Fique a conhecer algumas das melhores técnicas para limpar chão flutuante! Siga estas dicas e os resultados serão fantásticos! Ter um chão flutuante pode ser muito vantajoso. No entanto, este tipo de piso requer cuidados especiais, especialmente no momento de limpá-lo. Reunimos um conjunto de dicas práticas que permitem assegurar uma limpeza completa do chão flutuante.
O presente artigo do NCultura serve como uma espécie guia de limpeza do chão flutuante. Iremos apresentar um passo a passo que permite transformar o chão flutuante mais sujo num piso limpo e brilhante.
Os especialistas na área das limpezas deste piso partilharam o segredo para apresentar um chão flutuante imaculado. Há truques caseiros eficazes que permitem assegurar um piso simplesmente perfeito!

Aprenda a limpar chão flutuante e a deixá-lo impecável
Todos pretendemos ter uma habitação limpa e acolhedora. O chão flutuante é uma das opções de pavimento que podemos escolher. Na verdade, esta é uma alternativa cada vez mais popular.
No entanto, requer alguns cuidados específicos para que possa ficar impecável. Reunimos alguns truques de limpeza destinados a pavimentos flutuantes, que permitem deixá-los como novos.
Ter um soalho flutuante é uma opção sensata, porque é económica e versátil. Uma pessoa que esteja a construir ou a renovar uma divisão da casa deve considerar a colocação de chão flutuante.
Esta alternativa de piso tem ganho grande popularidade, sendo cada vez mais pretendida. Existem variadas opções para este tipo de piso, podendo escolher-se diferentes tamanhos. Há muitas cores à disposição, formatos e caraterísticas técnicas distintas.
Uma das qualidades do chão flutuante é que se trata de uma opção de fácil instalação. Este tipo de piso é versátil, fácil de limpar e de reparar, além disso, o seu custo reduzido. Ao contrário dos pisos tradicionais, o chão flutuante não é pregado, nem colado ao cimento. Como o nome do piso sugere, este tipo de piso “flutua”, encontrando-se assente sobre uma tela isolante.

O momento da limpeza do chão flutuante faz surgir muitas dúvidas em muitas pessoas. No entanto, deve ser encarado como um desafio. Quando o piso se encontra sujo, é um problema. Muitas pessoas não sabem como deixar o chão flutuante brilhante e limpo sem danificá-lo. Contudo, há solução.
Guia para limpar chão flutuante
O chão flutuante tem as suas caraterísticas. Por isso, necessita de cuidados específicos. O piso pode ficar sujo com o passar do tempo. Há materiais que podem cair nele e danificá-lo. Contudo, há truques de limpeza que permitem deixar o chão flutuante sem riscos. Fica impecável.
Existem alguns cuidados que se deve ter na limpeza do chão flutuante. A manutenção da qualidade do piso requer que se tenha conhecimento das respetivas caraterísticas.
O momento da limpeza deve começar pelo aspirador. Para limpar o chão flutuante com eficácia, deve primeiro recorrer a um aspirador, simplesmente. Isso, irá permitir remover a sujidade com eficácia.
No entanto, se apenas existir uma pequena sujidade reduzida e localizada, pode optar por uma vassoura e um apanhador. Poderá limpar de forma muito suave. Pode ainda usar um aspirador de mão, mais prático.
É importante ter noção que se deve evitar o uso de água. Se deseja que o chão flutuante se mantenha com qualidade, há uma regra que deve respeitar: não usar água, porque pode estragá-lo.
A água pode infiltrar-se pelas juntas e danificar o chão flutuante. No máximo, recorra a um pano ligeiramente húmido para eliminar pequenas manchas mais difíceis. Outro item que deve evitar usar pelos danos que pode causar é a tradicional esfregona.
Além disso, o pavimento flutuante não deve ser ter contacto com produtos químicos. Os produtos abrasivos devem ser evitados. É fundamental que a casa não apresente muita humidade para que o chão flutuante tenha longevidade e se mantenha com qualidade.
Se existir bastante humidade, este piso tende a levantar ou a inchar. Por isso, se existir um acidente e um líquido for vertido de forma abundante, deve atuar de imediato, limpando o chão flutuante.
Procure ter conhecimento dos produtos recomendados pelo fabricante para a limpeza. Há produtos de limpeza específicos para este piso. Por isso, mesmo não podendo usar água, não significa que o chão flutuante não possa apresentar-se brilhante.
Esses produtos específicos permitem a limpeza do pavimento flutuante, remover manchas e marcas e também manter o brilho. Tenha em conta que logo após a utilização do produto específico, é importante agir de imediato, no sentido de eliminar alguns restos que possam ter permanecido no chão.
É importante fazer de tudo para proteger o chão, para que o piso possa manter o brilho e aspeto do seu chão. O chão flutuante apresenta maior sensibilidade à luz. Essa caraterística pode fazer com que o piso perca a cor, especialmente se se encontrar demasiado exposto à luz natural.
Desta forma, se existirem muitas janelas na casa a deixar entrar muita luz, convém proteger o chão usando cortinas ou persianas. O piso flutuante pode também ser protegido com a colocação de tapetes.
Outro elemento que permite proteger este tipo de chão é colocar almofadas de proteção nas pernas das cadeiras, mesas e outros móveis. Caso o chão flutuante se apresente a perder o brilho inicial, pode aplicar um óleo recomendado.
Aprenda a cuidar da sua casa:
- Como limpar pedra mármore e deixá-la impecável
- Os melhores métodos para limpar talheres de prata
- Aprenda a remover e limpar manchas na madeira
As pessoas também perguntam
Qual a espessura do chão flutuante?
A espessura do chão flutuante pode variar consoante o tipo de material usado. Geralmente, os pisos flutuantes apresentam uma espessura média que vai de 7 a 12 mm, embora existam outras opções.
Há os pisos flutuantes com espessuras mais finas (com cerca de 6 mm) e outras mais generosas (com 15 mm ou mais). Não há uma melhor opção. A escolha da espessura do chão flutuante deve ser feita tendo em conta vários fatores, nomeadamente o tipo de ambiente, a base de instalação.
O gosto de cada um é outra variável importante. O que pode ser belo para um, pode não ser uma boa opção para outro. Desta forma, antes de comprar, deve verificar as especificações do produto, para garantir que a espessura e as qualidades correspondem às necessidades do projeto.
Como escolher a cor do piso flutuante?
É uma grande responsabilidade fazer a escolha da cor do piso flutuante. Trata-se de uma opção que se mantém por um tempo. Por isso, antes de fazer a escolha, deve considerar alguns factos que pode ser decisivos:
- Opte por uma cor que harmonize com os móveis da divisão e com os elementos decorativos presentes no espaço.
- Tenha em conta que as cores mais claras suscitam uma sensação de amplitude em espaços pequenos. Já as cores mais escuras fomentam uma sensação de aconchego em ambientes maiores.
- É importante compreender que os pisos de cores mais escuras revelam uma tendência para mostrar menos sujidade e manchas. Contudo, podem evidenciar mais arranhões.
- A perceção da cor do piso pode ser influenciada pela quantidade de luz natural que o ambiente recebe. A aparência do piso pode ser distinta em diferentes momentos do dia.
Por isso, antes de tomar uma decisão, deve pedir amostras dos pisos que está a considerar colocar em casa. Tente observar como as amostras ficam no ambiente em diferentes condições de luz.
Qual a diferença de piso laminado e flutuante?
Enquanto o piso laminado é um tipo de revestimento que apresenta camadas decorativas que visam simular madeira ou pedra, o piso flutuante é um método de instalação que possibilita o encaixe do piso sobre uma camada de isolamento. Não requer uma fixação ao chão, “flutua”.
Embora os pisos laminado e flutuante sejam frequentemente associados, o primeiro tanto pode ser instalado de modo flutuante, como de modo colado. Já o piso flutuante apresenta várias opções de revestimento e não se limita ao laminado.