Aprenda a preparar esta bebida icónica! Conheça a história por trás do nome peculiar, bem como a própria receita do Licor de Merda.
O nosso país tem uma enorme riqueza. Existe um património encantador, belas paisagens, boa gastronomia. Por isso, não faltam razões para enaltecer Portugal. Há ainda a destacar alguns produtos portugueses que primam pela singularidade.
No presente artigo do NCultura, iremos partilhar consigo uma forma de criar um produto especial, com um nome politicamente incorreto, o licor de merda. Ora, será que esta designação tão incomum suscita o interesse das pessoas? Surpreendentemente, trata-se de um produto com algumas décadas de existência…
A história e receita do Licor de Merda
Este licor é produzido de forma artesanal há algumas décadas. A fórmula original deste produto surgiu no final do século XX. A receita deste produto foi inventada por um Frade com tendência para maluquices, que ficou conhecido por “BASKU GONSALBES”
O nome
O nome deste licor é resultado da bem-humorada imaginação de um dos habitantes de Cantanhede. No ano de 1974, o nosso país passava por um período conturbado. O contexto político era marcado pela luta entre a esquerda e a direita. O nome dado a este produto, Licor de Merda, serviu para “homenagear” algumas autoridades que então governavam o nosso país. Pela homenagem prestada, provavelmente, a ideia que tinham do governo não era muito positiva…
Presença de Norte a Sul
É possível encontrar este produto nos bares e tabernas do nosso país. Muitos dos clientes, quando olham para o nome, estranham, naturalmente. Geralmente, a clientela pensa que se trata de gozo ou provocação. Contudo, não é gozo, mas também não tem o que dá nome ao licor na sua produção. Por isso, guardem um dia das vossas vidas para provarem este produto. É simplesmente delicioso.
O negócio
Desta forma, este produto originário de Cantanhede tem uma origem que remonta ao século passado. O Licor de Merda é usado de forma brilhante por Luís Nuno Sérgio. Em setembro de 2004, uma empresa nacional designada empresa Sérgiu’s, Comércio e Distribuição de Bebidas, Lda. lançou este produto no mercado.
Esta empresa surge no mercado como distribuidora exclusiva da marca Licor de Merda. De quase uma brincadeira, o famoso “Licor de Merda” passou a ser um caso sério de vendas. Atualmente, encontra-se à venda com novo visual, mas com a mesma qualidade de sempre, que é há muito tempo reconhecida. O seu escatológico nome seguramente que contribuiu para que este produto fosse reconhecido nacional e internacionalmente.
Sucesso
O “Licor de Merda” não se cinge ao mercado nacional. Vai mais além. No entanto, os seus principais mercados internacionais são países com comunidade portuguesa, nomeadamente o Luxemburgo e a Suíça.
Produto agradável
Não nos podemos deixar levar pelo nome. O licor de merda é um produto bastante saboroso. É fácil de beber este licor que é feito à base de ingredientes que costumam estar no frigorífico ou na despensa dos portugueses, nomeadamente: leite, canela, baunilha, cacau, açúcar e citrinos.
Utilidade
O “Licor de Merda” é frequentemente usado no mundo da gastronomia. Existem várias receitas à base de licor de merda. Desta forma, o nome controverso alastra-se a outros produtos.
Podemos encontrar vários produtos com a mesma designação, encontrando-se “gelados de merda”, “mousses de merda”. Até existem vários cocktails, nomeadamente a “caipimerda”.
Receita do produto
O nome pode motivar a repulsa. No entanto, trata-se de um produto que conquista quem prova. Aprenda a receita do famoso licor de Merda.
Aprenda a preparar outras bebidas:
- Receita de Licor de Mel
- Receita de Sangria branca (com vinho branco)
- A melhor sangria tradicional portuguesa de vinho tinto
Receita do Licor de Merda
Ingredientes
- 2 rodelas de laranja
- 2 rodelas de limão
- 1 vagem de baunilha aberta ao meio
- 1 pau de canela
- 500 gr. de açúcar
- 150 gr. de cacau em grão
- 1 litro de leite
- 1 litro de aguardente
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Em seguida, deve colocar os ingredientes num recipiente que permita vedar bem.
- – Posteriormente, deve mexer e tapar.
- – Então, deve manter o recipiente fechado durante 20 dias.
- – Depois, ao longo desse tempo, vá mexendo diariamente com uma colher de pau.
- – Logo, após os 20 dias findarem, deve filtrar 2 vezes com papel de filtro para café, colocado num coador.
- – No processo, use 2 papéis de filtro diferentes. Deve haver o máximo de cuidados de higiene a fazer o Licor de Merda!
- – Posteriormente, verta o produto para garrafas.
- – Finalmente, coloque um rótulo a dizer ‘Licor de Merda’.
- – Desta forma, irá conseguir afugentar os que têm nojo do nome e terá um delicioso produto só para si!...