Fique a conhecer uma árvore portuguesa muito especial. Trata-se da maior árvore da Europa que merece ser conhecida em profundidade…
Portugal é um país com uma beleza natural formidável. Esta é uma das razões que tornam o nosso país tão atrativo para os estrangeiros. Existem diversas atrações imperdíveis para os amantes da Natureza, lagoas, quedas de água, rios, montanhas, vales, florestas, matas, entre outras. Existem diversas árvores especiais no nosso país. Umas destacam-se pela sua beleza incomum, outras pela sua longevidade, outras pela sua altura.
No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção numa árvore que cresceu muito. Fique a conhecer uma árvore portuguesa especial, um eucalipto que merece que seja conhecido em profundidade. Este eucalipto detém não só o título de maior árvore de Portugal, é igualmente a árvore mais alta da Europa.
A maior árvore da Europa fica em Portugal
Localização
O maior eucalipto em Portugal é considerado a árvore mais alta da Europa. Este exemplar está presente na Mata Nacional de Vale de Canas. Portanto, encontra-se às portas de Coimbra, a poucos metros da aldeia de Vale de Canas. O eucalipto mais alto encontra-se no fundo do vale. Do topo do eucalipto avista-se o rio Mondego.
Características
A maior árvore da Europa é portuguesa. Trata-se de um eucalipto com 73 metros de altura, segundo medições realizadas em 2017 pela Giant Trees Foundation. Este Eucalyptus diversicolor F. Muell é igualmente conhecido como Karri. Este eucalipto destaca-se entre os seus pares que se encontram na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra.
Este Karri já fez parte do horizonte de diversas gerações de Vale de Canas e revela-se um destaque na paisagem. A maior árvore da Europa terá uma idade aproximada de 140 anos. Isto de acordo com a informação disponibilizada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A origem deste eucalipto é próxima da data de introdução da espécie no nosso país.
A origem
Este eucalipto é originário da Austrália. Foi em meados do século XIX que o eucalipto chegou ao sul da Europa e a Portugal em 1854. Essa informação está presente na obra de Maria Carlos Radich com o título “Uma Exótica em Portugal”.
A introdução destas árvores tornou-se de imediato atrativa para o uso ornamental, nomeadamente em parques e jardins. Esta árvore serviu para a produção de madeira e de eucaliptol (uma essência extraída das folhas do eucalipto, usada em medicina como desinfetante e febrífugo).
Vale de Canas
Este Vale é especial e consiste numa mata dos gigantes. A Mata Nacional de Vale de Canas é pródiga em árvores de estatura elevada. No Vale de Canas, podem ser encontrados mais dois espécimes de árvores mais altas da Europa.
No top 12 das árvores mais altas da Europa, encontram-se 3 árvores portuguesas presentes na Mata Nacional de Vale de Canas.
Tem o Karri, que merece todo o destaque neste artigo. No entanto, também tem um Eucalyptus globulus que atinge os 63,10 metros de altura e um Eucalyptus viminalis que apresenta uma altura de 62,30 metros. Estes dados estão presentes no levantamento feito pela Monumental Trees.
Leia também:
- 3 árvores portuguesas que são das mais antigas do mundo
- Assobiador: a maior árvore de cortiça do mundo é portuguesa
- Oliveira do Mouchão: tem mais de 3 000 anos e é a árvore mais antiga em Portugal
Comparação
A altura do Karri pode ser comparada à de um prédio com 25 andares. Este eucalipto tem a mesma estatura do que a Torre dos Clérigos (no Porto), aproximadamente.
O eucalipto português que é reconhecido como a árvore mais alta da Europa tem um valor patrimonial elevado, por isso integra as “Árvores Monumentais de Portugal”, que são classificadas pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Ref. KNJ1/415 – Eucalipto).
Rivalidades
No local, existem muitos eucaliptos. Como são todos muito altos, fica difícil saber a olho nu qual dos eucaliptos é o mais alto. Esses eucaliptos têm todos largas dezenas de anos, por isso são várias as árvores nas proximidades com uma altura a perder de vista.
Este eucalipto ergue-se nas alturas por estar à procura do sol. Eleva-se tão alto como os outros eucaliptos. Eles encontram-se praticamente no cimo do monte. No entanto, a árvore mais alta da Europa encontra-se em baixo, na cova. Por isso, embora vá subindo à procura do sol até à altura dos outros, como as suas raízes estão mais abaixo, tem maior comprimento.
A altura dos eucaliptos
Este tipo de eucalipto Eucalyptus diversicolor F. Muell tem árvores de média elevada dimensão. O eucalipto português aqui apresentado pode ser a maior árvore da Europa, mas não é do mundo.
Na Austrália, de onde este tipo de eucalipto é originário, ele é considerado um gigante da floresta. Nesse país, o eucalipto pode atingir os 85 metros.
Perdas para madeira
Ao longo do tempo, vários exemplares de eucaliptos, de grossura considerável, foram cortados na altura para se ter madeira.
Curiosidade
Este eucalipto, que é considerado a maior árvore da Europa, correu o risco de desaparecer. Ele está presente num local que foi lavrado por um incêndio no verão de 2005.