Com as falhas dos outros, podemos aprender muito, talvez até detetar erros próprios!… Aprenda com estes erros comuns ao cozinhar ovos.
Os ovos são amigos dos desportistas, nomeadamente no culturismo. Eles são um alimento especial. São bastante nutritivos, podendo até substituir a carne, pois são um alimento bastante rico e nutritivo.
É muito saciante e um ingrediente que integra diversas receitas. No entanto, são cometidos vários erros, quando se está a cozinhar ovos. Quer conhecer alguns dos erros mais comuns?
Aprenda com estes erros comuns ao cozinhar ovos
Muitos comem ovos logo pela manhã, ao pequeno almoço. Outros optam por comer ovos antes do treino. Mas o mais comum é contar com eles nas refeições principais, ao almoço ou ao jantar.
A lavagem dos ovos
Um erro comum é a ausência de lavagem do ovo. Independentemente do modo como vai confecionar os ovos, eles devem ser sempre lavados.
Até devem ser lavados pouco depois de entrarem em casa e antes de irem para o frigorífico. Basta lavar a casca com água e sabão. Caso contrário, pode contaminar a comida e apanhar uma doença perfeitamente evitável.
Leia também:
- 3 das melhores receitas de pizza verdadeiramente surpreendentes
- 4 receitas de frango assado para almoços memoráveis em família
- 3 receitas de migas simples e deliciosas
- 4 receitas de batatas assadas com molho, um petisco dos deuses
A temperatura
Quando se cozinha ovos, é importante dominar a temperatura. Independentemente do que vai fazer e como vai fazer os ovos (sejam ovos estrelados, mexidos, cozidos), deve controlar-se o calor.
A temperatura das bocas do fogão não deve estar no máximo. Se vir que a panela ou a frigideira aquecem em demasia, levante-a. Ao tirá-la do fogo por alguns segundos ou minutos, irá impedir o calor excessivo. Assim, conseguirá dominar o calor.
Fritar ovos
Se quer ovos fritos na perfeição, pretende ovos com claras bem cozidas e com as gemas a escorrer. Ter os ovos com a gema sólida e mexer os ovos em demasia são erros comuns que retiram parte da maravilhosa experiência de comer um ovo estrelado.
Os ovos devem ser fritos em manteiga sob lume brando e demorar o seu tempo. Pode até ser tapado, enquanto cozinha. Mas apenas por uns segundos! Tempo demais prejudica a qualidade final. Assim, cozinha a clara e a gema mantêm-se mole, líquida. Tempere com sal e pimenta, no final.
Os ovos cozidos
Os ovos cozidos podem ser deliciosos, mas nem sempre são fáceis de descascar, pois não? Esse é um dos erros. Outro é deixá-los tempo a mais a cozer ou tempo a menos. Colocar bruscamente os ovos pode quebrá-los e também não deve usar uma panela muito funda, pois a queda é alta.
Deve colocar delicadamente os ovos à temperatura ambiente em água quente. Deixe cozinhar por 12 ou 13 minutos (se adicionar muitos ovos, eles necessitam de mais tempo). Depois de os retirar, deve colocá-los em água com gelo. Assim, será mais fácil descascá-los.
Os ovos mexidos
Quando são cremosos, são deliciosos, mas muitos teimam em deixá-los tempo a mais na frigideira. É também comum não mexer os ovos, depois deles estarem na panela/frigideira. São erros que tornam os ovos mexidos secos, pouco atrativos, emborrachados e menos saborosos.
Os ovos devem ser mexidos enquanto cozinham na frigideira sob lume brando. Mantenha os ovos em movimento e lembre-se que eles devem ser retirados ainda antes de estarem prontos, enquanto ainda estão moles e húmidos. Assim, conseguirá ter ovos macios, delicados, fofos e cremosos. Tempere os ovos com sal apenas no final!
Omelete
Tal como noutros casos, também é um erro comum deixar a omelete cozinhar demais. Outro erro frequentemente cometido é juntar à omelete ingredientes crus, tornando o recheio menos saboroso do que poderia ser.
O recheio deve ser pré-cozinhado na sua grande maioria e a omelete cozinhada em lume brando. Ela deve ser retirada enquanto o interior está húmido.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre ovos no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo da gastronomia saiba que há mais artigos no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…