Descubra os encantos de São Xisto. Uma aldeia especial, com atrações imperdíveis que tornam o Douro mágico.
O Douro possui uma beleza particular. A sua singularidade é enaltecida e elogiada no nosso país e internacionalmente. Existem alguns destinos rurais nesta região que se revelam perfeitos para uma escapadinha de sonho.
Todos os que procuram fugir do quotidiano agitado das cidades encontram nas aldeias tudo o que procuram. Estes destinos rurais asseguram a tranquilidade e o descanso. A aldeia de São Xisto revela-se uma ótima opção para uma escapadinha. Nesta aldeia, vive-se uma experiência inesquecível.
Fique a conhecer as caraterísticas de São Xisto. Esta é uma aldeia especial, com atrações imperdíveis.
São Xisto: A aldeia encantada que torna o Douro mágico
Localização
São Xisto encontra-se presente em Vale de Figueira, que integra o concelho de São João da Pesqueira. Esta é uma aldeia pequena, onde não vivem mais do que 6 pessoas.
Contexto
A aldeia São Xisto encontra-se presente no coração do Douro vinhateiro, que foi classificado pela UNESCO como Património Mundial.
Possível desaparecimento
São Xisto esteve praticamente ao abandono. Esta aldeia encantadora chegou a estar meio esquecida no vale do Douro.
Como aconteceu em muitas outras aldeias de norte a sul do país, os jovens necessitavam de outras condições, por isso rumaram para outras paragens, à procura de melhores oportunidades de vida.
São Xisto parecia estar condenada ao desaparecimento, mas o interesse em destinos rurais dos últimos anos fez com que o seu destino mudasse.
Progresso
Ao longo dos últimos anos, várias casas foram recuperadas. Atualmente, as ruas encontram-se limpas e arranjadas. São Xisto está devidamente preparada para o turismo rural. A dinamização turística deu nova vida a esta aldeia.
Beleza
Esta aldeia enquadra-se num espaço onde se destaca a paisagem deslumbrante. São Xisto apresenta-se como um local encantado sobre o rio Douro! O cenário que circunda a aldeia é mágico. A paisagem é de cortar a respiração!
Em redor da aldeia, é possível observar a beleza natural no máximo esplendor. Além de ter o Douro ali tão perto, para lá de montes e vales, há os tradicionais muros de pedra. Os socalcos típicos das vinhas tornam a paisagem ainda mais encantadora. Por isso, São Xisto é como uma varanda para o Rio Douro.
Principais atrações
Além da beleza natural que circunda a aldeia São Xisto, há um conjunto de atrações que torna este destino rural ainda mais especial. O património de São Xisto concede ainda mais beleza à aldeia.
Casas típicas em xisto
Na aldeia, destacam-se as diversas casas em xisto. As habitações são a alma da aldeia. Aliás, o nome desta aldeia é São Xisto, por isso facilmente se percebe que o xisto domina por aqui. Quase todas as casas desta aldeia têm um nome.
O nome das casas pode ser referente à função ou ao proprietário. Por exemplo, Casa do Moleiro, Casa do Pé Leve, Casa da Raposa ou o nome de um proprietário.
Já na margem oposta, é o granito que toma conta da paisagem. Na outra margem do rio Douro, podemos ver montes rochosos e fragas enormes de granito. Revela-se um lugar inóspito e selvagem. Não há ninguém, apenas Natureza…
Capela de São Xisto
Esta construção religiosa revela-se uma das atrações mais populares desta aldeia. Este templo pode ter dimensões reduzidas, mas o encanto que gera é de outras proporções.
A Fonte Centenária
Este é um elemento com história, sendo bastante acarinhado pela população local.
O Mirante Anjo Arrependido
A paisagem é ainda mais deslumbrante quando se contempla as vistas fantásticas deste local. A estátua do Anjo Arrependido tornou-se num elemento icónico do local.
Experiências
Além de ficar a conhecer as atrações, convém conhecer os melhores locais a visitar. Realizar um passeio sem pressas permite apreciar a verdadeira beleza da aldeia. Estar nas margens do Douro tem as suas vantagens, por isso visitar os lagares de azeite e de vinho torna-se inevitável.
São produtos que revelam a excelência da agricultura desta região. Os lagares de vinho em granito foram recuperados e encontram-se a meio do declive da aldeia. Outros espaços que concedem beleza a este local são o cais fluvial do Douro e a estação ferroviária de Ferradosa.
Uma caminhada
Pode realizar uma caminhada mais organizada. Fazer um percurso pedestre devidamente sinalizado revela-se uma experiência encantadora quando se tem como cenário uma paisagem deslumbrante.
Há um troço do “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa” que merece destaque. O percurso vai desde o Douro até à Alsácia, em França. Esta Rota passa por várias regiões vinícolas emblemáticas do continente europeu.
Mais informações, aqui.
Leia também:
- Os 9 destinos mais visitados pelos turistas na Região Norte
- 5 fantásticos hotéis no Douro, independentemente da sua carteira
- 10 dos melhores Tintos do Douro com enorme qualidade
O vinho
São Xisto é uma aldeia ligada à importância da vinha. Portanto, o vinho por aqui é de grande qualidade. Há bom vinho e em quantidade. Vinho de mesa ou vinho generoso.
Há quintas que ficam bem perto da aldeia e que podem ser ótimos locais para se conhecer o processo de produção do fantástico vinho do Porto, como a Quinta do Cachão e a Quinta de Vargelas.
Quinta do Cachão
Mais informações, aqui.
Quinta de Vargelas
Mais informações, aqui.
Gastronomia
Não faltam razões para se sentar à mesa nesta aldeia. Além do vinho de qualidade, há uma gastronomia de excelência. No Douro, come-se maravilhosamente. A gastronomia local tem por base o uso dos produtos da terra.
As tradições pastorícias naturalmente que influenciaram a cozinha tradicional. Uma das refeições mais populares é o cabrito assado em forno de lenha. No entanto, há outros pratos bastante apreciados pela população local, nomeadamente de caça ou de pesca.
Entre os petiscos mais apreciados estão peixes do rio, fritos, de cebolada ou de escabeche. Seguramente que tudo o que encontrar nas mesas de São Xisto será de comer e chorar por mais!
São Xisto tem uma riqueza incomum, que alia a uma beleza rara, natural e patrimonial. Por isso, é seguramente uma das aldeias do Douro Vinhateiro mais bonitas.
Importante
Não vá embora desta encantadora aldeia sem comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Ao comprar um produto local assegurará um produto de qualidade, mas também irá contribuir para ajudar o comércio de São Xisto.
Desta forma, estará a ajudar os habitantes da aldeia a continuarem a viver aqui. São estas pessoas que irão manter São Xisto viva por mais tempo. São elas que vão recebê-lo de braços abertos da próxima vez que visitar a aldeia.