É uma aldeia de xisto fascinante. Viva uma experiência inesquecível nesta pérola do turismo rural, provavelmente, a aldeia mais bonita da Serra da Lousã.
A aldeia do Talasnal é uma das 12 Aldeias do Xisto da Serra da Lousã. Esta aldeia tornou-se numa das mais populares, sendo muito procurada pelas condições que apresenta. Talasnal apresenta um conjunto de casas recuperadas que torna esta aldeia no cartão-postal que melhor representa a Lousã.
Fruto da sua dimensão e da sua disposição, Talasnal revela-se um destino muito procurado. Esta aldeia tem detalhes que tornam a experiência imperdível. O seu conjunto de atrações deixa todos os visitantes rendidos.
Fique a conhecer uma aldeia verdadeiramente fascinante. Viva uma experiência inesquecível no Talasnal, um destino perfeito para uma escapadinha de sonho!
Provavelmente, a aldeia mais bonita da Serra da Lousã
Localização
A aldeia do Talasnal encontra-se presente num espaço geográfico encantador. Surge encaixada numa das encostas da belíssima Serra da Lousã. Por isso, esta aldeia serrana situada no concelho da Lousã, na freguesia da Lousã e Vilarinho, mais precisamente, beneficia de um cenário maravilhoso.
Viagem
São cerca de 12 km de viagem entre a vila da Lousã, no distrito de Coimbra, até ao Talasnal. A estrada que serpenteia a serra faz-nos chegar à aldeia. No entanto, convém, primeiro, fazer uma paragem no miradouro que se encontra na berma da estrada.
Este miradouro permite-nos ter uma visão panorâmica sobre esta aldeia. Ao contemplar essa visão constatamos que Talasna é uma das aldeias de xisto mais pitorescas de Portugal.
A chegada
Após se chegar à aldeia, é preciso prepararmo-nos, sendo necessário ganhar algum fôlego para encarar o desafio de subir a ruela principal. A experiência de realizar um passeio pela rua principal de Talasnal revela-se a melhor forma de conhecer esta aldeia serrana.
O facto da rua se apresentar bastante íngreme deve-se ao declive da zona. O esforço de fazer este percurso é atenuado pela beleza e carisma de Talasnal. Os tons castanhos do casario encaixam-se bem no cenário verde da serra.
A aldeia do Talasnal
O casario de xisto característico do Talasnal revela-se uma atração que torna esta aldeia num destino rural imperdível. O casario apresenta-se de forma perfeita. O conjunto de casas surge num cenário encantador, apresentando-se bem enquadrado por uma paisagem deslumbrante.
Atrações
Na rua principal, destaca-se ainda uma alminha. Ela encontra-se guardada num nicho em madeira. A fonte, o tanque e o antigo lagar de azeite são alguns dos elementos desta aldeia que nos ajudam a recordar os tempos antigos de Talasnal. Existem dois lagares de azeite na aldeia. No entanto, há um em ruínas e outro que foi recuperado.
Visite O Retalhinho. Trata-se de um espaço perfeito para trazer souvenirs para a família. Além do artesanato local, poderá aproveitar a oportunidade de provar bolos caseiros tradicionais. Há várias tentações, como os chamados talaniscos (bolos feitos com mel e castanha) e os retalhinhos (confecionados com castanha e amêndoa).
Existem muitos encantos na aldeia do Talasnal. Contudo, uma das melhores coisas a fazer nesta aldeia é apreciar o cenário. Além da beleza das casas que se erguem ao longo da encosta e se apresentam num equilíbrio surpreendente, há que admirar as vistas verdadeiramente deslumbrantes do conjunto.
A arquitetura típica encontra-se perfeitamente enquadrada numa paisagem encantadora e memorável. Por isso, torna-se natural a recomendação de que fotografe tudo o que conseguir. Cada metro quadrado tem uma beleza incrível.
Por isso, todas as fotografias se tornam sucessos, autênticos quadros de museus, revelando-se bem-sucedidas nas redes sociais, atraindo muitos comentários positivos.
Breve história
A origem do Talasnal faz-nos constatar a riqueza do território. A origem desta aldeia remonta aos séculos XVII / XVIII. Terá sido por esta altura que surgiu a fixação de residentes nesta região que tem na beleza natural um património fantástico.
Naturalmente, a aldeia do Talasnal apresentou um crescimento desde esse momento. Nos melhores tempo da aldeia, houve mais de uma centena de habitantes. Contudo, atualmente, tornou-se numa aldeia que serve como destino perfeito para uma escapadinha.
O estilo de vida
Noutros tempos, o Talasnal era uma aldeia de pastores, exclusivamente. Contudo, como a subsistência se tornou cada vez mais difícil de assegurar, os habitantes foram à procura de uma vida melhor. A aldeia enfrentou a desertificação.
Nesse momento, com a imposição da cultura do pinheiro, a pastorícia acabou, o que teve consequências. No ano de 1975, a escola primária da região tinha apenas 2 alunos, por isso acabou mesmo por ser encerrada. A aldeia foi votada ao abandono, sem habitantes. Com o passar do tempo, as casas degradaram-se.
Mudança
Longe vai o tempo em que nesta aldeia serrana vivia mais de uma centena de pessoas. O apogeu desta aldeia aconteceu em 1911. No entanto, a aldeia foi sendo abandonada progressivamente.
Homenagem
Em 1981, os únicos habitantes desta aldeia eram a Ti Lena e o Ti Manel, que ainda são recordados com estima. Esses tempos foram afastados. Ao passear pelo Talasnal, vai descobrir algumas homenagens feitas à Ti Lena e ao Ti Manel.
No local, há até um restaurante com o nome Ti Lena. Estes foram os últimos habitantes da aldeia. Eles resistiram ao êxodo que quase levava a aldeia para o eterno esquecimento, mas não levou.
A reabilitação
A aldeia sofreu uma transformação. Dezenas de casas desta aldeia foram reabilitadas. Talasnal tornou-se num local exclusivo para segunda habitação, para alojamentos turísticos e serviços. A aldeia já não tem habitantes permanentes.
Atividade física
As pessoas que adoram realizar percursos pedestres têm na rota do xisto uma experiência obrigatória que permite uma passagem pelo coração da aldeia. A entrada da aldeia revela-se um dos pontos de partida do trilho.
Os amantes de BTT irão apreciar partir numa aventura e fazer uma paragem por aqui. Na serra, até é possível avistar algum corço, veado ou javali.
Informação Útil
Como chegar
A Lousã está presente um pouco a sul de Coimbra. Encontra-se quase a meio caminho entre Lisboa e Porto. Por isso, fica a pouco mais de duas horas de viagem de ambos os destinos.
Para lá chegar, deve seguir pela A1 e A13 até Coimbra. Depois, deve seguir pela nacional 342. Posteriormente, são cerca de 12 quilómetros Lousã até à aldeia, indo pela estrada das hortas, que serpenteia a serra.
Leia também:
- Aldeias secretas perto do Porto de visita obrigatória
- Broas: a aldeia abandonada às portas de Lisboa
- Uma das melhores aldeias turísticas do mundo fica em Portugal
Quer saber onde pode dormir no Talasnal?
Como já dissemos, pode ficar a dormir na aldeia ou, em alternativa, procurar algo nas imediações. Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa da Urze
Esta casa está presente no centro da aldeia serrana. Este estabelecimento é uma casa de campo que nos permite conhecer a alma do Talasnal. A Casa da Urze revela-se um espaço perfeito para umas férias de descanso em família. Também pode ser um bom espaço para um grupo de amigos que desejem passar uns dias de lazer.
Morada: Talasnal, 3200-120 Lousã, Portugal
Contactos: 966909597 / 961592198 / [email protected] / 239439760
Mais informações, aqui.
Casa Lausus
Esta habitação é outra opção para se dormir na aldeia do Talasnal. Esta casa encontra-se presente numa casa de campo. A Casa Lausus encontra-se completamente equipada. Nesta casa, poderá usufruir de vistas privilegiadas para a Serra da Lousã e Trevim.
Morada 3200-120 Talasnal, Lousã, Portugal
Contactos: 239 441 787 / 963 086 754
Mais informações, aqui.
Casa Cimeira
Esta é outra opção para um alojamento. A Casa Cimeira está presente na aldeia do Candal. Esta alternativa apresenta capacidade para 6 pessoas. A Casa Cimeira tem 3 quartos que asseguram todas as condições para uma estadia encantadora.
Morada: Candal, Lousã, Lousã, Portugal
Contactos: [email protected] / (+351) 918194544
Mais informações, aqui.
O Talasnal Montanhas de Amor
Este espaço é pet-friendly, por isso pode levar o seu animal de estimação consigo. Trata-se de um local onde se pode usufruir de lareira. O Talasnal Montanhas de Amor é perfeita para os meses mais frios. Pode ainda alugar bicicletas.
Morada: Talasnal 3200-120 Lousã
Contactos: 918 212 523 / [email protected]
Mais informações, aqui.
A Casa Princesa Peralta
Este é um espaço popular, especialmente elogiado pelas vistas panorâmicas sobre as montanhas Trevim. Esta é uma casa de campo ecológica que apresenta um espaço exterior. No interior, o xisto e a madeira estão presentes na decoração.
Morada: Talasnal, 3200-120 Lousã, Portugal
Contactos: 963 086 754 / casaprincesaperalta.com
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode comer no Talasnal?
O Retalhinho é um espaço onde uma pessoa pode deliciar-se com alguns produtos, nomeadamente doces conventuais. Há também outras opções onde pode fazer refeições principais.
Reunimos alguns dos espaços onde poderá provar autênticas especialidades gastronómicas. Eis alguns dos restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia da região.
Restaurante Varanda do Casal
Este restaurante encontra-se na aldeia de Casal de São Simão. Este espaço coloca à disposição algumas especialidades. Entre elas estão: porco preto, cogumelos selvagens e tiborna de bacalhau.
Morada: Rua Principal, 3260-030
Contactos: (+351) 912 944 001
Museu da Chanfana
Este espaço localiza-se perto do Parque Biológico da Serra da Lousã. Neste estabelecimento, poderá saborear os melhores pratos regionais. Entre eles estão: chanfana de cabrito, bucho, maranhos e tigelada.
Morada: Parque Biológico Serra da Lousã Quinta do Paiva, Miranda do Corvo 3220-154
Contactos: 915 361 527 / +351 239 538 445
A Taberna Talasnal
Este pode ser um espaço pequeno e rústico. No entanto, está presente no centro da aldeia. Na Taberna Talasnal, pode provar a chanfana.
Mais informações, aqui.
O restaurante Ti Lena
Este restaurante apresenta este nome em homenagem à última habitante do Talasnal.
A decoração deste espaço é à taberna antiga, revelando-se também um tributo à história da aldeia.
O Restaurante Ti Lena serve excelentes pratos, destacando-se alguns petiscos como: cabrito assado, chanfana e bacalhau com batata a murro. A cozinha vive da inspiração da D. Lisete, uma cozinheira de mão-cheia.
Morada: Aldeia de Xisto – Serra da Lousã, Lousã Portugal
Contactos: +351 911 932 948 / 933 832 624
Mais informações, aqui.