Há manchas difíceis de tirar, mas não há manchas impossíveis de eliminar. Siga os nossos truques infalíveis. Aprenda a tirar nódoas das roupas!
Uma mancha numa peça de roupa é capaz de nos tirar a boa disposição. Sabemos que nem sempre a máquina de lavar é capaz de a eliminar, nem sequer os vários produtos de limpeza que temos em casa. Há manchas que exigem engenho e arte para serem eliminadas e nem todos temos conhecimentos suficientes para fazer a mancha desaparecer.
As manchas podem surgir em vários contextos e por várias razões. O que é certo é que exigem sempre que tenhamos em consideração o tipo de tecido, a extensão e profundidade da nódoa e, claro, a substância causadora da mancha. Uma nódoa de vinho é diferente de uma nódoa de gordura, por exemplo.
Outro aspeto importante é saber atuar com firmeza e rapidez. Quanto mais tempo dermos à mancha para ela entranhar no tecido, mais difícil vai ser removê-la. Logo, é essencial saber o que fazer perante cada nódoa e agir de imediato, com celeridade e eficácia.
Leia também:
- O mítico vinho tinto Barca Velha 2011 chegou ao mercado
- Faça as melhores pataniscas de bacalhau tradicionais. Que pitéu!
- Como fazer molho de ketchup caseiro e poupar dinheiro
Vinho tinto ou gordura. Aprenda a tirar nódoas das roupas!
Manchas de gordura
As nódoas de gordura são das mais difíceis de remover, mas esta não é uma missão impossível. Quando falamos de manchas de gordura, referimo-nos a qualquer nódoa que tenha óleo ou azeite, por exemplo.
Assim, se cair sobre umas calças ou uma camisa um pedaço de comida, por exemplo, então deve colocar sobre a mancha um detergente para a loiça, idealmente incolor. De seguida, deve espalhar bem o produto sobre a nódoa e esfregar levemente, para que ela não se espalhe.
Depois, pode aplicar um pouco de vinagre branco e enxaguar o detergente, até retirar todo o produto. Finalmente, passe um pano limpo humedecido com água e, depois, deve a lavar a peça normalmente, na máquina de lavar.
Manchas de desodorizante
É comum na zona das axilas das camisolas, das t-shirts ou das camisas surgirem manchas amareladas e duras, cuja causa é, nada mais nada menos, do que o desodorizante. Estas manchas vão ficando cada vez mais entranhadas e, por isso, mais difíceis de remover.
Para eliminar estas nódoas, deve começar por humedecer a mancha e lavá-la com detergente, esfregando bem. A seguir, adicione duas colheres de sopa de água oxigenada e volte a esfregar, de preferência usando uma escova de cerdas macias. Depois, coloque de molho durante 10 minutos.
Após esse tempo, verifique se a mancha já saiu. Se sim, lave a peça normalmente na máquina de lavar. Caso ainda não tenha desaparecido, humedeça novamente a mancha e junte uma colher rasa de bicarbonato. Espalhe e esfregue. Finalize, lavando normalmente na máquina de lavar roupa.
Manchas de vinho
As manchas de vinho também são um desafio difícil. Perante uma nódoa de vinho tinto, aplique papel absorvente sobre a mancha, de modo a remover o excesso, antes que a nódoa seque e entranhe. Depois, lave logo a peça em água quente e sabão neutro.
Pode também juntar sabonete líquido com água oxigenada, pois isso ajuda a dissolver os pigmentos do vinho e a eliminar a nódoa mais facilmente, quando a colocar na máquina de lavar roupa.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…