Os amantes da Natureza têm diversos destinos em Portugal que são fantásticos. As Aldeias de Montanha revelam-se uma das melhores opções para quem pretende viver experiências memoráveis. A aldeia de Vide é um desses destinos que facilmente deixará qualquer visitante absolutamente rendido. Vide é daquelas aldeias especiais que deixa marca em quem as visita, pois proporciona uma experiência fantástica.
Esta povoação consegue realmente criar um forte impacto devido à sua imensa riqueza e património natural. As diversas zonas fantásticas que circundam Vide tornam esta povoação num destino de eleição, especialmente para os adeptos de praias fluviais de excelência.
Faça-se à aventura e descubra atrações naturais que farão com que Vide se torne numa das suas aldeias preferidas. Fique a conhecer os diversos encantos de Vide, uma aldeia de Montanha com maravilhas naturais que não deve perder!
A aldeia que tem um segredo escondido no Centro de Portugal
Vide é uma aldeia de montanha que está presente na União das Freguesias de Vide e Cabeça. Esta aldeia encontra-se no concelho de Seia, na Guarda, na província da Beira Alta, na Serra da Estrela. Esta aldeia encantadora encontra-se presente entre duas serras, a Serra do Açor e a Serra da Estrela. Vide serve de ligação entre os vales e alguns dos lugares mais altos de Portugal. Esta aldeia encontra-se entre o melhor de dois mundos. Ela conjuga a natureza do xisto com a montanha de granito.
Nas terras de Vide, há um segredo escondido… Foram os pastores que o encontraram e o guardaram durante séculos. Os pastores foram das poucas pessoas a aventurarem-se pelos caminhos difíceis que se encontram por entre os montes. A primeira estrada em Vide só chegou no segundo quartel do século XX. Portanto, por aqui, percebe-se que o segredo ficou guardado por muito tempo…
Os pastores ficaram espantados com o que viam. Chamavam-lhes “pegadas dos mouros”. Eles desconheciam que as suas origens eram bem mais remotas… Esta descoberta diz-nos muito sobre as origens remotas da terra. Como foram encontradas as “pegadas dos mouros” (o nome que os pastores chamavam às gravuras rupestres) nas terras de Vide, comprova-se que este território é habitado desde o Paleolítico Superior. Desta forma, o concelho de Seia apresenta um dos maiores núcleos de gravuras rupestres pré-históricas nacionais!
Vide só começou a ganhar forma no século XVI. Esta curiosa aldeia encontra-se presente entre as duas margens do rio Alvoco e está situada entre duas montanhas, a serra da Estrela a serra do Açor. Por isso, a ancestral ponte medieval tem um papel importante. Ela permite fazer a união entre estas duas dimensões.
Esta aldeia secular conta com uma história fascinante. Parte dela é contada em diferentes recantos da aldeia. O ex-líbris local é a igreja matriz. No entanto, o casario de xisto de Vide é encantador e apresenta a arquitetura tradicional no seu melhor.
Há diversas atrações na aldeia, como os antigos fontanários, o cruzeiro, os moinhos. Estes são elementos que encantam e que indicam a antiguidade da aldeia.
Segundo os especialistas que analisaram os indícios recolhidos no local, a ocupação humana desta região remonta a eras muito distantes, com mais de 5 000 anos. As Gravuras Rupestres Nas Encostas Da Serra Do Açor são uma atração local fantástica. Há vários núcleos de arte rupestre gravada que permitem comprovar que os primeiros registos de ocupação humana remontam ao Neolítico, surgindo outros núcleos de arte rupestre datados até ao final da Idade Média.
Também foram encontrados núcleos de arte rupestre em afloramentos de xisto, que se dispersam ao longo do vale da ribeira de Alvoco e dos seus afluentes. Esta é seguramente uma das atrações mais fascinantes e famosas de Vide, embora se possa defender que os principais núcleos de gravuras rupestres se encontram nos sítios das Entre-Águas e Ferraduras. Curiosamente, podem encontrar-se representações de caráter geométrico-simbólico nas gravuras rupestres. Nelas também se destacam figurações antropomórficas esquemáticas que deverão corresponder à Idade do Bronze.
Localização GPS: 40.293989, -7.767289
As descobertas arqueológicas realizadas no concelho de Seia só foram encetadas no início do século XXI. O Centro de Interpretação de Arte Rupestre local foi formado na sequência dessas importantes descobertas. Todos os que visitam a região devem realizar uma visita ao Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Vide, um espaço onde se pode obter informação mais esclarecida sobre as gravuras.
Este Centro permite que se pode conhecer informação detalhada relativa a diversos núcleos de arte rupestre das bacias hidrográficas dos rios Alva e Ceira. O Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Vide está aberto ao público. Ele situa-se no edifício da escola primária. No entanto, para o visitar devidamente e evitar surpresas indesejadas, recomenda-se a marcação prévia da visita.
Informação útil
Morada: Edifício da Escola Primária, Rua da Estalagem, Vide
Contactos: 238661222
Localização GPS: 40.29569312376927, -7.784984261732333
Esta aldeia tem muita história. No Lagar do Ribeiro, pode encontrar boa parte das memórias deste local. Este lagar é um dos seis outrora existentes. Contudo, no ano de 2019, ele foi transformado num espaço museológico. Este lagar esteve em normal funcionamento até ao início do século XXI. Neste local, poderá descobrir o processo tradicional de fabrico do azeite. Aqui, também poderá ficar a conhecer outras estruturas antigas da povoação.
Informação útil
Morada: Rua do Passadiço, Vide
Localização GPS: 40.295356, -7.783764
Contactos: 238661222
As casas de Vide apresentam no primeiro andar uma varanda coberta. Entre as habitações, destaca-se uma casa datada de 1734. Trata-se propriedade mais antiga desta aldeia.
A Ponte Medieval, feita em cantaria de granito, é bastante pitoresca. Ela representa um papel muito importante na aldeia. A ponte medieval está presente no centro de Vide. Esta construção encontra-se presente sobre a ribeira de Alvoco e permite unir as duas margens. Esta obra apresenta apenas um arco de volta perfeita que é de dimensão considerável.
Localização GPS: 40.294619, -7.784656
A Igreja Matriz encontra-se “pendurada” sobre o rio local há 300 anos. Esta construção religiosa está datada do século XVIII. O templo mais importante da freguesia é dedicado a Nossa Senhora da Assunção. Ele está presente na margem direita, no centro da aldeia. Esta igreja ocupa uma posição sobranceira à ribeira. Trata-se de uma construção religiosa que apresenta uma única nave.
A torre sineira é uma das suas qualidades. Ela está adossada à lateral direita da igreja matriz. Este templo apresenta um revestimento de azulejos (de padrão em azuis e brancos) na fachada principal. A capela-mor está situada no interior da Igreja. O arco triunfal de volta perfeita precede a capela e é seguramente um dos elementos mais interessantes da Igreja. No retábulo em madeira, que está situado no altar-mor, destaca-se a imagem de Nossa Senhora da Assunção, ao centro. Nas laterais, surgem São Sebastião (à direita) e São Francisco (à esquerda).
A Capela do Senhor do Calvário está situada num cabeço sobranceiro à aldeia. Esta pequena e pitoresca construção religiosa facilmente encanta os visitantes da aldeia. Neste espaço, há até uma área de lazer que apresenta um conjunto de frondosos sobreiros. Encostado à porta principal, mais precisamente à esquerda, podemos encontrar um púlpito de formato quadrangular. Neste elemento curioso, está gravada a inscrição «R.1916». Desta forma, podemos datar o edifício. A capela terá recebido obras de beneficiação / remodelação ao longo do tempo.
No Parque Natural da Serra da Estrela, existem diversas atrações naturais. O bosque de Casal do Rei é uma das suas atrações imperdíveis. Trata-se de um espaço com uma área de 20 hectares, aproximadamente. O Bosque é um espaço icónico. Ele representa uma reserva botânica deslumbrante. A riqueza do bosque é fantástica. A diversidade da fauna e flora tornam este local numa atração imperdível, pois ainda permanece algo selvagem, tendo sido pouco alterada pela ação humana.
Localização GPS: 40.309639, -7.751314
As quedas de água das Cabouqueiras da Forja são uma atração local imperdível, apesar de não terem a mesma fama do que outras quedas de água naturais da bacia do Alvoco. Elas são deslumbrantes. Segundo a lenda local, elas terão tido origem no trabalho dos mouros… Na verdade, estas quedas de água são o resultado de um acidente geológico natural que levou à formação das Cabouqueiras da Forja.
Esta é uma atração que fascina todos os que a visitam. Trata-se de uma queda de água muito profunda, que até parece formar um espelho de água em forma de olho no seu fundo.
Localização GPS: 40.251731, -7.765767
Os Poços de Broca de Muro são outra das atrações locais. Eles são conhecidos como poços fundeiros. Estes poços devem-se a um desvio realizado ao curso natural das ribeiras. Os poços foram feitos com o mesmo objetivo que motivou a criação de outros na região. Eles visavam aumentar a extensão dos terrenos agrícolas. Por isso, tratam-se de uma obra realizada pelos homens da terra. Os poços foram criados para beneficiar a agricultura da região.
Eles permitiram a passagem das águas por terrenos desnivelados. Esta obra levou à formação de cascatas e de piscinas naturais deslumbrantes. Naturalmente, tornaram-se atrações bastante populares entre os locais e contribuíram para a presença de muitos visitantes na aldeia.
Estes são locais fantásticos para as pessoas se refrescarem no verão. Há algumas destas atrações que se encontram mais visíveis por se apresentarem mais perto das estradas. Contudo, há outras que se encontram mais escondidas, estando mais resguardadas, quase escondidas nos campos verdejantes.
Localização GPS: 40.298781, -7.763314
O Poço dos Caneiros é uma das grandes atrações de Vide. Muitas das pessoas que procuram passar as suas férias de verão em Vide fazem essa escolha, porque querem passar tempo no famoso poço. Por isso, facilmente se percebe que este poço se encontre entre os locais imperdíveis nas proximidades da aldeia.
A experiência de visitar este local magnífico e de mergulhar nas suas águas revela-se algo verdadeiramente fantástico e memorável. As suas águas são provenientes da ribeira do Alvoco, apresentam-se límpidas e cristalinas e nem a temperatura afasta os interessados em dar umas braçadas nelas. A piscina natural formada com o Poço apresenta-se perfeitamente enquadrada numa paisagem verdejante absolutamente maravilhosa, na qual se destacam freixos e amieiros.
Localização GPS: 40.290539, -7.782756
O Poço de Broca de Aguincho também consiste numa obra hidráulica. Foi a intervenção do homem que assegurou, assim, aumentar a extensão dos campos agrícolas locais. Por aqui, destaca-se a presença de um viveiro de trutas, junto a este poço. Há pessoas que pescam a truta que, posteriormente, é servida num restaurante local.
Localização GPS: 40.283936, -7.727044
O Poço da Broca da Barriosa encontra-se mais perto da aldeia da Barriosa. Por isso, tem este nome. Este poço está situado num amplo meandro da ribeira de Alvoco. O poço tem datação algo incerta. No entanto, ele é o maior dos poços de broca e também o mais popular.
O Poço da Broca da Barriosa surgiu devido ao desvio feito da ribeira que permitiu a formação de uma zona agrícola mais vasta e bastante fértil. A criação deste poço levou à formação da Cascata do Poço da Broca que apresenta uma das quedas de água mais impressionantes da serra da Estrela.
Localização GPS: 40.2925, -7.753333
Leia também:
- Piódão: Aldeia Histórica mágica e deslumbrante
- A aldeia onde a massa do pão ainda é benzida, no Centro de Portugal
- Castelo Mendo: Aldeia Histórica com lendas misteriosas no Centro de Portugal
- A história do rei que lutou pela região das Aldeias Históricas de Portugal
Quer saber onde comer em Vide (ou Seia)?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Guarda Rios
Localização GPS: 40.29325530662421, -7.753492126501522
Morada: Barriosa, 6285-059 Vide
Contactos: [email protected] / 238011499 / 965589587
Horários: às segundas-feiras está aberto das 10 às 17h.
De quarta a domingo está aberto das 10 às 23h. Às terças-feiras está fechado.
Mais informações, aqui.
Restaurante Delícias da Serra
Localização GPS: 40.27839887231773, -7.754786903456822
Morada: Ribeira, 6285-072 Vide
Contactos: [email protected] / 238666271 / 963557214
Mais informações, aqui.
Cantinho Da Serra
Morada: N231 Edifício Ventura, 6270-080 Loriga
Contactos: +351 917 910 053
Mais informações, aqui.
Truticultura do Aguincho
Morada: Alvoco da Serra, 6270-011 Seia, Guarda
Contactos: 968 248 257
Mais informações, aqui.
Restaurante Império
Morada: Av. Augusto Luís Mendes n°17, 6270-075 Loriga
Contactos: +351 238 951 203
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Vide (ou Seia)?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Cantinho Do Casal Do Rei
Localização GPS: 40.309739, -7.752531
Morada: Rua do Outeiro, Vide 6285-061, Casal do Rei Seia, Guarda
Contactos: [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa Do Giestal
Localização GPS: 40.298289, -7.798329
Morada: Rua Estalagem Cova do Giestal 6285-116 Vide Seia, Guarda
Contactos: [email protected] / [email protected] / +351 968758913
Quinta das Levadas – Country House & Nature
Morada: Quinta das Covas, 3400-328 Alvoco das Várzeas
Contactos: 915 670 759 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa da Eira de Cima
Morada: Largo da Eira de Cima, 3A Chão Sobral, 3400-260 Chão Sobral
Contactos: 936 514 001
Mais informações, aqui.
Casa D. Dinis
Morada: Rua da Venda nº 10, 6285-118 Vide
Contactos: 965 721 501
Mais informações, aqui.
Onde se lê poço dos carneiros o nome correto é poço dos caneiros.
Muito obrigado pela correção.