Aprenda a fazer o bolinho de bacalhau perfeito e tradicional. Sendo parte da culinária portuguesa, o Bolinho de Bacalhau é um exemplo de como os sabores tradicionais continuam a influenciar a gastronomia atual, mantendo a sua presença. Bastam cinco ingredientes para se criar o verdadeiro bolinho de bacalhau à portuguesa. Apesar de parecer muito fácil de fazer, é necessário cumprir com alguns processos, de forma a obter-se o sucesso pretendido para este salgado tradicional.
A receita portuguesa exige paciência, cumplicidade e estima pelos produtos que integram a receita e por quem come os bolinhos de bacalhau. Por isso mesmo, a receita é vista como um tesouro familiar em forma de segredo. Ela atravessa gerações, avó, mãe e neta unem-se na partilha destes segredos da gastronomia portuguesa.
Leia também: 8 receitas de bacalhau com broa apaixonantes

Aprenda a fazer o bolinho de bacalhau perfeito e tradicional
Influência
A receita tradicional do bolinho de bacalhau tem influenciado diversas gerações. Sempre que os portugueses vão para fora, levam consigo um pouco de Portugal e da gastronomia nacional.
Naturalmente que levam muitas das nossas receitas que por lá se instalam (alguns até criam restaurantes de comida portuguesa). Os sabores nacionais são provados e reinterpretados. Por exemplo, no Brasil, há até quem use mandioquinha para fazer os bolinhos de bacalhau.
Mas também é importante manter o produto na sua forma tradicional, se pretendemos saborear a iguaria com a alma portuguesa, sempre com ingredientes bem frescos, pois só assim ficará crocante e delicioso.

Processo: dessalgar bacalhau
O processo para desfiar o bacalhau exige paciência e é bastante lento. Não pode haver distrações, pois uma espinha estraga toda a experiência de saborear o verdadeiro bolinho de bacalhau. Todo o pormenor conta e estar concentrado a 100% faz toda a diferença para o resultado.
O processo de dessalgar o peixe é demorado e tem de ser pensado com antecedência, pois é feito ao longo de três dias. É preciso ir trocando a água de 08 em 08 horas, três vezes ao dia.

Processo: remoção das espinhas
Posteriormente, o bacalhau deve ser cozido em água fervente, durante 20 minutos, sensivelmente. Só então poderão ser removidas as espinhas.
É indispensável retirar as espinhas de forma minuciosa. Não há maquinaria, nem eletrodomésticos, nem aparelhos eletrónicos que o faça por nós. E, sendo feito por um ser humano, a olho, pode dar origem a erros.
Convém, por isso, não haver distrações. Depois de removidas todas as espinhas e a pele, então é momento de voltar a colocar o bacalhau a cozinhar por mais 15 minutos.

Processo: desfiar o bacalhau
Assim, só então chega o momento de desfiar o bacalhau. Um truque bastante comum é colocar o peixe dentro de um pano e fazer uma trouxinha. Depois, deve amassar o bacalhau na banca, como se estivesse a lavar a roupa.
Esta técnica, além de ajudar no processo de desfiar o bacalhau, também permite absorver o excesso de água presente no bacalhau. O bacalhau fica desfeito em pedacinhos bem delicados que ficarão muito bem nos bolinhos de bacalhau.

Processo: a forma do bolinho bacalhau
Antes de se avançar para a fritura, é necessário fazer a modelagem. Muitos optam por usar as mãos, para fazer as bolinhas, mas estas devem ser feitas com recurso a colheres de sopa. Devemos modelar a massa com duas colheres de sopa.
O bolinho de bacalhau não é redondo, por isso é que deve fazer com as colheres e não com as mãos. Com uma colher de sopa, pegamos num pouco de massa e seguramos, enquanto que com a outra colher empurramos a massa pela lateral, pressionando assim para modelar, até que a segunda colher esteja na posição da primeira e vice-versa.
O processo deve ser repetido as vezes que forem necessárias até que o bolinho de bacalhau fique com a superfície lisa e bem modelada.
Leia também: 6 receitas de bacalhau desfiado muito saborosas

Bolinho de Bacalhau
Ingredientes
– 4 ovos
– 1 kg de batatas
– 800g de bacalhau desfiado e dessalgado
– 30g de sal
– 30g de salsa picada
– Óleo para fritar
Modo de Preparação
– Coloque as batatas descascadas e cortadas numa panela com água.
– Leve a panela ao lume até as batatas ficarem bem macias.
– Retire do lume e passe as batatas por um amassador de batatas.
– Esmague-as bem, até que estejam com consistência de puré.
– Junte o bacalhau (dessalgado e desfiado), os ovos, a salsa e o sal.
– Mexa bem até que a massa fique bem homogénea.
– Recorrendo a duas colheres de sopa, modele os bolinhos até terem a superfície bem lisa.
– Leve ao lume uma panela com óleo (ou frigideira).
– Deixe atingir a temperatura de 220ºc (aproximadamente).
– Frite os bolinhos de bacalhau até estarem dourados.
– Retire os bolinhos da panela com uma peneira.
– Coloque-os num prato coberto com papel absorvente.
– Sirva os bolinhos de bacalhau com limão, azeite e molho de pimenta.

Pastéis de bacalhau: receita original
Ingredientes
– 450g de batatas
– 350 g de bacalhau
– 6 ovos
– 3 dentes de alho picados
– 1 ramo de salsa picada
– Sal e pimenta, q.b.
Modo de Preparação
– Num tacho, coza as batatas e o bacalhau.
– Depois, retire a casca das batatas e a pele e as espinhas do bacalhau.
– Rale tudo num passe vite e junte a salsa, o alho, as gemas de ovos, o sal e a pimenta.
– Bata as claras em castelo e envolva aos poucos.
– Mexa todos os ingredientes muito bem até obter uma mistura homogénea.
– Agora, modele os pastéis, utilizando duas colheres de sopa, passando a massa de uma para outra.
– Numa frigideira, ponha uma quantidade generosa de óleo e mergulhe os pastéis, fritando até dourar
– Retire, escorra e sirva bem secos.
Receita de bolinhos de bacalhau por necasdevaladares:
Vídeo de: necasdevaladares – receitas caseiras