Conheça as propostas que são muito apreciadas por quem nos visita. Descubra os destinos mais visitados pelos turistas na Região Norte.
É inquestionável que a região norte é uma das mais belas e ricas do nosso país. Por isso, não faltam razões para visitar esta região. Sendo considerada o berço da nação, a região norte tem alguns dos locais históricos mais importantes de Portugal, sendo um espaço territorial repleto de paisagens deslumbrantes.
Para além do espaço natural riquíssimo, há um património criado pelo ser humano que é igualmente fascinante. As pessoas são talvez o seu maior tesouro, pois recebem bem as pessoas que acolhe, fazem-no com afeto, com carinho, com amizade, partilhando felicidade. Para além disso, o que colocam sobre a mesa tende a ser de comer e chorar por mais. Reunimos alguns dos locais do Norte mais apreciados por quem visita a região.
Os 9 destinos mais visitados pelos turistas na Região Norte
1. Amarante
Esta cidade encontra-se situada nas abas da serra do Marão, bem no vale do Tâmega, oferecendo belas paisagens a quem visita Amarante, destacando-se as aldeias ancestrais e relevos grandiosos. Amarante tem na igreja e convento de São Gonçalo, o Santo Casamenteiro e na imponente ponte dois dos seus grandes destaques.
Amarante é um destino que encanta pelo seu ar romântico e bucólico, características que sobressaem nos seus edifícios e tradições. Realizar uma visita a Amarante é sinónimo de realização, momento para se vivenciar uma experiência encantadora. Passear por Amarante representa quase uma viagem no tempo.
Quem tem espírito para ir na aventura da exploração verá que Amarante tem uma tradição gastronómica rica, onde a doçaria conventual tende a encantar tudo e todos que têm a sorte de colocar lá os pés. Para além da qualidade da gastronomia, esta cidade tem no vinho verde uma das suas atrações.
2. Pinhão
Pinhão está localizado no concelho de Alijó, sendo uma vila de beleza inquestionável. Pinhão é uma vila rodeada de várias quintas, a sua beleza e os seus muitos encantos atraem anualmente milhares de turistas. É uma das referências do Douro Vinhateiro, sendo produzido por aqui um dos melhores vinhos do mundo.
Por isso, para usufruir ao máximo dos encantos locais, recomenda-se uma visita na época das vindimas, em meados de setembro. Assim, poderá usufruir de parte interessante do processo de criação do vinho.
3. Chaves
Chaves é uma bela cidade que tem muitos atrativos. Entre os seus encantos mais populares estão algumas construções encantadoras. Recomenda-se a aventura de visitar a cidade a pé. faça uma subida à torre de Menagem do Castelo de Chaves. seguramente que irá ser agradável. Visitar espaços religiosos como a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Santa Maria Maior é algo que os turistas procuram fazer.
No entanto, passear sobre a Ponte Romana de Trajano revela-se outra experiência imperdível. Chaves apresenta uma cultura encantadora, sendo cheia de tradições. O museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso é de visita obrigatória. Na viagem de regresso, traga a mala cheia de unidades do famoso pastel de Chaves. É de comer e chorar por mais!….
4. Lamego
A cidade de Lamego não tem o mesmo impacto mediático do que outras propostas presentes nesta lista. Contudo, sendo pouco divulgada, revela-se uma pérola bastante reconhecida pelos turistas. Entre as atrações de Lamego estão o Miradouro de São Leonardo da Galafura e o Miradouro de Casal de Loivos que proporcionam paisagens maravilhosas, fazendo-nos constatar a imensa riqueza local.
O Mosteiro de São João da Tarouca é outro atrativo imperdível. Realizar uma visita ao Museu de Lamego revela-se uma experiência memorável. Dada a proximidade, pode ainda querer explorar a riqueza das redondezas, como Peso da Régua ou Ucanha.
5. Ponte de Lima
Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal, estando localizada no Minho. Este destino está repleto de história, sendo ainda rico em tradições. Passear por Ponte de Lima representa o vivenciar de uma experiência imperdível, maravilhosa.
Estando situada sobre o rio Lima a admirável ponte tende a chamar a atenção de quem visita Ponte de Lima, no entanto, neste destino existem diversas construções medievais, destacando-se ainda as Igrejas barrocas. De acordo com o povo local, Ponte de Lima prefere ser “uma vila grande a uma cidade pequena”, no entanto, na gastronomia, Ponte de Lima revela-se um destino que proporciona um encanto enorme.
6. Rio de Onor
A aldeia Rio de Onor encontra-se presente no Parque Natural de Montesinho, mais precisamente no belo concelho de Bragança. Sendo atravessada pela fronteira de Espanha, esta aldeia tem suscitado grande curiosidade, atraindo diversas pessoas.
A aldeia do Rio Onor é bastante popular no Norte por via das suas características invulgares. Algo que a torna particularmente encantadora é a construção das casas. As antigas casas típicas em xisto, foram recuperadas e deixam qualquer visitante absolutamente maravilhado.
Este é um destino de sonho para quem gosta de acampar. Quem gosta de viver aventuras poderá ter uma experiência bastante completa se se propuser a percorrer o Roteiro da Baixa Lombada e Onor, um roteiro que atravessa as belas aldeias de Baçal, Sacoias, Aveleda e Varge.
7. Braga
Braga é popularmente conhecida por cidade dos Arcebispos. Contudo, esta bela cidade mereceu outros nomes. A cidade de Braga tem diversos atribuídos, uma característica que a levou a ser identificada com várias alcunhas, tais como: Roma Portuguesa, Capital do Barroco e Penico do Céu.
Para descrever esta cidade encantadora são usados vários títulos, tenham eles um bom gosto mais acentuado ou não. Certo é que Braga é uma cidade genuína e autêntica. Tradicionalmente, é reconhecida pela paixão dos habitantes que adoram a cidade. Este é povo que não precisa de razões para fazer uma festa pois gosta de celebrar o próprio convívio.
Se há em Portugal uma gastronomia de qualidade, na cidade bracarense não faltam propostas gastronómicas de fazer crescer água na boa. Um dos pratos mais populares da cidade leva o seu nome, é o bacalhau à Braga. Este é um clássico absolutamente delicioso que deixará rendido qualquer apreciador de pratos de peixe.
8. Guimarães
D. Afonso Henriques tornou-se no primeiro Rei de Portugal em 1143. Esta cidade é considerada a cidade Berço por causa desse momento. A forte ligação ao início do reino deixa os seus habitantes com um patriotismo mais acentuado.
Esta cidade situada no distrito de Braga acolhe um património verdadeiramente impressionante, sendo um dos destinos históricos mais importantes de Portugal. O castelo é o ex-libris da cidade, tendo sido cabeça do condado portucalense desde o séc. IX. Ao longo da história foram diversos os episódios em que o castelo foi alvo de ataques.
O ambiente medieval de Guimarães é profundamente respeitado, tendo sido preservado quando foram sendo integradas outras construções. Há assim um património arquitetónico com origens distintas mas que se ligam de forma harmoniosa, como um todo. Por isso, compreende-se que Guimarães seja considerada Património Mundial da UNESCO em 2001, é uma cidade maravilhosa.
9. Porto
Por último escolhemos uma cidade onde os turistas ficam rendidos, onde se sentem mais felizes! Por isso, esta cidade encontra-se entre as mais procuradas na área de turismo, tendo recebido já vários prémios internacionais nesta área. Na cidade invicta há um pouco de tudo, por isso, poderá encontrar uma experiência bastante completa.
A gastronomia local é uma das melhores do país, com diversas tentações que são de comer e chorar por mais. O grande destaque vai para a francesinha. Escolher a cidade Invicta como destino de férias é assegurar dias excelentes, pois é uma cidade com muito para descobrir (história riquíssima, arte encantadora, espaços imperdíveis).
Agora que conhece alguns dos destinos do Norte mais visitados por turistas, só tem que marcar na sua agenda uma visita em cada local aqui recomendado. Depois, partilhe connosco as suas fotos e as suas opiniões.