Existem diversos produtos de beleza derivados de aloé vera, mas será que este é o segredo para a pele perfeita? Saiba a verdade!
Jennifer Aniston confidenciou que o segredo para a sua pele jovem e bonita é uma planta, neste caso a aloé vera. Para colher todos esses benefícios, ela aplica o gel da planta diretamente na pele, sobretudo depois da exposição solar, como se se tratasse de um creme hidratante.
Outras celebridades já falaram dos muitos usos que a aloé vera pode ter na nossa saúde e bem-estar. Serão todos verdadeiros? Ou será que alguns são mitos? Distinga a verdade da mentira e fique a saber mais sobre a aloé vera. Curioso? Então, vamos descobrir!
Aloé Vera é o segredo para a pele perfeita? Tome nota!
É um tónico para a pele (VERDADE)
O Dr. Nigma Talib, médico naturopata de celebridades como Sienna Miller e Rosie Huntington-Whiteley, afirma que a aloé vera é maravilhosa para a pele, pois é reconfortante e hidratante, além de possuir vitaminas A, B, C, D e E, minerais e antioxidantes, o que lhe confere um alto poder curativo. O Dr. Talib acrescenta, ainda, que esta planta é antiviral, antibacteriana, anti-inflamatória e anti-envelhecimento.
Para usufruir destes benefícios, basta ter a planta em casa, partir uma folha e espremer o gel que corre no seu interior. Em alternativa, pode adquirir um gel de aloé vera, sem químicos, claro.
Facilita a digestão (MITO)
Não é certo que a aloé vera possa aliviar doenças digestivas, como Crohn, IBS ou colite. Porém, de acordo com Viktória Borsi, terapeuta nutricional naturopática, a aloé vera é um laxante, por isso ela ajuda quem sofre de obstipação.
Por outro lado, quem costuma ter diarreia não deve consumir esta planta. A aloé vera também não é recomendada a quem tem refluxo gástrico. É preciso ter em conta que a aloé vera possui o gel, mas também o látex que é uma substância muito irritante para o trato digestivo.
Faz o cabelo crescer (MITO)
Não há evidência científica de que esfregar gel de aloé vera no couro cabeludo reduza a queda de cabelo.
De acordo com o Dr. Talib, “O gel de aloé vera é rico nas vitaminas necessárias para o crescimento saudável do cabelo — mas a queda de cabelo tem muitas causas, então, embora possa ajudar, não vou dizer que vai curar a calvície.”
Ainda assim, o Dr. Talib afirma que colocar gel de aloé vera no couro cabeludo pode ajudar a tratar os cabelos secos ou a reduzir situações de prurido ou caspa. Isto, porque as propriedades antimicrobianas do aloé vera eliminam os fungos causadores da caspa.
Melhorar a saúde oral (VERDADE/MITO)
Segundo o Dr. Talib: “As lavagens bucais com aloé vera são antivirais e antibacterianas e não contêm álcool. Por isso, elas são ótimas para ajudar a manter a boca saudável.” Contudo, esta não é a opinião da Associação Britânica de Odontologia que diz que: “O que está, sem dúvida, comprovado que reduz o risco de cárie dentária é escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dentes com flúor, assim como diminuir a frequência e a quantidade de açúcar consumido.”
Atenuar as dores de cabeça (VERDADE)
A aloé vera contém esteróis vegetais, substâncias que podem ter um efeito anti-inflamatório. Por isso, o Dr. Fayyaz Ahmed, neurologista consultor da Enfermaria Real de Hull, aconselhou o uso de aloé vera no tratamento das dores de cabeça e da enxaqueca.
Para isso, ele recomenda que se separe uma folha de aloé vera e se aplique o seu gel nas mãos e no rosto. Se preferir, pode comprar mesmo um sabão de aloé vera.
NCultura
Se leu “Aloé Vera é o segredo para a pele perfeita? Tome nota!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre moda e beleza no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…