9 igrejas em Portugal que tem de conhecer
Capelas, igrejas, santuários… Há monumentos lindíssimos de cariz religioso espalhados pelo nosso pequeno grande Portugal! Umas mais pequenas, outras maiores; umas mais sumptuosas, outras mais humildes, mas todas elas têm algo em comum: enchem de luz os olhos de qualquer um, seja crente ou não!
Pelas suas particularidades notórias, selecionamos 9 igrejas em Portugal que tem de conhecer:
Igreja Paroquial de Válega – Ovar

Também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo fica em Válega, concelho de Ovar, e é linda! A igreja é bastante mais antiga mas só em 1975 é que teve lugar o revestimento das fachadas frontal, laterais e posterior, com azulejos da fábrica Aleluia, todos desenhados pelo arquiteto Januário Godinho.
De beleza inegável, são verdadeiramente fascinantes: coloridos e com figuras que representam cenas religiosas. Também o interior não fica atrás, igualmente colorido.
Igreja dos Lóios – Évora

Este monumento nacional pertence ao Convento dos Lóios e foi erguido em 1485. A sua construção em estilo manuelino é deslumbrante, apresentando também influências renascentistas.
No seu interior também se pode observar um generoso painel de azulejos, datado do séc XVIII, com figuras de um azul forte e que o fazem destacar em toda a decoração.
Igreja de São Roque – Lisboa

Igreja dedicada a São Roque, é um dos poucos edifícios a sobreviver ao Terramoto de 1755, que praticamente destruiu Lisboa.
Ao olharmos para ela, do lado de fora, não antevemos aquilo que nos aguarda no seu interior, lindíssimo, enriquecido com talha dourada, pinturas e azulejos. Os belíssimos tetos também não passam despercebidos!
Igreja de São Domingos – Lisboa

Uma igreja realmente única! Foi construída no século XIII. Como é uma das maiores igrejas de Lisboa foi, ao longos dos séculos, palco de vários batizados e casamentos reais. Já no século XX, mais propriamente em 1959, um grande incêndio destruiu por completo o anterior da igreja.
Quando reabriu, em 1994, as marcas do incêndio não foram escondidas, o que torna esta igreja diferente de todas as outras. Fica em plena Baixa Pombalina, mesmo ao lado do Teatro Nacional D. Maria II e merece uma visita.
Igreja de Santo Ildefonso – Porto

Mais a norte, outra igreja emblemática e um dos cartões de visita da cidade do Porto. Está localizada num sítio muito central, mesmo no meio da Praça da Batalha, por isso não é difícil encontrá-la.
Tem pormenores verdadeiramente espetaculares: por fora são cerca de 11.000 os azulejos que decoram as fachadas e por dentro, exibe vitrais maravilhosos.
(cont.)
Igreja Santa Luzia no Porto e Igreja Madre de Deus, em Lisboa.