Conheça as apaixonantes aldeias de xisto da Serra da Lousã. São excelentes destinos perto de Coimbra, perfeitos para fugir à agitação das grandes cidades!
O país tem uma riqueza fantástica. Há vários destinos turísticos em Portugal que são maravilhosos. Há locais que se destacam por razões muito distintas, seja pela beleza natural que os circunda, seja pela gastronomia, pelas tradições, pelos monumentos. Apesar do turismo estar muito centrado nas maiores cidades portuguesas, existe um turismo rural de excelência no nosso país.
Coimbra é uma das cidades portuguesas mais populares do país. Esta cidade é conhecida como a Cidade dos Estudantes, espaço geográfico onde se encontra a Universidade mais emblemática do país, uma das mais antigas do mundo. No entanto, para quem pretende fugir da agitação das grandes cidades, existem algumas possibilidades.
As Aldeias do Xisto têm sido bastante elogiadas pela sua beleza incomum, pela sua singularidade. Existem diversos exemplos de aldeias que, além de proporcionarem a tranquilidade que muitos procuram, também se encontram inseridas num espaço geográfico de grande beleza, onde a Natureza se apresenta no máximo esplendor.
As aldeias de xisto presentes na Serra da Lousã revelam-se destinos verdadeiramente encantadores. A distância entre Coimbra e a Serra da Lousã é inferior a uma hora, por isso as aldeias escolhidas são perfeitas para uma escapadinha de sonho.
As 12 apaixonantes aldeias de xisto da Serra da Lousã
- Aigra Nova
- Aigra Velha
- Candal
- Casal de São Simão
- Casal Novo
- Cerdeira
- Chiqueiro
- Comareira
- Ferraria de São João
- Gondramaz
- Pena
- Talasnal
1 – Aigra Nova
Esta aldeia está presente no Concelho de Góis. Aigra Nova é uma aldeia de malha urbana simples. A construção das casas locais é baixa e à base de xisto. Esta aldeia tem três ruas pequenas, mas que permitem atravessar a aldeia.
As casas desta aldeia foram erigidas com blocos de xisto. Estas habitações singelas obedeceram a regras de construção que visavam resistir às intempéries e ao passar do tempo.
As casas encontram-se dispostas em aglomerados. Normalmente apresentam dois pisos: enquanto o piso assobrado, ou primeiro andar, servia para o quotidiano, o rés-do-chão, geralmente térreo, albergava o gado e permitia o aquecimento da casa.
2 – Aigra Velha
Esta aldeia também se encontra em Góis, como a anterior. Aigra Velha é uma aldeia encantadora e encontra-se a 770m de altitude. Ela supera qualquer outra Aldeia do Xisto nesse aspeto. É a aldeia do género que se encontra a maior altitude.
Apesar de se encontrar próxima dos cumes da Serra da Lousã, existe um acesso fácil a esta aldeia. Aigra Velha consiste num pequeno aglomerado de largos horizontes. A beleza das suas casas perfeitamente integradas na paisagem envolvente torna esta aldeia num destino particularmente encantador.
Na paisagem, não faltam terrenos agrícolas e uma vasta área de pastoreio. O conjunto das construções está organizado de forma a ter um arranjo defensivo contra os intrusos e animais selvagens (nomeadamente os lobos).
As habitações também estão devidamente preparadas contra as intempéries meteorológicas. Apesar do espaço reduzido da aldeia, existe espaço de circulação entre as casas, existindo privacidade para cada família.
O Parque Florestal da Oitava é uma atração local. Os dias de calor tornam a Ribeira da Pena um local particularmente agradável. Um dos destaques desta aldeia vai para o forno e alambique da Família Claro.
3 – Candal
Esta aldeia é outra pérola do turismo rural que se situa na Serra da Lousã. Candal é uma pequena aldeia que se encontra aninhada na serra, numa colina voltada a Sul. O acesso é facilitado pelo posicionamento da aldeia. Esta encontra-se colocada estrategicamente junto à Estrada Nacional, que faz a ligação entre Lousã e Castanheira de Pera.
A aldeia sabe receber bem as pessoas, pois está habituada a receber visitantes. Quem visita esta aldeia deve realizar uma subida até ao miradouro para contemplar toda a beleza local. A alminha da aldeia, os moinhos (são 5) construídos na década de 1920 e o lagar de azeite são algumas das atrações que se podem encontrar no Candal.
Entre os pontos de interesse deste local também está a Antiga Escola Primária. A história desta escola construída na década de 1920 é interessante. Esta escola só existe devido à generosidade dos candelenses. Foi graças às remessas de divisas enviadas pelos candelenses que se encontravam emigrados nos EUA que esta Escola foi construída.
O Chafariz do Candal é outra atração desta aldeia, nomeadamente pela presença do Poema:
O Chafariz do Candal
Tem duas pedras de assento
Uma é para namorar
Outra para passar o tempo.
4 – Casal de São Simão
Casal de São Simão é uma aldeia onde só se encontra uma rua. No entanto, esta aldeia tranquila proporciona uma experiência bastante agradável a quem visita este local. A fonte singela e encantadora é uma das atrações da aldeia. Ela permanece a entoar a canção da água, que soa melhor nos dias de verão.
Neste espaço, existe a Loja das Aldeias do Xisto onde se podem ter informações importantes sobre o que se pode realizar por este espaço geográfico. Esta aldeia ganhou uma nova vida após um grupo de pessoas que já viviam na cidade terem decidido recuperar as casas típicas que se encontram na aldeia.
A Ponte de São Simão é um dos destaques desta aldeia. Existe ainda uma Casa particular que está datada de 1701. A Ermida de São Simão é outra atração local. Esta construção datada do século XV está presente na entrada da aldeia, quase no topo do Monte de São Simão.
5 – Casal Novo
Casal novo é uma aldeia encantadora que se destaca pelas construções em xisto velho. Esta aldeia encontra-se envolvida num cenário particularmente encantador, destacando-se a densa mancha florestal.
À passagem pelo estradão, quase que nos escapa a presença do Casal Novo. A aldeia tem construções singelas, mas belas.
As casas surgem encavalitadas umas nas outras. O xisto é o material de construção predominante. Este material é muito escuro e em aparelho tosco. A esmagadora maioria das fachadas dos edifícios presentes na aldeia não tem qualquer reboco.
6 – Cerdeira
Esta é outra aldeia encantadora que se pode encontrar por esta região. A beleza local serve de inspiração a todos os que a visitam. Percorrer Cerdeira é realizar uma experiência singular e memorável.
A tranquilidade desta aldeia é extremamente agradável, por isso todos os que querem fugir do rebuliço das grandes cidades poderão encontrar aqui o silêncio, a calma e o quotidiano que desejam.
As construções de Cerdeira apresentam um perfil desalinhado. Esta aldeia apresenta o tom dominante do xisto num protagonismo que se sobrepõe ao verde das encostas. O céu azul e o branco das nuvens concedem novas tonalidades ao quadro que é pintado por quem visita Cerdeira.
Esta aldeia pitoresca revela-se assim um local mágico. A pequena ponte que se encontra logo à entrada é uma das atrações desta aldeia. Esta aldeia tornou-se num local de criação artística, por via das residências artísticas internacionais que se podem encontrar no local.
Foram criadas infraestruturas que dão todas as condições a todos os criativos que se encontram nesta aldeia. Além da Escola de Artes e Ofícios, existem ateliers, uma Biblioteca, uma Galeria, o Café da Videira e a Taberna das Artes.
Também existe um Forno comunitário, um elemento que dá alma a esta aldeia que acolhe todos os anos o festival Elementos à Solta – Art meets Nature. Este evento visa reunir diversos criadores contemporâneos, de diferentes áreas.
Durante este evento a aldeia transforma-se numa galeria de arte ao ar livre. A Capela Nº Srª de Fátima, a Fonte e a Alminha são algumas das atrações da aldeia.
7 – Chiqueiro
Esta aldeia parece perdida, como se estivesse parada no tempo. Nesta aldeia, existe apenas um casal de habitantes que tem como companhia um rebanho numeroso que contribui para interromper o silêncio com as campainhas.
Esta aldeia é envolvida por uma frondosa vegetação. A malha urbana de Chiqueiro é simples, organizada por duas ruelas íngremes que se encontram ladeadas pelo casario. O xisto escuro é o material de construção predominante destas construções.
A beleza natural que a circunda é tão deslumbrante que nos convida a realizar umas caminhadas à descoberta dos encantos escondidos. Chiqueiro apresenta dois tipos de casas.
De um lado, encontram-se as construções que serviam de currais, com rés-do-chão. Este espaço era constituído por uma pedra de xisto apoiada e cobertura em colmo. Do outro lado, encontram-se as casas de habitação compostas por dois pisos.
O piso superior é acessível por uma escada em xisto, que contém uma só divisão para alojamento, frequentemente com forno de pão ao canto. No rés-do-chão, encontra-se o espaço de alojamento ou curral também.
Enquanto a estrutura é feita em madeira de castanho ou pinho, as paredes da habitação são de xisto com massa de argila e palha. A Capela da Senhora da Guia é uma das grandes atrações desta aldeia.
Curiosamente, esta capela está numa posição geográfica que levou a que fosse um espaço partilhado pelos habitantes do Casal Novo e do Talasnal.
8 – Comareira
Comareira é uma aldeia pequena no tamanho, mas que gera grandes emoções. Esta é uma aldeia genuína que se torna num destino especial a quem pretende relaxar. Uma visita a este espaço permite que se contemple uma beleza natural singular. A serenidade que se encontra nesta aldeia é parte da experiência maravilhosa que se pode viver na Comareira.
Esta é uma das quatro Aldeias do Xisto que integra o concelho de Góis. O Ecomuseu das Tradições do Xisto está na origem da dinâmica criada nesta aldeia. As casas de Comareira encontram-se aninhadas umas nas outras. Elas estão perfeitamente enquadradas na Natureza que envolve a aldeia. O cenário é verdadeiramente encantador.
9 – Ferraria de São João
Esta aldeia tem nome comprido, Ferraria de São João. No entanto, abreviadamente, fica Ferraria, como lhe chamam os seus habitantes. A riqueza paisagística é uma das grandes atrações desta aldeia, que apresenta uma vertente cultural interessante.
O cariz desta aldeia mantém-se profundamente rural. Os habitantes de Ferraria de São João revelam sempre ter um espírito de entreajuda. Existe uma interação próxima entre eles.
Nesta aldeia, existe uma aposta no turismo ativo. Ferraria de São João tem um Centro de BTT. Destaca-se ainda um FunTrail para os mais pequenos. Além disso, nesta aldeia, existem ainda muitos trilhos para descobrir. A Capela de São João, a Alminha da aldeia, o conjunto de currais são algumas das atrações imperdíveis desta aldeia.
10 – Gondramaz
Gondramaz está presente em Miranda do Corvo. Entre as grandes atrações desta aldeia, estão o Lavadouro e o Fontanário. Ambos estão presentes no centro da aldeia. O Fontanário disponibiliza água canalizada aos habitantes da aldeia.
Estes são os únicos equipamentos coletivos de Gondramaz. A Capela de Nª Srª da Conceição será o ex-libris da aldeia. Este templo encantador guarda no seu interior imagens de Nª Srª da Conceição e de Nª Srª das Candeias. Esta é uma igreja de feição singela. A Alminha é outra atração desta aldeia. Ela encontra-se incorporada na fachada de uma casa particular.
As casas da aldeia são outra atração. Nas fachadas das habitações, a arte exibe-se em pedras gravadas ou esculpidas. Passear pelas ruas e ruelas estreitas e sinuosas de Gondramaz é algo singular, que proporciona uma experiência bastante agradável.
11 – Pena
A guardar a entrada da aldeia está presente um castanheiro secular, que dá as Boas-vindas aos visitantes. O casario parece desafiar as leis do equilíbrio e a força da gravidade. Ele encontra-se desenvolvido ao longo de um promontório.
A aldeia de Pena conjuga na perfeição xisto com o quartzito. A construção do conjunto de casas desta aldeia é encantadora. Esta aldeia encontra-se inserida em Góis e apresenta-se enamorada pelos penedos.
Pena é uma aldeia encantadora que surge abrigada junto aos Penedos de Góis. O Fontanário está presente no centro da aldeia e é uma atração especial, um elemento muito estimado pelos habitantes da aldeia.
A alminha é uma das atrações locais. Trata-se mesmo do único elemento de vocação religiosa presente em Pena. A alminha está presente no cimo da aldeia. O Moinho de água de Pena é outra atração. Ele encontra-se implantado sob a aldeia, mais precisamente na margem esquerda da Ribeira da Pena.
A aldeia de Pena sempre soube retirar todos os proveitos da água cristalina desta ribeira. O alambique está situado na rua que atravessa a aldeia. A levada de água é outra atração presente nesta aldeia. A extensa levada de água apresenta-se ao longo da margem esquerda da Ribeira da Pena.
12 – Talasnal
Esta aldeia será das mais populares da lista, uma das aldeias que dá fama às Aldeias de Xisto. A Natureza que circunda esta aldeia é particularmente encantadora. A vegetação luxuriante deste local permite que esta aldeia sirva como um bilhete de acesso a um mundo mágico, onde se consegue uma perfeita harmonia com a Natureza.
Pelas redondezas, é possível ver veados, corços, javalis, entre outras espécies. O casario é o destaque da aldeia que apresenta uma malha urbana complexa. Entre as grandes atrações desta aldeia estão: a ruela principal (onde se pode passear e viver uma experiência agradável); a alminha (presente na ruela principal); os Lagares de azeite (há dois lagares de azeite na aldeia, embora um se encontre em ruínas).
Aproveite o momento para visitar O Retalhinho, espaço onde se pode trazer os souvenirs para a família. Neste local, pode provar bolos caseiros tradicionais. Os talaniscos são imperdíveis. No entanto, também pode conhecer o artesanato local.