Fique a conhecer os encantos da Lapa dos Dinheiros, a aldeia que impressionou o rei D. Dinis e que oferece diversas atrações imperdíveis.
Fazer uma escapadinha a uma aldeia tranquila é uma necessidade para muitas pessoas que procuram fugir à agitação das cidades, ao trânsito, aos stresses do trabalho, entre outras caraterísticas que tornam a vida citadina menos agradável.
Há em Portugal um conjunto de aldeias que revelam as condições ideais para assegurar o descanso que se deseja. Um exemplo de uma aldeia fantástica para uma escapadinha é Lapa dos Dinheiros.
Fique a conhecer os atributos de Lapa dos Dinheiros, uma aldeia com diversas atrações imperdíveis. Esta aldeia até chegou a encantar um monarca…
A aldeia que impressionou o rei D. Dinis
Localização
Lapa dos Dinheiros é uma aldeia encantadora que se encontra situada numa das encostas da Serra da Estrela. Esta aldeia está presente no concelho de Seia. Lapa dos Dinheiros encontra-se a mais de 700 metros de altitude.
O facto de se encontrar numa posição privilegiada permite que esta aldeia possa oferecer aos seus visitantes vistas surpreendentes. Nesta aldeia, há ainda um conjunto de atrações que torna a visita a Lapa dos Dinheiros bastante agradável.
Os números
A localidade tem apenas 7,84 Km² e nela encontram-se apenas 294 habitantes. No entanto, apesar de ser uma área limitada, esta é uma terra que revela ter um grande desenvolvimento.

O nome
Há duas razões para Lapa dos Dinheiros se chamar desta forma: Lapa dos Dinheiros.
“Lapa”
A origem do nome Lapa está associada a uma lenda. Reza a lenda que alguns homens construíam as suas casas na localidade de Porto do Boi. No entanto, passaram por lá uns caçadores que os aconselharam a construí-las numas lapas mais abaixo, uma vez que as casas aí ficavam mais abrigadas.
Por isso, os homens decidiram aproveitar a sugestão e assim fizeram. Foi desta forma que nasceu a aldeia da Lapa.
“Dos Dinheiros”
Segundo reza a história, o rei D. Dinis passou um dia nesta pequena aldeia. Os habitantes honrados com a sua presença serviram-lhe um farto jantar. Nesse momento, o rei perguntou aos habitantes qual era o nome da aldeia.
No imediato, os habitantes responderam-lhe que se chamava Lapa, porque se encontrava construída numas lapas. Curiosamente, o rei D. Dinis ficou impressionado com a aldeia e com a generosidade das pessoas, por isso perguntou aos habitantes como tinham conseguido servir-lhe um jantar tão rico e variado.
Os anfitriões responderam sem hesitar que foi com os seus dinheiros. Por essa razão, D. Dinis determinou que a aldeia passaria a chamar-se Lapa dos Dinheiros. A partir desse momento, o nome passou a ser este.

Principais atrações
Ponte da Caniça
Localização GPS: 40.385153, -7.697302
A ponte da Caniça encontra-se presente sobre a ribeira da Caniça. Esta ponte está situada numa área florestal verdejante, imediatamente a jusante da praia fluvial da Lapa dos Dinheiros.
A ponte é de carácter rústico e tem arco único de volta inteira. A data de construção desta ponte é desconhecida. Esta construção icónica para a região foi alvo de obras na década de 1990, obras que se traduziram no alargamento e elevação do tabuleiro e na colocação de guardas metálicas.
Igreja Matriz de Lapa dos Dinheiros / Igreja de Nossa Senhora do Amparo
A Igreja Matriz de Lapa dos Dinheiros é bastante estimada pelos habitantes da aldeia. Esta construção é também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Esta igreja está datada de 1967. Este templo tornou-se numa referência na aldeia.
- Morada: Largo da Igreja, 6270-651, Lapa dos Dinheiros
- Localização GPS: 40.3771716, -7.7122241
- Contactos: [email protected] / 238315888 / 967077667
Capela da Nossa Senhora do Amparo
Localização GPS: 40.377011, -7.708571
Esta capela está presente no centro da aldeia de Lapa dos Dinheiros. A capela de Nossa Senhora do Amparo chegou a ser igreja paroquial até ao momento da construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, que surgiu no século XX.
Este templo apresenta planta retangular e fachadas em granito. O edifício exibe na frontaria um portal e uma janela de lintéis retos. A fachada lateral esquerda desta capela apresenta uma janela e dois portais. Um dos portais apresenta a inscrição de “1754” no topo.
Há uma torre sineira adossada à direita da fachada. Ela surge rasgada nas quatro faces por olhais em arco e remate em coruchéu piramidal, encimado por um cata-vento. Também surge uma cruz em ferro que apresenta a gravação “ANQUE 1935”.
No interior desta capela, é possível visualizar o púlpito e o altar em talha dourada. Por aqui, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Amparo. No adro da capela de Nossa Senhora do Amparo, encontra-se ainda um cruzeiro evocativo da fundação da nacionalidade e dos 300 anos da restauração da independência.

Buraco da Moura
Localização GPS: 40.385556, -7.698611
Buraco da Moura consiste numa gruta. Esta gruta encontra-se no sopé da montanha. Buraco da Moura foi originada pela queda e aglomeração de blocos graníticos enormes. Desta forma, ao deslocarem-se, as rochas formaram um conjunto de salas e galerias que apresentam semelhanças a uma lapa.
Contudo, o risco de acidentes neste local faz-nos constatar que há algum perigo. Buraco da Moura é uma gruta com 150 metros, aproximadamente, sendo composta por diversas salas e galerias. Nestes locais, podem ver-se algumas formações ferrosas.
Buraco da Moura tem interesse geológico e relevância arqueológica. Foram encontrados alguns achados importantes no Buraco da Moura, como restos de cerâmica (da Idade do Bronze e da época medieval), duas moedas e uma fivela.
Assim, tendo em conta a simplicidade dos objetos encontrados, crê-se que o Buraco da Moura tenha sido ocupado por humanos. Provavelmente, pastores que usavam a gruta como abrigo.
Buraco do sumo
Localização GPS: 40.378056, -7.6875
No vale da Ribeira da Caniça, encontra-se o Buraco do Sumo. Ele encontra-se precisamente no local onde a ribeira corre subterrânea. O facto da ribeira não se avistar neste local deve-se à aglomeração de blocos de granito que, por ação da gravidade, deslizaram das encostas circundantes, provocando um atulhamento.
Este buraco apresenta uma abertura larga. A fenda começa ao nível da calçada romana que existe no local. A partir daqui, podem admirar-se as diversas cascatas existentes na Ribeira da Caniça.
Cornos do Diabo
Localização GPS: 40.378889, -7.688056
Os Cornos do Diabo consistem numa rocha de granito enorme, com 6 metros de altura, aproximadamente. O nome insólito deve-se à existência de duas pontas aguçadas que se encontram no cimo dessa rocha.
Elas foram formadas devido à erosão. O aspeto, semelhante a uns cornos, fez com que a rocha ficasse com esse nome. Neste local, foi construída uma pequena represa para recolher as águas da ribeira da Caniça até à Câmara de Carga da Ponte Jugais.
O misterioso rochedo destaca-se pela sua envolvência. A beleza natural das lagoas e cascatas é um dos muitos encantos da aldeia Lapa dos Dinheiros.
Para ir ao encontro desta rocha, poderá realizar a rota da Caniça (PR10 SEI). Ao longo do percurso, é acompanhado por um canal de água e pelo arvoredo verde de beleza arrebatadora.
Ficha Técnica:
- Tipo de percurso: pequena rota circular
- Distância: 6,96 km
- Duração aproximada: 2h45
- Grau de dificuldade: III – algo difícil
Saiba mais informações, aqui.
Folheto, aqui.

Souto da Lapa dos Dinheiros
Este é um espaço com 18,15 hectares. Trata-se de uma verdadeira reserva natural de castanheiros. Este souto constitui-se como um dos alicerces fundamentais da vida serrana nos últimos dois mil anos.

Praia Fluvial Lapa dos Dinheiros ou da Caniça
Localização GPS: 40.385139, -7.697111
A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros (também conhecida como Praia Fluvial da Caniça) é formada por rochas graníticas, sendo abastecida pelas águas da Ribeira da Caniça. O espelho de águas límpidas revela-se um elemento que se destaca num cenário encantadora.
A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros está presente entre as encostas íngremes da montanha. O facto de se encontrar rodeada de florestas torna-a ainda mais encantadora. A partir de um miradouro, é possível admirar as cascatas, formadas pelo relevo acidentado do vale. A ponte romana, conhecida como a ponte da Caniça, encontra-se junto à praia.
Características da Praia:
- Esta praia foi premiada com a Bandeira Azul.
- A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros é uma Praia Acessível, com cadeira anfíbia.
- Esta praia é classificada com a qualidade de Ouro pela Quercus.
- Tem infraestruturas e equipamentos que asseguram uma experiência de praia perfeita, uma churrasqueira e parque de merendas
- Há nesta praia balneários, casas de banho, um posto de primeiros socorros, estacionamento e bar.
- A praia fica vigiada (das 10h30 às 18h30) na época balnear. Há sempre a presença de um nadador-salvador.

Quedas de Água da Caniça
Localização GPS: 40.385139, -7.698573
Nas proximidades da aldeia, também poderá vislumbrar quedas de água maravilhosas. Estas quedas de água formam belíssimas cascatas na ribeira da Caniça.
Romarias e Festas
A festa de São Sebastião celebra-se no segundo domingo de agosto. Esta festa é considerada um dos cartões de visita desta aldeia.
A Festa da Castanha tem um apreço especial, nesta Aldeia de Montanha. A castanha está presente nesta zona de forma abundante, sobretudo no extenso Souto da Lapa dos Dinheiros.
Leia também:
- 10 atrações imperdíveis da Serra da Estrela
- D. Dinis, o rei que (re)organizou Portugal!
- O rei-poeta, D. Dinis criou a primeira Universidade portuguesa
Informação Útil
Como chegar?
Uma vez em Seia, deve seguir pela EN231 até S. Romão. A partir desta vila, suba a localidade (são cerca de 5 km, sentido Loriga/Lapa, até ver a placa identificativa de Lapa dos Dinheiros, à esquerda).

Quer saber onde pode comer em Lapa dos Dinheiros?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante São Martinho
Morada: Quinta do Crestelo, Avenida dos Bombeiros Voluntários, 6270- 909 Seia.
Localização GPS: 40.40826409661872, -7.708583972691081
Contactos: (+351) 238 320 050 / 917 650 138 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Restaurante a Margarida
Morada: EM513 3 6270, 6270-277 São Romão.
Localização GPS: 40.39467844654212, -7.694359484044077
Contactos: (+351) 238 321 136 / (+351) 968 598 131 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Fim Do Mundo
Morada: Avenida dos Bombeiros Voluntários 60 64, Seia 6270-425 Portugal.
Contactos: (+351) +351 238 089 358
Joan’s Take Away
Morada: Av. Bombeiros Voluntários, lote 1, Seia 6270-425 Portugal.
Contactos: (+351) 238 390 236
Mais informações, aqui.
Pizzeria Osolemio
Morada: Urbanização Das Camélias, Lote 5, Loja B, Seia 6270-425 Portugal
Contactos: (+351) +351 919 610 307
Quer saber onde pode dormir em Lapa dos Dinheiros?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casas da Lapa
Morada: Rua da Eira de Costa, 10, 6270-651, Lapa dos Dinheiros
Localização GPS: 40.3770459504, -7.70766664465
Contactos: (+351) 238 321 160 / 934560401 [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa do Beco
Localização GPS: 40.378974, -7.710642
Morada: Beco da Rua 18 de Dezembro, 5 6270-651 Lapa dos Dinheiros
Contactos: [email protected]
Mais informações, aqui.
Casas do Soito
Morada: Rua Eira do Costa, 10, 6270-424, Lapa dos Dinheiros
Localização GPS: 40.3764831, -7.7101292
Contactos: (+351) 935 550 500 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Lobos Village
Morada: Av. Dr. Afonso Costa, 6270-481 Seia
Localização GPS: 40.42490390739803, -7.705176332716373
Contactos: (+351) +351967628776
Mais informações, aqui.
Quinta do Crestelo
Morada: São Romão, EN 231, 6270-425, Seia
Localização GPS: 40.4082055129, -7.70868664465
Contactos: (+351) 238 320 050 / [email protected]
Mais informações, aqui.