Se não quer dividir as suas férias com centenas e centenas de turistas, venha descobrir a Praia do Canal, uma praia selvagem, isolada e de difícil acesso.
O Algarve é conhecido pelas suas praias paradisíacas, de areais extensos, areias brancas e limpas e mar azul e sereno. Porém, há muitas paisagens que cabem dentro desta região do país, mesmo quando o tema são praias marítimas.
Há praias selvagens, onde a Natureza é rainha e senhora, e tudo parece intocado. Podem não ser os destinos que imagina e, em alguns momentos, serem até lugares algo inóspitos.
Mas temos a certeza que vale a pena ficar a conhecer esta praia do Canal, dona de uma paisagem verdadeiramente incrível e capaz de proporcionar experiências realmente marcantes.
Descubra uma das últimas praias selvagens do Algarve
A praia do Canal é das poucas praias selvagens que sobrevive na região do Algarve, sendo mesmo uma das mais selvagens da Costa Vicentina.
Ela fica em Aljezur, a sul da praia de Arrifana, e caracteriza-se pela sua localização bastante isolada, por não ser vigiada, nem ter quaisquer infra-estruturas ou serviços de apoio. O acesso é difícil e feito por uma longa estrada de areia/terra batida.
O Canal nasce da “confluência de um vale com uma linha de água efémera marginada por vegetação endémica. Junto ao mar o vale abre-se, torna-se amplo e muito exposto, e a vegetação – matos endémicos de zimbro e plantas resistentes à salsugem – encontra-se atapetada, moldada pelos ventos fortes.”
Este lugar é bastante tranquilo, sendo mais procurado pelos praticantes de surf e de pesca desportiva. A partir daqui, é possível admirar a Pedra da Agulha, uma espécie de estátua negra e gigantesca situada no meio do mar.
Esta praia é constituída por calhaus rolados. Os que escapam às marés estão coloridos por líquenes de cores quentes que contrastam com o tom negro dos xistos.
Nos momentos em que a maré fica brava, os calhaus são rolados pelo mar, ecoando um som forte e cavernoso. Já na baixa-mar, a sul, surge uma língua de areal que liga o Canal às praias do Penedo e Vale Figueiras.
Nota importante: É recomendado que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, visto que há a possibilidade de haver ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras.
Como chegar
Após deixar a Arrifana (sentido Arrifana-Aljezur), siga pela direita, durante 2kms, por um caminho em terra batida, até à Praia do Canal.
Acesso viário a partir das Alfambras (zona de povoamento disperso na EN 120, entre Aljezur e Bordeira): siga para noroeste, durante cerca de 5 km. O caminho não está sinalizado e é em terra batida.
Vídeo de: João Fernandes
Leia também:
- 15 das praias fluviais mais bonitas de Portugal
- 7 das mais bonitas Praias Fluviais da zona Centro
- São portuguesas 5 das 15 praias mais bonitas do Mundo
NCultura
Se leu “A Praia do Canal é uma das últimas praias selvagens e desertas do Algarve” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…