Esta aldeia de Portugal teve visitas de um rei português… Conheça Alcantarilha, a aldeia que nunca esqueceu a visita de D. Sebastião.
O nosso país conta com uma história longa, com quase 9 séculos de existência. Desta forma, não faltam momentos importantes que deixaram a sua marca. Uns surgem nos livros de história, outros não têm esse impacto nacional, mas tornaram-se emblemáticos para determinadas terras.
Por exemplo, a presença de um monarca numa humilde aldeia revela-se algo que fica recordado ao longo de séculos. Fique a conhecer Alcantarilha. Esta aldeia de Portugal teve visitas de um rei português…
A aldeia que nunca esqueceu a visita de D. Sebastião
Localização
Alcantarilha e Pêra são uma freguesia portuguesa do município de Silves. Oficialmente, o nome é União das Freguesias de Alcantarilha e Pêra. A aldeia dista cerca de 11 km de Silves.
Alcantarilha
No ano de 1999, Alcantarilha foi elevada a vila. Esta povoação ergue-se numa pequena colina. Esta localização confere-lhe um aspeto bastante pitoresco.
Origem
A ocidente encontra-se uma ribeira com o mesmo nome, Alcantarilha. Esse é um nome de origem árabe, nitidamente, sendo proveniente da palavra “Al-Qântara”, termo que significa “ponte”.
Desta forma, “Alcantarilha” teria como significado “a pontezinha”. Esses dados permitem esclarecer que a origem desta povoação é árabe.
Um momento histórico
Em meados do século XVI, uma muralha terá sido construída em Alcantarilha para proteger a povoação de ataques piratas. Dois séculos mais tarde, a pedra do baluarte era usada para a construção da ponte que se encontrava sobre a ribeira.
Nos anos 30, ainda havia vestígios consideráveis dessa estrutura. No entanto, atualmente, ela encontra-se irremediavelmente reduzida.
A Vila
Alcantarilha conta atualmente com cerca de 3000 habitantes. Esta vila tem outras áreas de atividade económica. No entanto, a agricultura continua a ter uma maior relevância face às outras áreas.
Principais atrações
Em termos de património edificado, há algumas atrações que merecem destaque, ei-las:
A Igreja da Misericórdia
Este templo situa-se no interior da vila de Alcantarilha. A Igreja da Misericórdia é considerado um dos mais importantes monumentos da vila. Esta construção religiosa é formada por um só edifício de reduzidas dimensões, com cerca de 13 metros de comprimento por 6 de largura.
A Capela de N. Sr.ª Carmo
Este templo antigo é outra atração religiosa presente em Alcantarilha. No quintal anexo à capela de Nossa Senhora do Carmo, terá existido um cemitério, após outro, o anterior, ter sido encerrado junto à igreja da Misericórdia. Esta capela surpreende pela simplicidade e pelas suas linhas sóbrias.
A Igreja Matriz e a sua Capela dos Ossos
A igreja paroquial é de planta longitudinal com três naves. Esta igreja apresenta como marca o estilo manuelino e barroco. A Capela dos Ossos é uma construção do século XVI. Este templo encontra-se anexo à igreja matriz.
Esta capela deixa os visitantes arrepiados com o seu aspeto. A Capela dos Ossos apresenta uma “ornamentação” invulgar que recorre a ossos e crânios. A origem dos objetos decorativos invulgares é um antigo cemitério.
Na Igreja, foi criada uma pequena câmara que ficou revestida com estes ossos. Esta câmara escura parece escondida nas traseiras da igreja. A Capela dos Ossos desta aldeia (há seis do género em Portugal) tem uma entrada tão pequena que facilmente pode passar despercebida.
Esta capela é muito pequena. No entanto, o templo consegue acolher dentro de si mais de 5.000 esqueletos. Os ossos revestem diferentes partes da capela, como as paredes, altar e até mesmo o teto da câmara. A experiência de estar neste espaço é verdadeiramente singular…
Morada: Largo do Ossário, 8365-028 Alcantarilha
Contactos: 282 322 420
O conjunto agrícola da Quinta do Rogel
Este conjunto encontra-se classificado e está em vias de recuperação.
Atividades a fazer
Há diversos espaços bastante próximos de Alcantarilha. Por isso, há várias atividades para fazer. Por exemplo, pode visitar o Parque Aquático Aqualand, as Esculturas na Areia-Fiesa, o Krazy World Zoo e o Zoomarine.
Alcantarilha encontra-se a apenas 4 km de Armação de Pêra. Desta forma, pode aproveitar para passear de barco e ver as grutas basta. Para isso, pode dirigir-se à praia dos pescadores.
Recordação
Alcantarilha é uma aldeia portuguesa que recebeu visita régia de D. Sebastião. Este momento não aconteceu apenas uma vez. A aldeia gosta de assinalar este acontecimento. Por isso, programa atividades para recordar este momento histórico. No programa são dedicados três dias de visita.
Destaques
Entre os pontos altos da celebração, está a procissão de S. Sebastião. Além disso, há jogos quinhentistas. Existem também recriações históricas e um Banquete Real onde \’El-Rei D. Sebastião\’ marca a sua “presença”. No evento, há teatros e danças que nos fazem recordar a época.
O momento
No dia 28 de janeiro de 1573, el-rei D. Sebastião visitou a aldeia de Alcantarilha. Esta visita foi integrada na viagem que o monarca português empreendeu ao Alentejo e ao Algarve.
A razão
Em 1571, o Rei Sebastião já tinha ordenado a conclusão das muralhas de Alcantarilha. O monarca tinha ordenado a conclusão das obras das muralhas que, segundo se crê, já tinham sido iniciadas no reinado de D. João III. Desta forma, D. Sebastião visitou a localidade para ver a obra já feita.
A visita
Apesar de ser ter tratado de uma visita curta, esse momento foi de grande significado para a população local. Afinal de contas, tratava-se da visita da pessoa mais importante do reino. O Rei D. Sebastião visitava Alcantarilha para grande felicidade do povo.
Documentação
Segundo os registos existentes, D. Sebastião foi recebido pelo juiz, ainda fora da aldeia. Ele encontrava-se na companhia de alguns cavaleiros de lanças, adargas e uma expressiva bandeira de Ordenanças de 250 soldados.
A receção
Segundo consta, a rua principal da aldeia encontrava-se cheia de gente que saudava El Rei. Nas janelas da aldeia, encontravam-se algumas moças. Estas raparigas seguramente que sonhavam com um relacionamento com o homem mais poderoso de Portugal, que se encontrava solteiro e assim viria morrer.
O Cronista
Segundo os relatos da época, estas jovens apresentavam alguns atributos. Como o cronista reparou nisso, ele fez questão de elogiar as jovens pela sua beleza, tendo referido “moças bem-parecidas e não tão feias como as de Lagos”.
Histórias e estórias
Este acontecimento foi marcante para o povo. Naturalmente, ficou na memória do povo que recordou com orgulho esse momento em que o Rei visitou a sua terra. Essa recordação sobreviveu até aos nossos dias.
Por isso, é natural que muitas estórias relacionadas com a presença de D. Sebastião na povoação tenham surgido.
Mais do que uma visita
Segundo conta o povo, D. Sebastião esteve nesta aldeia portuguesa por três vezes. Nesta visita, referida pelo seu cronista, D. Sebastião teria mesmo pernoitado nos arredores de Alcantarilha, mais precisamente na zona do Rogel.
A pernoita
Foi na zona do Rogel o local escolhido para a pernoita. A comitiva montara o acampamento nesse local. O rei D. Sebastião terá dormido nos aposentos da Quinta das Cruzes. Nas antigas terras do Rogel, veio a surgir mais uma ermida de S. Sebastião, onde segundo se crê o jovem rei terá rezado.
Por isso, Alcantarilha gosta de celebrar a visita de el-Rei D. Sebastião!
Leia também:
- A aldeia que impressionou o rei D. Dinis
- D. Sebastião “O Desejado” ou… o Abusado?
- A vila que D. Afonso Henriques conquistou aos muçulmanos no Alentejo
Onde dormir?
O Hotel Capela das Artes
Esta é uma das opções para pernoitar como um rei… Este espaço encontra-se a 10 minutos de distância da Praia Grande. Esta é considerada uma das praias mais bonitas e espaçosas do Algarve. Em Alcantarilha, poderá encontrar paz e sossego. Aproveite bem!
Morada: N125 KM 61, 8365-011 Alcantarilha
Contactos: +351 282 322 888
Onde comer?
Restaurante Ti Teresa
Este é um espaço muito acolhedor. Ele apresenta uma decoração rústica, composta por objetos agrícolas. Este restaurante apresenta uma ementa regional. O destaque deste restaurante vai para os grelhados, peixe e carne.
Morada: Vale das Lousas Porches-Lagoa, Alcantarilha Portugal
Contactos: +351 282 314 282
Mais informações, aqui.