Portas e janelas de alumínio requerem cuidados. Aprenda connosco a limpar portas e janelas de alumínio de maneira eficiente e deixe a sua casa impecável. Portas e janelas de alumínio são elegantes, mas requerem cuidados. Aprenda connosco a limpar portas e janelas de alumínio de maneira eficiente e deixe a sua casa impecável. Há peritos em diversas áreas. Estas pessoas partilham o seu conhecimento com os restantes, dando preciosas indicações que facilitam a realização de determinadas tarefas. No presente artigo, iremos reunir um conjunto de sugestões para quem procura fazer a limpeza de portas e janelas de alumínio.
As indicações dadas permitem prolongar o tempo de vida destes elementos tão importantes para uma casa. As estratégias revelam uma eficiência impressionante. Os passos são simples de seguir e as metodologias usadas são práticas e fáceis de implementar. Por isso, pode dar uma nova face à casa com grande naturalidade.
Aprenda a limpar portas e janelas de alumínio como um profissional
É bastante comum escolher portas e janelas com estruturas de alumínio para enriquecerem as casas. Além de serem esteticamente versáteis, estes são elementos leves e resistentes. Contudo, a escolha não se deve cingir à beleza. Uma caraterística importante é saber como se faz a limpeza destas estruturas. Será que é fácil de limpar portas e janelas de alumínio?
Naturalmente, tendo em conta o material destas portas e janelas, são necessários alguns cuidados específicos para proceder à limpeza destas estruturas de alumínio. Com as sugestões de especialistas em limpezas, pode colocar estes elementos decorativos a brilhar, concedendo à habitação um toque especial.
Com as indicações destes peritos, poderá assegurar uma limpeza adequada das portas e janelas de alumínio, fazendo uma correta manutenção destas estruturas. A intervenção deve ser realiza não apenas no interior, mas também no exterior.
Dicas para uma limpeza eficaz em portas e janelas de alumínio
Existem orientações gerais que deve dominar, antes de avançarmos para a limpeza propriamente dita. A preparação dos materiais a usar e a criação da área de trabalho é importante.
A primeira etapa deve consistir em assegurar que todas as sujidades e vestígios de pó acumulados nas janelas e portas sejam removidas. Neste passo, convém ter à disposição um espanador que ajudará a realizar esta tarefa com maior facilidade. Também pode recorrer a um pano macio e levemente humedecido.
Deve fazer movimentos suaves nesta limpeza. Um erro comum é recorrer a esfregões e escovas mais duras. Nunca o faça, porque estes utensílios irão riscar o material.
A etapa seguinte está relacionada com o batente. Esta peça presente nas portas é frequentemente esquecida. No entanto, ela requer cuidados específicos. Deve haver uma dedicação a este elemento no momento da limpeza da porta.
Recorra a um pano macio e embebido em água e coloque nele algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, proceda à limpeza de toda a área. Assegure que toda a sujidade instalada no espaço seja eliminada.
Este procedimento pode ser realizado nas maçanetas, pois demonstra a mesma eficácia. A limpeza destes pequenos elementos é fundamental, porque uma quantidade elevada de bactérias acumula-se nas maçanetas.
Ora, como as pessoas colocam constantemente a mão nestas peças e, depois, colocam a mão nos olhos, cumprimentam outras pessoas, as bactérias e germes passeiam e instalam-se noutros locais.
Nota: Tenha em conta que nas maçanetas de metal deve utilizar um produto de limpeza específico para este tipo de material. Use o produto consoante as instruções apresentadas na embalagem e do fornecedor da porta.
O momento da limpeza da porta e calhas das janelas revela-se outra etapa importante. Primeiro, deve socorrer-se de um pano macio. Este deve ser humedecido com água e uma pequena quantidade de detergente neutro.
Em seguida, deve fazer movimentos suaves. Repita o procedimento pela área até conseguir eliminar toda a sujidade. Faça o número de vezes necessário até ficar tudo perfeitamente limpo.
Posteriormente, com um pano macio e seco, passe na área. Assegure que toda a superfície se apresenta bem seca. Se não ficar, arrisca a que o pó se cole novamente à superfície.
Fazer a limpeza de portas e janelas de alumínio no interior
Para assegurar uma limpeza eficaz em portas e janelas de alumínio interiores, deve reunir alguns ingredientes e materiais fundamentais, tais como: uma escova de dentes, um sabão neutro, panos macios, um recipiente e água.
- Comece por colocar a água morna no recipiente.
- Posteriormente, o pano deve ser humedecido nesta água.
- Em seguida, com o pano, remova toda a sujidade mais superficial.
- Então, socorra-se de outro pano para aplicar um pouco de sabão neutro.
- Em seguida, recupere o primeiro pano para limpar a superfície.
- Este procedimento deve ser repetido as vezes necessárias para assegurar a limpeza de toda a área.
- Tenha em conta que para chegar a zonas mais difíceis é importante usar uma escova de dentes.
- Finalmente, conclua o processo de limpeza com o recurso a um terceiro pano. Passe-o sobre toda a superfície até conseguir fazer a remoção do produto de limpeza todo.
Fazer a limpeza de portas e janelas de alumínio no exterior
Dada a exposição a intempéries e a agressões externas, estas portas e janelas requerem uma maior atenção. Iremos partilhar algumas sugestões para realizar a limpeza destas
portas e janelas de alumínio que se encontram em ambientes exteriores. É necessário ter alguns cuidados extra, dadas as especificações destes elementos.
- Para realizar a sua limpeza, deve ter à disposição uma mangueira com ligação a água. Deve começar por usar a mangueira para eliminar todas as sujidades e poeiras. Use o fluxo de água para remover tudo o que vir de sujidades.
- Em seguida, crie uma solução caseira num balde. Acrescente 2 litros de água morna para cerca de 1/4 copo de detergente neutro (para a roupa, seja em pó ou líquido) e misture bem.
- Posteriormente, esfregue bem esta mistura por toda a área do alumínio que deseja limpar. Faça-o com a ajuda de uma esponja macia. Esfregue a solução. Não pode deixar passar nenhuma zona. Passe a esponja por toda a parte. Não esqueça as frestas e cantinhos.
- Tenha em conta que para evitar que a sujidade escorra para a área já limpa, o movimento adequado para uma limpeza verdadeiramente eficaz deve ser realizado de cima para baixo. Desta forma, o que cair, cairá sobre uma área que ainda vai limpar.
- Pode ser necessário recorrer a uma escova de dentes para a zona de cantinhos e frestas. Este é um elemento útil, porque permite-nos alcançar as áreas mais difíceis.
- Então, deve recorrer novamente à mangueira, com um novo jato. Enxague muito bem todo o excesso de sabão.
- Finalmente, deva passar um pano seco, para deixar a área bem seca.
Dica: Tenha em conta que para facilitar a manutenção das portas e janelas de alumínio, deve realizar uma limpeza profunda a cada 6 meses (no mínimo). Isto, em zonas menos sujeitas a poeiras e sujidades, porque se for em zonas marítimas e industriais, a periodicidade das limpezas deve ser a cada 3 meses.
Aprenda a limpar:
- Aprenda a limpar a humidade das paredes eficazmente
- Aprenda a limpar chão flutuante e a deixá-lo impecável
- Aprenda a lavar janelas e estores rápida e eficazmente
Recomendação importante!
Não deve recorrer a produtos abrasivos no momento de realizar a limpeza deste tipo de superfície. Também nunca deve utilizar produtos que contenham ingredientes como ácido muriático, soda cáustica, cloro, éter e acetona. Estes produtos devem ser evitados a todo o custo.
Além disso, há acessórios de limpeza “proibidos”. Neste tipo de limpeza, nunca use esfregões de palha de aço, nem esponjas ásperas. Estes elementos riscam e danificam o material que se pretende limpar.