens seguras.
10. Estrada Nacional 4
A Estrada do Alentejo Central ou simplesmente Estrada Nacional 4, permite fazer a ligação do Montijo à parte final da A6, perto de Montemor-o-Novo.
Ela segue em paralelo com a A6, revelando-se assim uma alternativa para quem procura não fazer o pagamento de portagens. Quem quer evitar pagar portagens encontra nesta estrada uma alternativa bastante apetecível o que faz com que seja uma estrada bastante concorrida por pesados.
No entanto, a EN4 tem zonas do pavimento muito degradado, encontrando-se ainda a má sinalização, desníveis e lombas de grandes dimensões. Por isso, a Estrada Nacional 4 revela-se uma das vias mais arriscadas para conduzir em Portugal.