Saiba tudo sobre o alho e como consumi-lo. Confira informações valiosas e aproveite ao máximo este incrível ingrediente. O alho é um alimento bastante comum. Ele é bastante popular em todo o mundo, podendo ser consumido cru ou cozinhado. Qual será a melhor opção?
Os especialistas defendem que o consumo de alho gera diversos benefícios para a nossa saúde. Além disso, quem domina este alimento aconselha alguns procedimentos que permitem facilitar a respetiva digestão.
Alho: é melhor consumir cru ou cozinhado?
O alho (Allium sativum) é reconhecido como uma planta bulbosa que integra a família das liliáceas. Este alimento apresenta um sabor caraterístico e contém diversas propriedades medicinais.
O alho é usado na culinária amplamente, sendo importante em diversos povos. O aroma e o sabor do alho são usados para tornar as refeições mais saborosas e aromáticas. No entanto, o seu consumo regular está na origem de diversos benefícios para a saúde.
Este ingrediente é um alimento muito saudável e com riqueza em propriedades benéficas para o nosso organismo. Por isso, devemos comer alho com frequência. No presente artigo, poderá descobrir o segredo sobre como aproveitar devidamente todos os benefícios que ele pode oferecer ao seu corpo, como é melhor consumi-lo e cozinhá-lo.
Este alimento apresenta um sabor e cheiro fortes. Por isso, facilmente enriquece vários pratos. Geralmente, dadas as caraterísticas tão especiais deste alimento, o alho é um ingrediente amado ou odiado.
O alho é usado como tempero regularmente. É adicionado em diversas receitas. Por exemplo, no estrugido. Contudo, se pretende fazer um consumo estratégico deste alimento, pensando nos benefícios para a saúde, deve pensar de forma distinta.
É diferente quando se pretende usar as propriedades que tornam o alho num medicamento natural especial, com um poder anticoagulante, antibacteriano, hipocolesterolémico e anti-hipertensivo.
Saiba como pode comer alho e usufruir dos seus benefícios máximos, limitando o desconforto:
É importante perceber que quando o alho é cozinhado perde a maioria das suas propriedades, porque à medida que se depara com as altas temperaturas degrada um o elemento mais importante contido no bulbo: a alicina.
Desta forma, é aconselhável consumir o alho cru sempre (ou o máximo possível). Só assim conseguirá aproveitar ao máximo os benefícios que ele oferece.
Não se preocupe com o problema do odor que fica na boca. Há alguns truques que não comprometem muito o hálito. Por isso, pode comê-lo cru, sem afastar a pessoa-amada…
Primeiro, pique o alho finamente. É importante comer o alho cru bem picado para que possa ser bem mastigado. A substância que se falou como mais importante, a alicina, é libertada, após o alho ser cortado. A melhor estratégia para o consumo cru do alho é cortá-lo, aguardar cerca de 10-15 minutos e só, posteriormente, consumi-lo.
Alho cozinhado é uma alternativa menos benéfica que o alho cru. Muitas pessoas simplesmente não conseguem comer o alimento cru. Por isso, podem comer este ingrediente cozinhado. Há várias receitas com alho.
Para que o alho cozinhe e possa conservar melhor as suas propriedades, deve primeiro cortá-lo ou esmagá-lo. Em seguida, deve deixar o alho repousar por 10 minutos. Há quem defenda que esse tempo deva ser de 45 minutos.
Faça escolhas acertadas:
- 18 produtos que devia guardar no frigorífico
- 12 produtos a evitar comprar no supermercado
- Aprenda a escolher as melhores frutas e verduras no supermercado
Ora, desta forma, o alho irá libertar toda a alicina e só, posteriormente, é que deve cozinhar o alho. Assim, o precioso elemento ativo, conhecido por alicina, deve tornar-se mais biodisponível e um pouco mais resistente ao calor. Deve ainda cozinhar o menos possível em temperaturas reduzidas, evitando assim os refogados e frituras.
Idealmente, para obter mais benefícios, deveria consumir o alho cru, previamente picado e de estômago vazio. Desta forma, assegurava para a saúde benefícios excelentes. Quem fizer este consumo todas as manhãs, seguramente que sentirá as vantagens deste remédio natural.
O alho escolhido para este consumo deve ser fresco e orgânico, porque, se optar por um alho muito velho, então os ingredientes ativos não serão tão poderosos. A alicina não será tão benéfica, como é num alho fresco.
Há uma quantidade adequada de alho que se deve consumir diariamente. Segundo os especialistas, devemos comer 2 dentes de alho de tamanho médio. Se fizer um consumo em quantidades inferiores, então não comerá o suficiente para assegurar os benefícios que o alho gera na saúde.
Existem ainda duas formas originais de o consumir. Ambas bastante saudáveis. Uma delas é a infusão com alho e gengibre; a outra é fazer uma pasta com alho.