Aprenda a cozinhar polvo congelado como nos restaurantes. Cozinhar um produto fresco não é o mesmo que cozinhar o produto congelado.
Há alguns truques que são particularmente indicados para quem tem polvo congelado. É preciso dominar dicas úteis que permitem cozinhar polvo congelado de forma perfeita, como um verdadeiro chef.
Congelar alimentos é uma forma excelente de os conservar e tê-los reservados e com qualidade. Mas, chegando o momento de os usar, é preciso adotar determinados cuidados que muitos descuram. Com o NCultura, poderá aprender a cozinhar polvo.
O polvo congelado implica alguns cuidados. Deve seguir determinados passos para conseguir resultados perfeitos. São passos muito simples e muito eficazes. Um polvo, depois de congelado, não está condenado a tornar-se numa pastilha elástica!
Aprenda a cozinhar polvo congelado como nos restaurantes
Truques úteis para cozinhar polvo (congelado) no ponto
O polvo congelado é um desafio que necessita de uma lista de passos para se tornar num verdadeiro petisco. Para o cozinhar na perfeição, há que seguir métodos que garantem um resultado final de excelência. Independentemente do modo – cozido, grelhado ou escaldado -, o polvo pode tornar-se sempre numa refeição espetacular e saborosa.
Se pretende aprender a cozinhar polvo depois de congelado, é bom que consiga pratos com sabor a mar. Inspirados na criação, mas saborosos, bem tenros e macios, que se tornem numa verdadeira experiência gastronómica. Siga as nossas sugestões!
A preparação do polvo
Coloque o polvo a descongelar por um dia, ou seja, 24 horas.
Recorrendo a uma faca bem afiada, separe os tentáculos do corpo. Corte o tentáculo desde a sua base, segurando o tentáculo com o polvo esticado numa superfície plana.
Depois, corte a cabeça pela metade, separando a parte central e dura do corpo da cabeça. Pode desfazer-se da parte central do polvo, pois não apresenta sabor. Mas cozinhe a cabeça com os tentáculos!
A bolsa de tinta
Este passo pode até ser desnecessário, pois muitos dos polvos que estão à venda no mercado, nomeadamente os que são vendidos congelados, já são vendidos sem a bolsa de tinta.
Contudo, convém perceber que, se tiver esta bolsa de tinta, ela tem mesmo de ser retirada. Para tal acontecer, basta abrir a cabeça e remover as vísceras todas, sem esquecer de lavar muito bem.
O polvo cozido
Coloque até ⅔ de água numa panela com ervas e vegetais, nomeadamente com cebola, alho francês, salsa, cenoura, tomilho e pimenta. Depois, deixe que ferva em lume forte, ao longo de 5 minutos. Só depois junte o polvo e aguarde pela recuperação do momento de fervura.
Cubra e deixe que cozinhe entre 20 a 45 minutos, até o polvo estar macio. Depois, ao longo do processo, teste o nível de cozedura recorrendo a um garfo. Quando estiver ao seu gosto, retire o polvo e sirva o mesmo cortado em fatias, juntamente com arroz ou, em alternativa, com salada.
O polvo grelhado
Pegue numa forma grande e forre a mesma com papel de alumínio. Depois, coloque nela o polvo, polvilhe-o com sal e tape com papel de alumínio. Posteriormente, leve a forma ao forno, aquecido previamente a 130ºC. Sele a forma e deixe que cozinhe por duas horas, aproximadamente (ou até estar macio!).
Depois de estar no ponto, deixe arrefecer e, depois, pré-aqueça o grill (ou churrasqueira). Posteriormente, pincele a grelha, recorrendo a uma colher de sopa de azeite. Depois, deixe que aqueça a uma temperatura elevada por 10 minutos. Cubra, então, o polvo com azeite e polvilhe com sal e pimenta, de acordo com o seu gosto.
Depois, coloque o polvo na brasa e deixe lá por 5 minutos, sensivelmente (até começar a ficar mais moreno). Sirva o polvo regado com azeite. Use sumo de limão para dar frescura e polvilhe com salsa.
Leia também:
- Arroz de polvo malandrinho
- Como fazer polvo à lagareiro de comer e chorar por mais
- Como fazer o melhor polvo frito para comer e chorar por mais
O polvo escaldado
Coloque a água e o vinagre a aquecer, misturados numa panela grande. Leve a mesma a lume forte. Corte ao meio um limão e esprema o seu sumo, vertendo o mesmo para a água. Depois, junte o próprio limão.
Adicione o tempero, colocando pimenta, folhas de louro e sal. Reduza depois para lume brando e deixe por 10 minutos a ferver lentamente.
Mergulhe três vezes o polvo no caldo fervente, deixando-o no caldo por 5 segundos de cada vez. Depois, mergulhe o polvo em água e aumente a temperatura para médio-alto, até a panela começar a ferver levemente. Deixe que cozinhe por mais 30 minutos, até estar macio.
Deixe que arrefeça e sirva. Este método é particularmente indicado para quem pretende cozinhar o polvo inteiro.