Início Tradições Aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

Aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

Truques e sugestões para fazer com que o seu polvo se torne um verdadeiro petisco! Acabaram as desculpas, aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

cozer polvo na perfeição
Aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

Truques e sugestões para fazer com que o seu polvo se torne um verdadeiro petisco! Acabaram as desculpas, aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef! Sabe a melhor forma de cozer polvo? Reunimos preciosas dicas para que possa saber tudo o que necessita saber para ter um polvo de excelência.

O polvo é um alimento bastante apreciado pelo povo português. São diversas as receitas com este alimento na cozinha portuguesa. Contudo, mesmo fazendo parte, é necessário saber prepará-lo na perfeição. Aprenda, com os seguintes passos, como cozer polvo na perfeição.

Aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

É preciso saber algumas preciosas informações antes de cozer polvo, pelo menos se se pretende fazer um verdadeiro petisco. Não é fácil fazer um polvo excelente, como se fosse um verdadeiro chef.

Nem sempre se consegue um polvo bom, bem cozido. Frequentemente, o polvo fica arruinado, duro, borrachoso, sem sabor. Mas, há solução! Reunimos algumas sugestões que, sendo simples, garantem um polvo cozido na perfeição, como se tivesse uma estrela michelin a enriquecer o seu currículo!

Leia também:

cozer polvo na perfeição
Aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

Congelar o polvo

Congelar o polvo revela-se um momento importante. Este processo de congelamento, se for realizado convenientemente permite que a carne do polvo fique mais macia. Ele antecede outro momento igualmente crucial, o descongelamento do polvo.

Descongelar o polvo leva tempo. Não se deve colocar no microondas a descongelar. Ele deve descongelar naturalmente. Para isso acontecer, deve colocar o polvo no frigorífico, por 24 horas, aproximadamente. Antes de ser cozinhado, o polvo deve ser devidamente (e inteiramente) descongelado.

A separação dos tentáculos

Esta é outra parte importante. A separação dos tentáculos deve ser feita corretamente. Para tal ser feito, deve recorrer a uma faca muito bem afiada e, só depois, separar os tentáculos do corpo do polvo. Estenda bem o polvo numa tábua e faça os cortes rigorosos e precisos nos tentáculos, sempre pela base.

Corte a parte que faz a união da cabeça com os tentáculos. Como esta parte do polvo é sempre extremamente dura, ela pode ser deitada fora. Ela não deve ser consumida, por isso deve ser removida e eliminada. Corte-a, separando-a da cabeça e deite fora. A cabeça, contudo, tem utilidade e dá sabor. Por isso, deve ser cozinhada juntamente com os tentáculos.

cozer polvo na perfeição
Aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

A bolsa de tinta

Este passo pode até ser desnecessário, pois muitos dos polvos que estão à venda no mercado, nomeadamente os que são vendidos congelados, já são vendidos sem a bolsa de tinta.

Contudo, convém perceber que, se tiver esta bolsa de tinta, ela tem mesmo de ser retirada. Para tal acontecer, basta abrir a cabeça e remover as vísceras todas, sem esquecer de lavar muito bem.

cozer polvo na perfeição
Aprenda a cozer polvo na perfeição como um chef!

A cozedura por passos

A cozedura deve ser feita cumprindo diferentes passos. Mesmo a preparação que a antecede é parte importante que tem influência no resultado final.

Na preparação da cozedura, deve levar-se em consideração que o polvo, depois de devidamente lavado, deve ser cozido numa panela com 2/3 de água. Junte, depois, uma cebola na água, acrescentando ainda uma cenoura e um alho francês. Naturalmente, que todos estes ingredientes devem estar devidamente descascados e cortados em pedaços. Adicione, então, um ramo de salsa e leve a panela ao lume. Depois, deixe que ferva por 5 minutos.

Ao juntar o polvo, deve ainda acrescentar à água a ferver a cabeça do polvo, além dos tentáculos. Depois, tape a panela, mas apenas no momento em que a água começar a ferver novamente. Deixe cozer entre 30 a 45 minutos, para que o polvo fique bem macio. Depois teste a consistência, verificando com um garfo se o polvo está devidamente macio. O polvo estará pronto quando a carne não se agarrar ao garfo.

Depois de pronto, retire o polvo da água presente na panela e corte os tentáculos em pedaços indicados para serem servidos. O polvo cozido também pode (e deve) ser usado em muitas receitas. Algumas implicam que o polvo esteja já cozido. Reserve depois a água de cozer o polvo, pois revela-se um caldo que pode ser usado noutros pratos, mais especificamente de peixe ou marisco. É uma dica excelente, pois concede sabor e aroma!

Assim terá um polvo cozido na perfeição. Excelente em sabor e em textura. Um polvo delicioso e macio! Ele tanto pode ser consumido no imediato, como pode integrar outras receitas!…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.