Início Viagem Destinos Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro

Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro

Rume até ao Alto Douro Vinhateiro e fique a conhecer as 7 aldeias mais bonitas do Douro. Explore os seus muitos encantos e deixe-se deslumbrar.

aldeias mais bonitas do Douro
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro

Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro

Rume até ao Alto Douro Vinhateiro e fique a conhecer as 7 aldeias mais bonitas do Douro. Explore os seus muitos encantos e deixe-se deslumbrar.

Não é por acaso que o Alto Douro Vinhateiro é Património Mundial. Aqui, encontram-se algumas das aldeias mais deslumbrantes do país e, certamente, as 7 aldeias mais bonitas do Douro que lhe vamos apresentar corroboram essa tese.

Atrativos naturais aliados a um património histórico e cultural de relevo são algumas das caraterísticas que fazem destas aldeias locais plenos de interesse e charme. Fique a saber mais.

As 7 aldeias mais bonitas do Douro

Férias
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro – Barcos, Tabuaço

Barcos, Tabuaço

Esta aldeia está localizada em pleno Alto Douro Vinhateiro, mais precisamente em Tabuaço. Existem resquícios (arqueológicos, patrimoniais, culturais) de memórias de outros tempos, fruto dos diferentes povos que por ali passaram ao longo do tempo, desde a Idade do Bronze.

Existem elementos medievais profundamente encantadores como a Igreja Matriz que data do século XII ou as casas senhoriais que também despertam grande interesse.

Uma ótima altura para visitar a aldeia é na Semana Santa, pois é celebrada de forma encantadora: o percurso do velho caminho da Via-Sacra adquire contornos especiais com a presença de quadros vivos espalhados por Barcos. O Carnaval e a Festa das Vindimas também são festividades que dão mais vida à aldeia, atraindo os olhares de muitos curiosos.

Vídeo de: Porto Canal Douro

Férias
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro – Boassas, Cinfães

Boassas, Cinfães

Localizada no concelho de Cinfães, está a freguesia de Oliveira do Douro, onde está situada a aldeia de Boassas. Uma aldeia muito interessante que alia a excelência da Natureza a contributos que a história preservou ao longo do tempo. O Rio Bestança contribui para uma paisagem deslumbrante, de cortar a respiração.

O património histórico, cultural e arquitetónico é vasto e rico. A Capela da Nossa Senhora da Estrela, datada de 1710, é um dos grandes testemunhos da importância e valor desta aldeia. Existem outros atrativos de valor como as propriedades setecentistas, de que é exemplo a Casa do Cubo.

Vídeo de: Pedro Sá & Tânia Sousa Produções

A família de Serpa Pinto tem no seu património propriedades de grande relevo, como são os casos da Casa do Fundo da Rua (também setecentista) ou a Quinta do Paço da Serrana (as árvores exóticas deram grande fama a esta casa). Ainda na Casa do Outeiro está um cipreste incrível, único no concelho e classificado como árvore de interesse público!

Existem espaços onde se pode instalar com todo o conforto como a Casa do Lódão ou a Estalagem Porto Antigo. Aproveite para explorar a zona, deslumbre-se com o artesanato local e não deixe de provar o matulo, um doce de manteiga que é típico de Boassas.

Vídeo de: marcelodouro

Douro
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro – Favaios, Alijó

Favaios, Alijó

É impossível referir esta aldeia, localizada no concelho de Alijó, sem referir o célebre Moscatel de Favaios! Depois de falar no melhor de Favaios, há que reforçar que há outros tesouros (alguns verdadeiramente surpreendentes) a explorar nesta aldeia.

Existem várias casas brasonadas e alguns monumentos religiosos de relevo, como capelas e a Igreja Matriz de Favaios (Igreja de São Domingos), que é um dos pontos altos da aldeia, pois possui a maior torre sineira do concelho.

As antigas casas nobres, como o Solar dos Sepúlvedas e a Casa dos Távoras, permitem conhecer parte do encanto que esta aldeia tem. Prove o famoso pão de Favaios e a bola de carne e visite o Museu do Pão e do Vinho. Naturalmente, que também deve passar pela Adega Cooperativa de Favaios…

Vídeo de: Porto Canal Douro

Douro
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro – Freixiel, Vila Flor

Freixiel, Vila Flor

A aldeia de Freixiel está localizada a 350 metros de altitude. Alguns dos seus pontos de interesse são: Igreja Matriz de Freixiel (Igreja de Santa Maria Madalena), Pelourinho de Freixiel, Antiga Forca de Freixiel, Capela e cruzeiro de Santo Cristo, Capela da Senhora do Rosário, Casa do Conde e Fonte Velha.

Aproveite para fazer uma visita ao Museu Etnográfico, sem esquecer uma ida ao Castro, à Necrópole do Salgueiral e ao lagar romano, sendo que as ruínas de uma Ponte Medieval roubam facilmente a atenção da sua máquina de fotografar.

Se ainda tiver tempo, pode também visitar o atelier da pintora Graça Morais. Ah, e não se esqueça de provar o “Porto Caúnho” na sala de provas da adega que está instalada na aldeia.

aldeias mais bonitas do Douro
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro – Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa

Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa

A vista deslumbrante – com lindíssimas montanhas verdes, vinhas a perder de vista, casas em granito e o belo rio Douro ao fundo – é apenas um dos atrativos da aldeia do Freixo de Numão.

Os edifícios nobres, as minas de volfrâmio e o Percurso Pedestre do Circuito Arqueológico são parte do vasto património que pode ser explorado na aldeia. Para além dos sítios arqueológicos da Coladreira e do Rumansil, existe também o Museu da Casa Grande, tudo a merecer a sua visita.

Vídeo de: Luis Coixao

7 aldeias mais bonitas do Douro
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro – Provesende, Sabrosa

Provesende, Sabrosa

O Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO, possui aldeias absolutamente fantásticas como Provesende, classificada como “Aldeia Vinhateira do Douro”. Esta é, certamente, uma aldeia imperdível, com uma paisagem memorável sobre o Douro Vinhateiro.

Vídeo de: Porto Canal Douro

A melhor altura para visitar a aldeia é durante o Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro, mas com tempo, pois há muito para ver: as diversas casas nobres que testemunham o poder económico da região; os solares em granito muito interessantes; a Igreja Matriz, setecentista; e um Fontanário em granito, datado de 1755, que merece uma sessão fotográfica.

Vídeo de: Diogo Pires

Douro
Aldeias de Portugal: as 7 aldeias mais bonitas do Douro – São Xisto, São João da Pesqueira

São Xisto, São João da Pesqueira

São Xisto está situada em Vale de Figueira. Possui um património rico e diversificado que atravessa o tempo e que nos permite conhecer um pouco da sua história.

Casas típicas em xisto, o cais fluvial do Douro, a estação ferroviária, a Capela de São Xisto, o Mirante Anjo Arrependido, a Fonte Centenária são alguns dos pontos de interesse. Aproveite, ainda, para visitar os imperdíveis lagares de azeite e de vinho.

Vídeo de: Canotilho António José Leitão
_

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.