Se quer assegurar maior longevidade, aprenda a cuidar e limpar o colchão da cama eficazmente com as nossas dicas. O nosso colchão deve ser mimado. Ele mima o nosso corpo. Quanto melhor tratamos dele, melhor ele trata de nós. Existem diversos cuidados que deve ter com o colchão para que ele se apresente sempre nas melhores condições. Ter alguns cuidados periódicos com o colchão é fundamental, porque permite evitar a acumulação de sujidade, além de impedir a proliferação de ácaros.
Reunimos um conjunto de dicas que farão toda a diferença na qualidade que o seu colchão apresentará nos próximos anos. Se quer assegurar mais longevidade ao seu colchão, conheça os cuidados que deve ter com ele.
Aprenda a cuidar e limpar o colchão da cama eficazmente
Apesar dos fabricantes insistirem que o colchão seja mudado a cada 8 anos, há testes que comprovam que os colchões demonstram que é possível prolongar a sua vida.
Se comprar um bom colchão e cuidar devidamente dele, ele irá apresentar-se por mais tempo em ótimas condições. Se quer dar mais 10 anos de vida ao seu colchão, deve conhecer alguns truques que reunimos para si.
Para assegurar o prolongamento da vida do colchão, fazendo com que mantenha a qualidade por mais tempo, há alguns cuidados a ter, como limpar e virar o colchão. Sempre que acontece uma mudança de estação, aproveita-se o momento para se realizar limpezas gerais. Trata-se do contexto perfeito para fazer a manutenção do colchão.
Nessa altura, deve assegurar a higiene e o cuidado necessários. É importante virar o colchão, quando as estações mudam. No entanto, tenha em atenção as recomendações do fabricante, antes de virar o colchão, porque o desenho do núcleo do colchão pode ter caraterísticas peculiares.
Existem colchões que não podem ser virados. Nestes casos, uma das faces do colchão apresenta um revestimento muito fino. Por isso, não serve para ser utilizada para dormir. Este tipo de colchões não podem ser virados ao contrário, só podem ser girados. Isto é, pode ser alternada a posição, passar a zona da cabeça para a zona dos pés.
No entanto, é importante ler todos os documentos que acompanham o colchão no momento da compra, porque tal só deve ser realizado se a estrutura do colchão não tiver zonas diferenciadas para ombros e ancas. Se apresentar caraterísticas equivalentes, situadas nas mesmas posições, é que essa mudança pode ser feita. Em caso de dúvida, deve contactar a marca.
Há colchões que podem ser virados. Os colchões que têm um núcleo simétrico com faces iguais devem ser colocados para cima, virando a face que se encontrava junto à base ou ao estrado da cama.
Há modelos de colchões que costumam apresentar a distinção, revelando uma face de verão, que tem tecidos mais frescos e melhor respiração, enquanto a faça de inverno é mais quente e isolante.
Essa operação de mudança de posição deve acontecer do inverno para o verão e do verão para o inverno. Como os colchões são objetos grandes e pesados, peça ajuda a outro elemento da casa ou da família para movê-lo consigo. Há modelos com núcleo de molas que implicam fazer esforço físico na sua mudança. Por isso, podem originar uma lesão, se tentar virar o colchão sem ajuda de terceiros.
Saiba como limpar o colchão
Uma boa estratégia para proteger o colchão é usar uma capa transpirável e lavável. Desta forma, irá prolongar a vida do colchão, mantendo-o por mais tempo nas melhores condições.
Quando chegar o momento de dar a volta ou de rodar o colchão, deve aproveitar a oportunidade para limpá-lo. O aspirador pode ser uma boa ajuda, colocando o acessório semelhante a uma escova de mão (existe também uma aplicação especial para o colchão). Limpe usando a velocidade mais suave.
Há um truque caseiro de limpeza que consiste em polvilhar o colchão com bicarbonato de sódio. Este produto irá neutralizar a acidez do suor e gerar um efeito desodorizante. Deve deixar o produto atuar ao longo de várias horas. Posteriormente, com uma escova manual deve remover o bicarbonato.
Este procedimento também pode ser feito com o aspirador de pó com o bocal e a velocidade mais suave. É importante assegurar que o quarto se encontra livre de humidade. Os ambientes húmidos e fechados contribuem para o aparecimento e desenvolvimento de fungos e de ácaros. Por isso, deve arejar o quarto todos os dias, independentemente da estação. Faça-o pelo menos 10 minutos antes de fazer a cama. Estas são algumas das rotinas de higiene que contribuem igualmente para prolongar a vida do seu colchão.
Os ácaros podem desenvolver-se no seu colchão. Estes animais pertencem ao grupo dos aracnídeos (aranhas, carrapatos, etc.). Os ácaros são invisíveis a olho nu. Eles alimentam-se de resíduos de pele e de unhas e também se alimentam de pelos de animais e bolor. Estes bichos microscópicos são responsáveis por três quartos das alergias respiratórias, especialmente rinites e asma.
As condições ideais para os ácaros viverem e se reproduzirem estão presentes nas nossas camas. As condições perfeitas para eles são 75%-80% de humidade e temperatura superior a 21ºC. Os ácaros encontram-se nas nossas camas, nomeadamente nos colchões, nos lençóis e nas almofadas.
Não existe nenhuma solução milagrosa, infelizmente. É impossível eliminar totalmente estes habitantes indesejados. No entanto, alguns cuidados permitem reduzir a presença de ácaros.
Aprenda também a:
- Limpar a máquina da roupa
- Limpar tecido de sofá
- Limpar a escova de cabelo
Truques básicos para combater ácaros
- Arejar os quartos
- Deixe a cama aberta por 2 horas, após acordar
- Aspirar a cama e o quarto regularmente
- Polvilhe bicarbonato de sódio em toda área do colchão
- Troque a roupa de cama por uma higienizada regularmente
- Use capas anti ácaros no colchão e no travesseiro
- Evite carpetes e cortinas de pano
- Troque o filtro do ar-condicionado