Quem terão sido os elementos da Família Real britânica a quebrar 8 Regras antigas do protocolo dos Royals?
Nos 70 anos de reinado da rainha Isabel II, muitos foram os escândalos que se sucederam. Contudo, a monarca sabia enfrentar os diferentes problemas com mestria, pois tinha muita experiência. Após o recente falecimento da Rainha Isabel II, a Família Real britânica voltou a ter os olhos do mundo centrados em si e inaugurou-se uma nova era.
A ascensão ao trono do Rei Carlos III e da Rainha Consorte Camila fez com que os holofotes estejam novamente voltados para uma das famílias mais poderosas, não só do Reino Unido, mas também do mundo!
Sempre existiu um interesse profundo por esta família insólita. Esta Família Real sempre serviu de exemplo pela sua elegância, pelo seu respeito a determinadas regras de etiqueta. Existe um conjunto alargado de regras e tradições da Família Real, um protocolo que abrange diferentes áreas, da forma de se vestirem ao seu comportamento em público.
O protocolo Real sempre foi seguido e respeitado. Contudo, nos últimos anos, muitas regras base foram quebradas. Quem terão sido os elementos da Família Real britânica a quebrar 8 Regras antigas do protocolo dos Royals?
8 Regras antigas violadas pela Família Real Britânica
1 – Convidar fora do seio familiar para a comemoração de Natal
Habitualmente, a Família Real celebra a quadra natalícia na residência real de Sandringham. Este é um dia especial, por isso há que ser protegido. Segundo o protocolo, nenhum elemento da Família Real deve trazer convidados fora do seio familiar.
O protocolo diz que a entrada de estranhos é proibida na sala de convidados. No entanto, a própria rainha gosta sempre de abrir uma exceção para o chefe do jantar. Esta pessoa é convidada pela rainha para se juntar à celebração e a rainha serve “o estranho” pessoalmente, apresentando-lhe um copo de whisky.
Ora, os chefes adoram essa tradição. Trata-se de um momento único em que essas pessoas do staff da Família Real podem ficar por uns minutos um pouco ao lado dos elementos da realeza.
2 – Uso do biquíni em lugares públicos
A princesa Diana quebrou pela primeira vez esta regra. Várias fotos da Princesa do Povo foram publicadas em diversas páginas de jornais. Lady Di aparece em diversas fotos a usar biquíni, demonstrando toda a sua elegância e graciosidade.
Outros elementos da família parecem ter tomado mais cuidado nesse aspeto. No entanto, quando Kate ainda era apenas noiva do Princípe William, foi fotografada com o príncipe e uns amigos num iate. Nesse tempo, as regras ainda não eram aplicadas a Kate.
A agora princesa até foi fotografada em top less, despida do tronco para cima. Mas estava num local privado, por isso processou as pessoas responsáveis pelas fotos e pela divulgação das mesmas (e ganhou em tribunal!)…
3 – Cruzar as pernas
As mulheres da Família Real devem aprender como permanecer paradas corretamente, como se sentarem de forma adequada e onde colocarem as mãos nos diferentes momentos.
Quando as mulheres desta família se sentam, a posição das pernas deve respeitar um “mandamento”: manter os joelhos juntos. Contudo, ainda é possível a estas mulheres inclinar um pouco as pernas para os lados ou cruzar os calcanhares.
No entanto, cruzar as pernas está proibido para as mulheres da Família Real. Entretanto, as novas gerações de Princesas demonstraram que essa tarefa é muito complicada. As princesas demonstraram que não conseguem controlar esses movimentos, por isso esta regra já foi quebrada por vários elementos da Família Real, nomeadamente Kate e Meghan.
A Rainha Isabel II era a única mulher que dominava o protocolo Real. Ela não cometia erros deste género, por isso sentava-se sempre na mesma posição.
4 – Escolher um vestido esvoaçante
A Família Real não acha nada elegante o efeito-Marilyn Monroe, por isso para evitar o drama do esvoaçar de um vestido, existe a recomendação de que as mulheres desta família devem escolher um corte livre, mas que deve ter uma camada extra de tecido.
Contudo, Kate adora apresentar-se com vestidos leves. As suas escolhas de vestidos já lhe causaram alguns problemas e alguns embaraços. Quando uma mulher se encontra com um vestido leve e esvoaçante pode ter problemas num dia com muito vento.
Um dia ventoso pode obrigar a mulher a estar a segurar o vestido por muito tempo. Mesmo esse momento pode ficar eternizado em fotos muito estranhas.
5 – Aparecer em eventos sem meia-calça
Segundo as normas da Família Real, a meia-calça é uma peça obrigatória para se levar em eventos oficiais. A rainha Isabel II e Kate Middleton demonstram sempre muito respeito por essa regra. Contudo, tal não acontece com Meghan Markle.
A esposa de Harry gosta de usar sapatos abertos e não gosta de usar meia-calça, especialmente quando o tempo permite.
6 – Cabe aos homens escolher a aliança de casamento
Segundo o Protocolo Real, as mulheres não podem escolher o desenho das alianças de compromisso, nem as de casamento. As mulheres também não podem escolher sozinhas as joias.
Contudo, a regra foi quebrada pela princesa Diana. Lady Di escolheu o seu famoso anel na casa Garrard. A princesa do povo deixou o anel para o príncipe William, como herança. O atual Príncipe de Gales (cargo com que ficou após o seu pai subir ao trono) ofereceu o anel de Diana a Kate. Essa joia acabou por tornar-se num dos acessórios favoritos da atual Princesa de Gales (título que chegou a ser de Diana).
Existe outra tradição seguida pelos homens da Família Real britânica. Por tradição, eles não usam aliança de casamento. Philip, que faleceu o ano passado, não usava aliança. O seu filho, o Rei Carlos III também não usa. Se virmos fotos do futuro rei, William, percebemos que é outro homem que não usa aliança.
Contudo, o Príncipe rebelde, Harry, usa a aliança, sempre. Para este príncipe, a troca de alianças não foi mera formalidade, por isso ele quebrou com a regra da Família Real britânica.
Leia também:
- Rei Carlos III tem 90 dias para salvar a monarquia. Saiba a razão
- 5 alimentos que o Rei Carlos III se recusa a comer
- Camilla Parker Bowles tem cada vez mais poder e poderá substituir Carlos III
- 14 factos desconhecidos sobre o Príncipe William
7 – Renunciar ao discurso tradicional no dia do casamento
Segundo a tradição, nos votos trocados por elementos da Família Real, a esposa deve proferir uma frase que atualmente é polémica, “juro obedecer ao esposo”. Contudo, a rebelde princesa Diana foi a primeira mulher a negar esse papel. Ela fez os votos, mas não disse a frase em questão.
Na época, em 1981, essa decisão da Princesa do Povo causou bastante barulho. No entanto, mais tarde, em 2011, mais precisamente, coube a Kate Middleton fazer o mesmo. Contudo, nesta altura, a opinião pública já não considerou essa decisão um grande escândalo.
A própria Meghan Markle também não colocou essa frase no seu discurso. Atualmente, a sociedade percebe que nenhuma mulher se deve colocar numa posição de subordinação, nem perante um rei (ou futuro rei).
8 – Dar conselhos ao governo
Os elementos da Família Real britânica devem manter neutralidade devido à sua posição. No entanto, essa regra antiga já foi quebrada várias vezes. Os membros da Família Real são chefes de Estado (e não de governo), por isso em tudo o que está relacionado com questões políticas encontram-se obrigados a manter a neutralidade.
Os elementos da Família Real britânica não devem expressar as suas opiniões em relação a assuntos políticos. No entanto, em 2005, o então Príncipe Carlos enviou 27 cartas que foram destinadas aos membros do governo. O agora Rei Carlos III mostrou a sua posição sobre a legislação em vigor na época e outras questões políticas, por isso o filho da Rainha Isabel II quebrou o protocolo Real.
Esse episódio originou vários de problemas. Na época, a imprensa não achou a atitude muito bonita, considerou que houve uma violação das leis.